Uma Viagem Pelas Estações Ferroviárias de Mossoró a Sousa-PB
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Trem do Ramal Mossoró - Souza-PB
Entre
os percussores e idealizadores da Estrada de Ferro Mossoró – Sousa
destaca-se o nome de Jonh Ulrich Graff, suíço de nascimento. Ele
chegou em Mossoró no ano de 1866 em companhia de Henrique Burly,
Rodolfo Guysne e em Mossoró fundaram a casa J.U. GRAFF & CIA.,
que importava tecidos e exportava diversas mercadorias como algodão,
ceras e peles de animais.
Ulrich
Graff tinha sido convidado, ao chegar da Suíça, a instalar-se em
Macaíba, mas atendendo convite do vigário Antônio Joaquim
Rodrigues preferiu estabelecer-se em Mossoró e região.
Um
de seus sonhos era o da construção de uma estrada de ferro que
possibilitasse o transporte de mercadorias através do sistema
ferroviário. Após batalha neste sentido, Graff tornou-se
concessionário da estrada de ferro em direção ao rio São
Francisco, através da concessão da Lei Provincial nº 748, de 26 de
agosto de 1875, sancionada pelo 35º Presidente da Província do Rio
Grande do Norte, Dr. José Bernardo Galvão Alcoforado Júnior
(10/05/1875 – 20/06/1876), cujo prospecto inclui uma introdução,
condições topográficas da obra e orçamento do custo de todas as
obras do porto de Mossoró e Luís Gomes.
A
linha de Ferro Mossoró-Souza foi inaugurada em 1915 entre Porto
Franco e a cidade de Mossoró, com o objetivo de se alcançar a
cidade de Alexandria, na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba.
Após muitos adiamentos, o prolongamento da linha foi saindo aos
poucos, em 1926 a São Sebastião e somente em 1951 a Alexandria. Por
volta de 1951 chegou a Souza, encontrando-se com a linha
Recife-Fortaleza nessa cidade.
Vamos
destacar todas as estações pertencentes ao Ramal Mossoró-RN a
Souza-PB começando por Ponto Franco, Mossoró, Governador Dix-sept
Rosado “São Sebastião”, Estação 101, Caraúbas, Jorão, Patu,
Almino Afonso “Mineiro”, Frutuoso Gomes “Boa Esperança e
Mumbaça”, Antônio Martins “Demétrio Lemos”, Ulrick Graff
“Baixa Verde”, Alexandria “Barriguda”, Santa Cruz-PB, São
Pedro e Sousa-PB.
Estação
de Porto Franco – Grossos-RN
Imagem Google. Porto Franco - Grossos-RN.
Passageiros
e cargas de Mossoró passaram obrigatoriamente pelo velho porto de
Grossos denominada de Porto Franco. Em 1915 teve início o projeto de
construção da linha de ferro de Mossoró a Porto Franco para escoar
a produção de Mossoró com destino a várias parte do Brasil.
Porto
Franco, situado na então vila de Grossos, pertencente ao município
de Areia Branca. Sua construção teve início em 1912 e inaugurado
em 19 de março de 1915 com a saída da locomotiva “Alberto
Maranhão” que seguiu destino a estação ferroviária de Mossoró,
atual Estação das Artes Eliseu ventania, recebida com aplausos. O
Dr.. João Tome de Sabóia, mais tarde presidente do Estado do Ceará,
Coronel Vicente Sabóia de Albuquerque (01/05/1947), sócio da firma
concessionária da ferrovia, Farmacêutico Jerônimo Rosado, Camilo
Figueiredo, Rodolfo Fernandes, Coronel Bento Fernandes, Vicente
Carlos Sabóia Filho, engenheiros construtores, viajavam na
plataforma do carro chefe que ostentava o pavilhão nacional
empunhado pelo mais velho habitante de Mossoró, Quintiniano Fraga.
Ao chegar à estação improvisada, falou o Coronel Bento Fernandes
Pimenta, em discurso original e histórico, quando pedia a trem que
sempre viesse devagar para não trazer a morte às pessoas que se
apinhavam ao longo da estação, A linha férrea de Porto Franco a
Mossoró funcionou até 1955, quando foi desativada.
Mossoró
– Estação das Artes Eliseu Ventania
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Estação Ferroviária Mossoró-RN
A
estação ferroviária de Mossoró foi inaugurada em 19/03/1.915. A
princípio a linha férrea ligava Mossoró até Porto Franco,
município de Grossos RN, com o objetivo de escoar para outros
centros a produção de Mossoró e região. Após o fechamento da
linha férrea, a estação ficou desativada e muito tempo depois a
prefeitura municipal de Mossoró a transformou na Estação das Artes
Eliseu Ventania em homenagem ao grande repentista e cancioneiro
Eliseu Ventania. Hoje a estação das artes é palco das maiores
festas culturais de Mossoró.
Governador
Dix-sept Rosado – Estação de São Sebastião
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Estação Ferroviária Governador Dix-sept Rosado "São Sebastião"
A
Estação Ferroviária de São Sebastião (Governador Dix-sept
Rosado) foi inaugurada em 01/11/1926. Segundo informações de
moradores da cidade a estação foi sede de vários órgãos do
município e atualmente funciona a sede do Serviço de Alistamento
Militar. A estação encontra-se preservada.
Estação
101
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Estação Ferroviária 101 - RN
A
estação 101 ficava localizada no Km 101 da ferrovia Mossoró-Sousa,
entre os município de Governador Dix-sept Rosado e Caraúbas. Na
estação 101 o Trem parava por que precisava abastecer de água bem
como conduzir água nos vagões para abastecer a população do
município de Mossoró. Hoje no local resta somente a caixa D' água.
Estação
Ferroviária de Caraúbas
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Estação Ferroviária Caraúbas-RN
A
Estação Ferroviária da cidade de Caraúbas foi inaugurada em 30 de
Setembro de 1929. Em 26 de Setembro de 2006 o prefeito do município,
Eugênio Alves, transformou em Casa de Cultura Manuel do Violão. Manuel do Violão é o patrono da
Casa de Cultura Popular do município de Caraúbas. Ele foi um dos
maiores músicos da cidade.
A Casa de Cultura de Caraúbas é
palco das maiores atividades culturais e artísticas do Município. A
Estação está preservada.
Estação Ferroviária Jordão
A
estação ferroviária do Jordão, município de Caraúbas, foi inaugurada em 1937, quando foi aberto
o trecho da linha até Almino Afonso. Ela fica localizada entre os municípios de Caraúbas-RN e Patu-RN. Trabalharam como agentes dessa estação:
Manoel Justiniano de Melo, Geraldo Benevides e José Pedrosa e como
Guarda Ferroviário o senhor Antônio dos Peixes. A situação
atual da estação é de ruínas, abandonada. Ao lado da
estação a casa do Agente também se encontra em ruínas.
O
prédio da estação do Jordão poderia ser restaurado e entregue a
uma associação comunitária que pudesse preserva-la.
Estação
Ferroviária de Patu
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Estação Ferroviária Patu-RN
A estação ferroviária de Patu ficava localizada no
quilômetro 158 da ferrovia Mossoró RN - Souza PB.
Na gestão do
prefeito de Patu, Possidônio Queiroga (2001-2008), a estação foi
reformada onde foi construída a Praça José Pereira de Queiroz,
popularmente conhecida como Praça do Povo. Na Gestão da prefeita
Evilásia Gildênia (2009-2016) e do Secretário de Educação e
Cultura, prof. Aluísio Dutra de Oliveira, foi fundado no prédio da
estação o Museu Padre Antônio Brilhante.
Em Junho de 2011, a
convite da Secretaria de Educação e Cultura, o grupo de artistas da
Terra de Lampião que na época saia pelo sertão homenageando os
grandes cangaceiros que escreveram a história dos homens bravos do
Nordeste se apresentou em Patu na estação ferroviária. Na bagagem
carregavam recitais de poesias, feira de artesanatos e apresentação
do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião. Foi o Projeto GUERREIROS DO
SOL: NAS VEREDAS DO CANGAÇO, que visou fortalecer a identidade
cultural do homem sertanejo. Os cabras de lampião fizeram uma grande
peleja com os cabras do cangaceiro patuense, Jesuíno Brilhante. Foi
uma festa inesquecível.
Em setembro de 2011, por ocasião da
Feira da Cultura de Patu, o Professor Aluísio Dutra de Oliveira,
então secretário de Educação e Cultura, realizava a I FLIPATU -
Feira Literária de Patu - que aconteceu no prédio da Estação
Ferroviária (Praça do Povo), recebendo todo o apoio da
administração municipal. A estação ferroviária de Patu está
preservada.
