email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Algo da História do Lima

Foto: Canindé Soares


Silvano Schoenberger

Capítulo 4

Em continuação a respeito da história do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima em Patu, escreve Pe. Evaldo Bette no estilo característico de padre alemão um texto, com base em documentos, em que ressalta mais uma vez a questão da nova divisa dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba em virtude das influências políticas de Antônio de Lima: “Seu nome todo é: Antônio de Lima e Abreu Pereira, português, casado com dona Paula Moreira Britto Pessoa, que trouxera de Portugal consigo”. É um casal sem filhos. Criaram um menino que lhes é filho adotivo e herdeiro, herdeiro também de seu nome: Antônio Ferreira de Lima e Abreu Pereira, mais tarde, sargento mor.
Antônio de Lima era um homem bem versado, pois Nonato Motta se refere a ele... Como um dos advogados mais notáveis daquele tempo... E diz mais: Obtida audiência é recebido pelo El rei Dom João VI e fez bela alocução e defesa que o soberano e nomeou Capitão Geral do Brasil...
Conforme o documento, resida na serra chamada de Nossa Senhora dos Impossíveis. Acredito que tenha vivido por lá uns 40 anos e mais. Construiu sua vivenda. Talvez tivesse mais outra fazenda ainda. A escritura se refere somente aos bens desta serra.
Luis Câmara Cascudo marca a viagem de Antônio de Lima para Portugal para o ano de 1758 e nesta viagem tenha trazido a imagem de Nossa Senhora dos Impossíveis. Não corresponde, porém absolutamente à realidade. A viagem deve ter sido muito mais cedo. Julgo que tenha sido uns trinta anos mais cedo. Em 1758 é o Lima um homem velho que está fazendo seu testamento, se preparando para morrer.

Digitação: Luma Náthally Dutra


Obs: No próximo Domingo o 5º Capítulo dessa história.

Um comentário:

  1. AMIGO GSTARIA DE PDER CONTAR CON SUA DIVULGAÇÃO NESTE BLOG DE UMA CANTORIA COM ZÉ OLIVEIRA E MOACIR LAURENTINO, SERÁ DIA 24 DESTE, AGRADEÇO DE CORAÇÃO

    ResponderExcluir