email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 7 de março de 2012

Nota do TRE Sobre a Lista de Inelegíveis


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE/RN, a exemplo de outros tribunais do país, disponibilizou nesta segunda-feira, dia 5, para alguns veículos de comunicação, a pedido deles, uma relação contendo nomes de candidatos que disputaram o pleito de 2010 e tiveram suas contas desaprovadas pela Corte.

O TRE/RN, no entanto, em nenhum momento, afirmou que estes candidatos estariam inelegíveis ou impedidos de se candidatarem ao pleito de 2012, até porque cada caso precisa ser examinado de forma concreta, além da eventual possibilidade de a decisão do TSE ser posteriormente modificada.

Quanto à lista de candidatos com contas desaprovadas, divulgada pela imprensa, faz-se necessário tecer as seguintes observações:

1) O nome de George Montenegro Soares não deveria ter constado da lista, pois suas contas de campanha foram aprovadas com ressalvas pelo TSE em grau de recurso;

2) Alguns nomes da lista ainda podem reverter o status do julgamento das suas contas no TSE, pois interpuseram recursos que se encontram em tramitação naquele Tribunal. São eles: Flaviano Moreira Monteiro, Francisco Dantas da Rocha, Jocsã Cerqueira Cunha, Lucélia Ribeiro Dantas, Maria do Socorro de Queiroz Silva, Maria Tereza de Oliveira e Rosano Taveira da Cunha.
3) O candidato Genivan de Freitas Vale também poderá ser beneficiado, porque interpôs embargos de declaração ao próprio TRE/RN, impedindo, portanto, o trânsito em julgado da decisão, podendo, ainda, recorrer ao TSE.
4) A decisão de desaprovação das contas ainda não transitou em julgado para as seguintes pessoas, em razão de ainda se estar na fase de intimação das respectivas decisões: Gilberto Medeiros de Melo, Hélcio de Castro Guimarães, Lourival Ribeiro da Silva e Luiz Carlos de Mendonça Martins.
Assessoria de Comunicação Social


Nota do Blog: Não é Justo o Nome de Lucélia Constar nesta Lista de Inelegíveis do TRE, veja Por Que.
Nas eleições de 2010 o Partido dos Trabalhadores PT indicou o nome da vereadora Lucélia Ribeiro para ser candidata a segundo suplente do candidato a Senador Hugo Manso. O registro da candidatura de Lucélia foi indeferido pois a mesma não tinha a idade mínima exigida para ser candidata ao senado, ou seja 35 anos, Lucélia na oportunidade tinha 31 anos. O PT substituiu o nome de Lucélia pelo nome da vereadora do PT de Alexandria,  Socorro Queiroz "Corrinha do PT" indicada como candidata a segundo suplente.
Portanto Lucélia Ribeiro não foi candidata naquele pleito, no entanto, como é que o TRE pode desaprovar contas de uma campanha que ela não participou. 
Lucélia Ribeiro está tranquila pois não cometeu nenhum absurdo eleitoral, mesmo assim existe recurso protocolado  desde 2011 no TSE em favor de Lucélia interposto pelos advogados do partido. A nossa vereadora patuense defende veermentemente a lei da Ficha Limpa e deseja que o TSE faça realmente justiça.
Aluísio Dutra - Redator. 


PT lança a pré-candidatura do vereador Ivanildo Fernandes a prefeito de Caraúbas/RN


CARAÚBAS - Com o slogan “Movimento Avança Caraúbas”, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizaram na manhã deste sábado (03) no Clube Verdes Mares no Centro da cidade de Caraúbas/RN, uma grande festa para junto com os partidos aliados do município, anunciar o lançamento da pré-candidatura do vereador Ivanildo Fernandes (PT), como também, da pré-candidatura dos vereadores e vereadoras do partido.

O evento contou com um bom número de militantes do município e região, como também, das principais lideranças Petistas no estado do Rio Grande do Norte, como é o caso da deputada federal Fátima Bezerra, o deputado estadual Mineiro, Caramuru Paiva, vice-prefeito de Campo Grande, Salomão Gurgel, prefeito de Janduís, entre outros.
Lideranças caraubense que prestigiaram o evento foram: o presidente do PR, vereador Paulo Brasil, presidente do PDT, Elionaldo Benevides, pelo PC do B local, José Maria Júnior, Adriano Clementino (FOCAMPO), contou também com a presença do professor Marcos Roberto, lideranças do segmento evangélico como é o caso do pastor Lucas, dentre outras autoridades.
O deputado estadual, Mineiro, disse que o nome do vereador Ivanildo Fernandes a pré-candidatura a prefeito de Caraúbas é o inicio de uma caminhada, um movimento de resistência a tudo que vem sendo feito no município de Caraúbas até o momento.
O vereador Paulo Brasil (PR), que nos bastidores do evento de lançamento da pré-candidatura do vereador Ivanildo Fernandes (PT), todos apontavam para a composição da chapa majoritária do município como o vice de Ivanildo, inclusive Fátima Bezerra disse que esta era a composição ideal para vencer as eleições em Caraúbas.

Paulo Brasil em seu discurso disse que há poucos dias tinha falado com o presidente estadual do Partido Republicando, que sinalizou positivamente para o apoio a candidatura a prefeito de Ivanildo Fernandes. Com isso, tudo indica que a oposição terá PT na cabeça e o PR como vice, é aguardar para vê.
A deputada federal, Fátima Bezerra, parabenizou a luta do companheiro Ivanildo Fernandes, e disse, “Não pense que você está só nesta luta, você terá o apoio integral da deputada Fátima”, disse.

A deputada petista também, não perdeu tempo, falou do desejo que o partido tem em derrubar o partido dos democratas no Rio Grande do Norte e no Brasil, “O Rio Grande do Norte é o único estado do Brasil que é governado pelo DEM, e todos vocês estão vendo o fracasso que é este governo, precisamos derrubar este governo democrata, para que posamos implantar o sistema do PT em nosso estado para o desenvolvimento”. Afirmou Fátima Bezerra.
O pré-candidato a prefeito Ivanildo Fernandes (PT) falou pouco apresentou seus candidatos, e ressaltou que no período em que começaram a campanha para eleger Eugênio Alves a prefeito de Caraúbas era um número bem mais resumido que esse, mas que existia uma grande diferença daquele período e do momento político de agora. No período da eleição de Eugênio Alves, tudo acreditava que era possível ganhar as eleições, menos Eugênio, e hoje, além de todos os meus companheiros acreditarem, eu também acredito. Disse o pré-candidato Ivanildo.
 
Fonte: Blog do Pôla Pinto.



Um comentário:

  1. História do Dia Internacional da Mulher
    História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade

    dia internacional da mulher





    História do 8 de março

    No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

    A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

    Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

    Objetivo da Data

    Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.



    Conquistas das Mulheres Brasileiras

    Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.



    Marcos das Conquistas das Mulheres na História



    - 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

    - 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

    - 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

    - 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

    - 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

    - 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

    - 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

    - 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

    ResponderExcluir