Estação
Ferroviária de Almino Afonso
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Estação Ferroviária Almino Afonso - Mineiro-RN
A
estação ferroviária de Almino Afonso (Caieira) foi fundada em 30
de Setembro de 1937. Podemos citar alguns
agentes que trabalharam nessa estação: João de Paiva, José
Nilson Olímpio de Oliveira, Manoel Félix da Silva, João Firmino
da Silva e os Guardas: Luiz Anísio, Joaquim Cirino de Moura e João
Marinho.
A estação hoje encontra-se em ruínas. Recebemos
informações de pessoas da cidade que a gestão municipal do
Prefeito Valdênio Amorim tem interesse de reforma-la tornando um
local público a ser utilizado pela população.
Vamos torcer para que a gestão municipal possa
alcançar o objetivo de tornar a antiga estação Ferroviária de
Almino Afonso em um patrimônio histórico bem preservado.
Frutuoso
Gomes – Mineiro – Estação Ferroviária de Mumbaça
A
estação ferroviária de Frutuoso Gomes (Mumbaça - Mineiro) foi
fundada em 31 de Dezembro de 1941 e desativada em 01 de julho 1981.
Foi uma das estações de maior movimento no seu tempo áureo.
Podemos citar alguns agentes que trabalharam nessa estação:
Francisco das Chagas do Monte Paiva (Seu Paiva), Nicácio Lóia de
Melo, José Pedrosa, João Nunes de Oliveira, Edmílson Menezes,
Juarez Fernandes Pedrosa, José Maria Rodrigues. Os guardas que
trabalharam na estação: Manoel Vicente, Alexandre Raimundo Costa,
Delfino Simão, Antônio Frutuoso Câmara, Gumercindo Vieira da
Silva, Francisco Soares.
O prédio da estação ferroviária de
Frutuoso Gomes está preservado onde atualmente funciona um
restaurante bastante frequentado pela população local e da região.
A estação está Preservada.
Antônio
Martins – Boa Esperança: Estação Demétrio Lemos
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Estação Ferroviária Antônio Martins-RN "Demétrio Lemos-RN"
A
estação de Antônio Martins - Boa Esperança - Demétrio Lemos, foi
inaugurada em 29/10/1949 e desativada em 1980. Os agentes dessa
estação foram: José Ferreira Maia, Severino Urbano e José
(Tambor). Os guardas ferroviários: Delfino Simão e Gregório
Pereira do Nascimento e outros. A estação Demétrio Lemos (Antônio
Martins) fica localizada no alto denominado de Muquém e se encontra
abandonada em ruínas. Apelamos para o poder público no sentido de
restaurá-la para que a mesma sirva a população como espaço
cultural (museu, casa de cultura, biblioteca, sala para eventos etc).
Precisamos preservar esse patrimônio histórico, ainda é possível.
Estação
Ulrich Graff
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Localização Estação Ferroviária Ulrick Graff - "Baixa Verde"
A
estação de Ulrich Graff foi inaugurada em 1951, também chamada de
estação Baixa Verde. O nome da estação é homenagem ao industrial
suíço Johann Ulrich Graff idealizador a linha de ferro
Mossoró-Souza. Além de idealizar o projeto, ele chegou a conseguir
do Governo Imperial uma concessão para construir uma estrada de
ferro partindo de Porto Franco, em Grossos, até os limites da então
província em direção aos municípios de Apodi e Pau dos Ferros.
Apesar do consentimento, o projeto não saiu do papel porque faltou
dinheiro. O sonho de Graff só começou a se concretizar quase 40
anos depois, pelo farmacêutico Jerônimo Rosado, que achou a ideia
rentável e começou a procurar apoio político para iniciar a obra.
"Foi ele mesmo que deu a primeira picaretada na terra para
simbolizar o início das obras da rede ferroviária de Mossoró, onde
mais tarde circulariam as locomotivas da prosperidade",
relembrou o historiador Geraldo Maia, fazendo referência ao dia 12
de agosto de 1912. A estação de Ulrich Graff foi demolida antes
mesmo do arrancamento dos trilhos, de acordo com Adriano Perazzo, em
07/2006.
Alexandria
– Estação Ferroviária da Barriguda
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Estação Ferroviária Alexandria - RN "Barriguda"
A
estação ferroviária de Alexandria foi inaugurada em 29 de dezembro
de 1951 e foi desativada em 01/10/1991 as 15:30 horas. Os agentes que
trabalharam nessa estação foram: José Alves Sobrinho, Augusto
Segundo Fernandes, José Basílio Alves e Gesualdo Gurgel de
Almeida. Trabalharam como guardas ferroviários: Alexandre Raimundo
Costa, João Evangelista e outros.
O prédio da estação
ferroviária de Alexandria está preservado onde atualmente funciona
uma biblioteca.
Estação
Ferroviária de Santa Cruz-PB
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - O que resta da Estação Ferroviária de Santa Cruz-PB
A
estação ferroviária de Santa Cruz PB foi inaugurada em 29 de
Dezembro de 1951. Na época Santa Cruz pertencia ao município de
Souza- PB. Foram agentes dessa estação: Raimundo Carlos, João
Florêncio, Luiz Pereira e Antônio Carlos. Trabalhou como Guarda
ferroviário o senhor Antônio Eleutério da Silva. A estação foi
desativada nos anos 70. Após a desativação da Estação de Santa
Cruz anos depois foi totalmente demolida. Hoje resta apenas o local
(veja a foto do que resta). A casa do agente ainda continua de
pé.
Fotos da antiga estação de Santa Cruz PB não encontramos.
Estação
Ferroviária de São Pedro-PB
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - O que resta da Estação Ferroviária de São Pedro-PB
A
estação ferroviária de São Pedro PB, distrito do município de
Santa Cruz PB, foi inaugurada em 29 de Dezembro de 1951. Na época
foram agentes da estação: Francisco Gadelha, João Florêncio e
Geraldo Crescêncio. Trabalharam como Guardas ferroviários: João
Simão do Nascimento. A estação foi desativada nos anos 70. Segundo
informações do professor e historiador, José Romero Cardoso
(UERN), o prédio da estação de São Pedro encontra-se em ruínas e
abandonado, transformada em um galpão.
Estação Estação Ferroviária de Souza-PB
Imagem site Estações Ferroviárias do Brasil - Estação Ferroviária de Sousa-PB
A
Estação Ferroviária de Sousa PB foi inaugurada em 1926, segundo
informações de historiadores o prédio e trilhos estavam prontos
desde o ano de 1922. A malha ferroviária que passava por Souza
seguia para outros centros como Recife e Fortaleza.
O
Ramal Mossoró - Souza foi introduzido a partir do ano de
1.951.
Foram agentes da Estação: Joaquim Pinto, Antônio
Carvalho e José Maria de Morais. Trabalharam como guardas
ferroviários: Raimundo Aderaldo da Silva (Raimundo Belo) e Pedro
Simão. Após a desativação da linha de ferro e da estação, o
prédio foi abandonado se encontrando há vários anos servindo de
abrigo para moradores sem teto. É de se lamentar e constatar essa
situação de abandono desse patrimônio histórico onde o município
de Sousa teve o seu crescimento econômico e desenvolvimento a partir
da chegada da linha férrea.
Colaboração Fotos: Universitário Jean José.
Fonte.
Estrada de Ferro Mossoró-Souza.
Estrada de Ferro Mossoró-Souza.
Autor: Manoel Tavares de Oliveira.
Professor e Historiador José Romero Cardoso.
Adriano Perazzo; Jonatas Rodrigues; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
Estações Ferroviárias da Paraíba
Estações Ferroviárias do Brasil.
Colaboração fotos atuais: Neusa Gomes - Sousa PB.
Aluísio Dutra de Oliveira.
Inauguração Linha de Ferro Mossoró-Souza. Fonte: Blog Gemaia.
Trem Maria Fumaça
Estação de Mineiro - Almino Afonso em ruínas
Estação de Mineiro - Almino Afonso em ruínas
Estação de Alexandria - RN preservada
Estação das Artes Eliseu Ventania
Estação de Caraúbas - Casa de Cultura Manoel do Violão
Estação de Governador Dix-sept Rosado - São Sebastião - Preservada.
Trem passando por Frutuoso Gomes - Mumbaça
Estação de Mumbaça - Frutuoso Gomes - Hoje um Restaurante - Está Preservada.
Antiga Estação de Souza-PB - 1922
Trem passando por Mineiro - Almino Afonso-RN
Trem linha Mossoró-Souza
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