email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Realizadas em Patu Filmagens para Produção do Documentário "Guerra dos Comboios"


Foi realizada ontem [08/01] na Pousada Vôo Livre em Patu as filmagens finais para produção do documentário "Guerra dos Comboios" de autoria do pesquisador social do cangaço Epitácio Andrade Filho. Para a produção do documentário, várias pessoas e instituições foram convidadas para participaram da programação como: membros da comunidade negra Quilombolas do Jatobá, Folclorista João de Artur, cantor Raimundinho de Brás, artista Atson Suassuna, professora Vioneide Linhares, Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino Jales, Coordenadora do PDA Novo Sertão Leidiane Jales, Vereador Expedito Alves "Dito" Comunicador Josemar Matias "Josa Kung fú", blogueiros: Sargento Andrade [cidade de Major Sales], Aluísio Dutra e Victor Campelo e o representante da família Limão, Zé Limão e seu filho Macélio Cordeiro, atores principais do documentário que apresenta diversos aspectos e instrumentos da história da família Limão que no passado possuía laços fortes de inimizade com a família do cangaceiro Jesuíno Brilhante.
O pesquisador Epitácio Filho conseguiu reunir vários objetos antigos que retratam a época desta história como: moedas, livros, pedras que serviam de base de peso retratando a revolta do quebra quilo, balanças de mão, lâminas e outros objetos. 
A produção do documentário contou com a participação especial do cantor Raimundinho de Brás que cantarolou a cantiga "Curujinha" descrita no livro do escritor Raimundo Nonato, cantiga essa cantarolada por Jesuíno Brilhante e seu bando. A apresentação de Raimundinho contou também com a participação do folclorista João de Artur no seu cavalinho enquanto as pessoas cantarolavam e dançavam em uma ciranda de roda.
Várias pessoas presentes a programação gravaram depoimentos para o documentário como: Zé Limão, Sandra do Jatobá, João de Artur, José Ernesto Ferreira "Zé Doido", guia turístico de nosso município, além do pesquisador e idealizador do documentário Epitácio Andrade Filho. 

 Exibição de objetos Antigos
 Apresentação dos objetos antigos 
 Banner: A Saga dos Limões
 Família Limão 
 Café da manhã para os convidados na Pousada Vôo Livre
 Vários blogueiros registraram as filmagens do documentário 
 João de Artur e o blogueiro Sargento Andrade da cidade e Major Sales
 Foto do escritor Catoleense Alício Barreto e sua esposa 
 Zé Limão, terceira geração da família Limão [pós cangaço de Jesuíno Brilhante] 
 Depoimento de Zé Limão para o documentário 
 Zé Limão e seu filho Macélio Cordeiro
 Momento da apresentação da cantiga "Curujinha" cantarolada por Raimundinho de Brás e membros que participaram da ciranda
 Ciranda de Roda
 Participação especial do folclorista João de Artur e seu cavalinho
 Zé Limão, João de Artur e Epitácio Filho
 Depoimento de João de Artur para o documentário: Pediram para ele falar sobre Cangaço e Cultura. Seu João disse: "Cangaço é violência, cultura é alegria, diversão" 
 Depoimento de Zé Doido
João de Artur, Professora Vioneide Linhares, Macélio Cordeiro, Epitácio Filho e Zé Limão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário