email atual aluisiodutra@gmail.com

domingo, 15 de janeiro de 2012

Caicó de Luto

Morreu neste Domingo (15) o Ex-Prefeito Manoel Torres
Manoel Torres
Morreu neste domingo (15), por volta das 07h,  uma das últimas reservas morais da política potiguar: o ex-prefeito de Caicó e ex-deputado estadual Manoel Torres de Araújo, de 93 anos.
Ele se recuperava de uma fratura no fêmur direito, após cirurgia realizada no último dia 16 de dezembro,  mas teve seu quadro de saúde agravado, em decorrência de uma pneumonia. Seu Manoel já sofria há anos de problemas respiratórios, especialmente em virtude de uma bronquite crônica. Ele se encontrava internado na UTI do Hospital São Lucas, em Natal.
Manoel Torres era casado com Dona Oscarina Torres, já falecida
Biografia
Manoel Torres nasceu em Caicó, no dia 15 de fevereiro de 1918, filho de Paulino Batista Pereira Torres e Maria Marcolina de Oliveira Torres e com nove irmãos. Casou-se em 1942 com a natalense Oscarina de Oliveira Torres, que conheceu em Serra Caiada durante o trabalho como empresário.
Dessa união nasceram seis filhos: Ozelita (médica residente em São Paulo), Lígia (médica residente em Natal), Carlos Torres (Galileu) (assessor político), Manoel Torres Filho (agropecuarista), Jussara (enfermeira) e Marco Torres (Carrossel) (falecido). A ex-primeira-dama faleceu em novembro de 2008.
Trajetória política
Manoel Torres de Araújo fundou em 1945 ao lado dos irmãos, do monsenhor Walfredo Gurgel, do coronel Joel Dantas, de Plínio Saldanha e outros políticos da época o PSD (Partido Social Democrático), liderado no estado pelo senador George Avelino e por João Câmara.
Manoel Torres de Araújo foi quatro vezes deputado estadual, duas vezes prefeito de Caicó (1973-1975 e 1989-1992), primeiro suplente de senador da República e ainda vice-prefeito de Roberto Germano
Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1954 e reeleito nas duas legislaturas seguintes. Em 1968 disputou a prefeitura de Caicó e perdeu por 72 votos para o advogado Francisco de Assis Medeiros (Doutor Chiquinho).
Manoel Torres era ferrenho adversário político de Vivaldo Costa onde derrotou o mesmo na campanha de prefeito em 1972 com uma diferença de apenas 75 votos.
Quatro anos depois voltou a disputar a prefeitura de Caicó e ganhou de Vivaldo Costa com uma maioria de 75 votos. Em 1988 aproveitando que o seu sistema adversário estava dividido com duas candidaturas, lançou-se candidato e ganhou a prefeitura novamente. A chefia do Executivo na época era disputada por Sílvio Santos (apoiado por Vivaldo Costa) e Francisco Pereira (apoiado por Irami Araújo).


Os principais acordos políticos de Caicó passavam pela casa de Manoel Torres
Em 1994 foi indicado como suplente numa chapa que elegeu Geraldo Melo como senador, mas não foi prestigiado, não chegando a assumir em nenhum período o senado da República. Em 1996 perdeu a disputa pela prefeitura para Vivaldo Costa. Quatro anos depois foi candidato a vice-prefeito de Roberto Germano e ajudou a derrotar Vivaldo Costa.
Manoel Torres foi também vice-prefeito de Roberto Germano
Cabe destacar Manoel Torres de Araújo foi quatro vezes deputado estadual, duas vezes prefeito de Caicó (1973-1975 e 1989-1992), primeiro suplente de senador da República e ainda vice-prefeito de Roberto Germano. Na atuação parlamentar o destaque fica, dentre outras matérias, para os projetos que instituíram as emancipações políticas de São Fernando e Timbaúba dos Batistas.
 Manoel Torres, Henrique Alves e Nélter Queiroz
 Manoel Torres e Álvaro Dias
Garibaldi Filho e Manoel Torres
Fonte: Matéria Blog de Robson  Pires. 
Fotos: Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário