email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Jerônimo Reis do PT Vence Eleição Suplementar em Icapuí-CE

O petista Jerônimo Reis é o novo prefeito de Icapuí, que viu seu partido retomar o poder naquele município do litoral cearense. Após 20 anos de poder, em 2004 o Partido dos Trabalhadores [PT] havia pedido a Prefeitura para o PSDB.
Contando com o apoio do deputado estadual Dedé Teixeira e do deputado federal José Guimarães, ambos da sigla da estrela, o então vereador conseguiu 61% dos votos válidos, contra 4.205 votos do Irmão Betinho [PTB], que entrou, de última hora, de vice-candidato a candidato, ao substituir Raimundo Lacerda Filho [PMDB] pela não validação da candidatura. O novo prefeito ficará a frente do Executivo até dezembro de 2012.Ainda foi registrado 970 votos para Marcus Rebouças [PTN], porémnão computados como válidos em virtude da cassação da candidatura pela Jusitça Eleitoral. Dos 14.801 aptos a votar, 12.271 compareceram às urnas.HISTÓRICO - A eleição suplementar foi realizada por conta da cassação, em setembro de 2011, do então prefeito José Edilson da Silva [PSDB] e de seu vice-prefeito, Heverton Costa, por suposto abuso de poder político e econômico.
Até dois dias antes da escolha do novo prefeito, os eleitores viam-se num vaivém de possibilidades. O candidato do PMDB, Raimundo Lacerda Filho, foi substituído na cabeça de chapa, na noite da última sexta-feira, pelo seu vice, Irmão Betinho [PTB], que ficou em segundo lugar na votação, com 38% das preferências.
A cassação pela Justiça Eleitoral ainda atingiu o candidato da chapa, Marcus Rebouças [PTN]. Isso porque ambos estavam filiados aos seus partidos havia menos de um ano, contrariando requisito legal. Tendo as candidaturas impugnadas, os dois partidos políticos recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral [TSE], que até ontem não havia julgado o caso. Por conta disso, os votos de Rebouças sequer foram computados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário