Foi realizada ontem [08/01] na Pousada Vôo Livre em Patu as filmagens finais para produção do documentário "Guerra dos Comboios" de autoria do pesquisador social do cangaço Epitácio Andrade Filho. Para a produção do documentário, várias pessoas e instituições foram convidadas para participaram da programação como: membros da comunidade negra Quilombolas do Jatobá, Folclorista João de Artur, cantor Raimundinho de Brás, artista Atson Suassuna, professora Vioneide Linhares, Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino Jales, Coordenadora do PDA Novo Sertão Leidiane Jales, Vereador Expedito Alves "Dito" Comunicador Josemar Matias "Josa Kung fú", blogueiros: Sargento Andrade [cidade de Major Sales], Aluísio Dutra e Victor Campelo e o representante da família Limão, Zé Limão e seu filho Macélio Cordeiro, atores principais do documentário que apresenta diversos aspectos e instrumentos da história da família Limão que no passado possuía laços fortes de inimizade com a família do cangaceiro Jesuíno Brilhante.
O pesquisador Epitácio Filho conseguiu reunir vários objetos antigos que retratam a época desta história como: moedas, livros, pedras que serviam de base de peso retratando a revolta do quebra quilo, balanças de mão, lâminas e outros objetos.
A produção do documentário contou com a participação especial do cantor Raimundinho de Brás que cantarolou a cantiga "Curujinha" descrita no livro do escritor Raimundo Nonato, cantiga essa cantarolada por Jesuíno Brilhante e seu bando. A apresentação de Raimundinho contou também com a participação do folclorista João de Artur no seu cavalinho enquanto as pessoas cantarolavam e dançavam em uma ciranda de roda.
Várias pessoas presentes a programação gravaram depoimentos para o documentário como: Zé Limão, Sandra do Jatobá, João de Artur, José Ernesto Ferreira "Zé Doido", guia turístico de nosso município, além do pesquisador e idealizador do documentário Epitácio Andrade Filho.
Exibição de objetos Antigos
Apresentação dos objetos antigos
Banner: A Saga dos Limões
Família Limão
Café da manhã para os convidados na Pousada Vôo Livre
Vários blogueiros registraram as filmagens do documentário
João de Artur e o blogueiro Sargento Andrade da cidade e Major Sales
Zé Limão, terceira geração da família Limão [pós cangaço de Jesuíno Brilhante]
Depoimento de Zé Limão para o documentário
Zé Limão e seu filho Macélio Cordeiro
Momento da apresentação da cantiga "Curujinha" cantarolada por Raimundinho de Brás e membros que participaram da ciranda
Ciranda de Roda
Participação especial do folclorista João de Artur e seu cavalinho
Zé Limão, João de Artur e Epitácio Filho
Depoimento de João de Artur para o documentário: Pediram para ele falar sobre Cangaço e Cultura. Seu João disse: "Cangaço é violência, cultura é alegria, diversão"
Depoimento de Zé Doido
João de Artur, Professora Vioneide Linhares, Macélio Cordeiro, Epitácio Filho e Zé Limão
Nenhum comentário:
Postar um comentário