email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

História de Miguel Câmara Rocha.

Miguel Ângelo Câmara Rocha, nasceu na cidade de Patu-RN aos 08 de maio de 1949. Filho de Alcides Bezerra Câmara e dona Francisca de Oliveira Rocha. Foi casado com dona Cleidemar Cavalcante Câmara onde tiveram dois filhos, Clemiche Cavalcante Câmara Rocha e Chemila Cavalcante Câmara Rocha.
Miguel de Cidin como era conhecido exerceu a função pública de vereador por dois mandatos, sendo presidente da Câmara Municipal de Patu-RN no período de 1977 a 1981. Durante o seu mandato ele procurou sempre ser um parlamentar atuante onde solicitou para Patu muitas ações, entre elas destacamos:
Solicitou a interferência do Governador Tarcísio Maia para a criação e instalação em Patu de uma agência do Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
Solicitou a transformação do prédio do antigo Matadouro Público em uma escola de 1º Grau que funcionasse o Jardim de Infância.
Solicitou ao Governo do Estado a Instalação de um posto do DETRAN.
Fez severas críticas à CAERN em virtude da falta de água na cidade, onde hoje ainda sofremos com a falta desse precioso líquido.
Solicitou ao Ministro da Educação a construção de um Ginásio e esporte.
Solicitou junto ao INCA e DER o asfaltamento da avenida Lauro Maia.
Solicitou ao poder executivo que os servidores contratados  pelo município fossem enquadrados nos benefícios da previdência Social.
Solicitou a Secretaria Estadual de Bem Estar Social a instalação de um C.S.U - Centro Social Urbano.
Solicitou ao Ministro do Interior a Criação e Instalação de um Núcleo do Projeto Sertanejo entre outras inúmeras solicitações.
Miguel Câmara Rocha exerceu a função de Chefe do UMF hoje INCRA no município de Patu na administração do prefeito Lourival Rocha bem como exerceu durante muitos anos a profissão de Técnico em Contabilidade, formado pelo Colégio Dom Vital – Catolé do Rocha-PB. Ele teve importante atuação no esporte onde promovia e apoiava eventos esportivos em diversas modalidades: Campeonatos de Futebol, Corridas Ciclísticas, atletismo, entre outras. Na área de comunicação atuou também como correspondente jornalístico, levando informações de Patu para divulgação em diversas rádios da região como: Rádio Rural de Mossoró, Rádio Rural de Caicó e Rádio Centenário de Caraúbas.
Miguel de Cidin foi promovente de eventos sociais da cidade como: Festa das Personalidades, Garota New Face, concurso a Mais Bela Voz do Sertão entre outras. Foi o criador e editor da revista Roteiros de Patu onde publicou duas edições evidenciando fatos sociais e políticos de nosso município bem como de municípios vizinhos. Na área de cultura teve grande participação onde foi o criador, com o folclorista João de Artur, do Boi de João de Artur, com a confecção dos dois primeiros personagens, "O Boi e o Cavalinho" que animam ainda hoje as festas culturais da cidade, como carnavais e outros eventos quando é convidado.
Ele recebeu homenagem do poder executivo municipal dando nome ao maior Complexo Esportivo de Patu, "Módulo Esportivo Miguel Câmara Rocha". 
No ano de 2006 o Professor Aluísio Dutra de Oliveira prestou homenagem a ele “In memoriam” por ocasião da Solenidade Destaques 2006 em solenidade realizada no auditório do Campus Avançado de Patu onde foi entregue a sua esposa “Cleide” uma comenda. No ano de 2015, quando a APLA – Academia Patuense de Letras de Artes – foi fundada o professor Aluísio Dutra de Oliveira prestou mais uma homenagem, sendo essa mais importante, porque Miguel Câmara Rocha passou a ser imortal, sendo patrono da cadeira nº 05 da APLA onde hoje quem ocupa com muito orgulho é o acadêmico, prof. Aluísio Dutra de Oliveira.
Portanto aqui está um pouco da história desse grande homem patuense que construiu a sua família com muito amor e dedicação, seus filhos e esposa são dignos de admiração de todos nós.
Miguel de Cidin com Frei Damião


Festa das Personalidades realizada por Miguel Câmara Rocha

Revista Roteiros de Patu

Módulo Esportivo Miguel Câmara Rocha

Módulo Esportivo Miguel Câmara Rocha - (Dezembro 2017)

Criador do Boi de João de Artur
Participava ativamente dos monimentos políticos da cidade

Presidente da Câmara Municipal de Patu - 1977 a 1981







Reportagem: Aluísio Dutra de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário