email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

História de "Folidó". Um Novo Homem.

Na cidade de Patu se alguém perguntar quem é José Salviano da Silva muitos vão dizer que não conhece, mas, se perguntar quem é "Folidó" todo mundo sabe quem é. 
O apelido "Folidó" foi dado pelo senhor Dirceu do bairro da Capela de Santa Teresinha. José Salviano da Silva,  o "Folidó" é natural da cidade de Lençóis-BA, onde sua população estimada em 11.000 habitantes, surgiu em meados do século XIX com a descoberta de muitas jazidas de diamantes na região. "Folidó" nasceu em outubro de 1952, estando hoje aos 65 anos de idade, filho do casal Francisco Salviano Ferreira, natural de Patos-PB e de dona Maria Gomes da Silva, natural de Pombal-PB. "Folidó" chegou em Patu aos 11 anos de idade onde veio com o seu pai para trabalhar em fazendas do município, como as do ex-prefeito João Pereira de Araújo, Josa Baiano e outros fazendeiros. Ele ajudava ao seu pai na lida diária das fazendas como por exemplo cuidando dos rebanhos. "Folidó" tem seis irmãos, cinco residindo em São Paulo e uma irmã residindo em Mossoró.
Depois de muito tempo ajudando ao pai nas fazendas ele veio para a zona urbana de Patu onde se viciou na bebida alcoólica vivendo abandonado e morando nas ruas e becos da cidade pedindo dinheiro para o vício e comida para sua sobrevivência, rotina que levou até o ano de 2015 onde resolveu parar de beber por problemas de saúde. "Folidó" tem um passado triste, hoje ele que ser chamado de José Salviano, cidadão aposentado residente e domiciliado no centro da cidade de Patu à rua Aristides Inácio onde encontrou um lar para morar, a residência de dona Francisca Rodrigues que o acolheu desde o tempo das bebidas e convive com ela em sua residência, mesmo não tendo nenhum parentesco ou qualquer outra relação. José Salviano é um novo homem que ajuda nas tarefas de casa e não deseja mais lembrar de um passado tão difícil que enfrentou em sua vida. 
Dona Francisca Rodrigues o acolheu em sua residência.

Imagem Google. Cidade de Lençóis-BA.


Reportagem de Aluísio Dutra de Oliveira.
Foto: Aluísio Dutra de Oliveira.
Foto de Lençóis-BA, Imagem Google.

Um comentário:

  1. Folidó trabalhou muito para o meu pai na fazenda do sr joão pereira la no cajueiro , como eu gostaria de saber noticias da familia dele que mora aqui em são paulo

    ResponderExcluir