terça-feira, 10 de abril de 2012

Pesquisador Social Faz Visita à Comunidade São Francisco em Catolé do Rocha-PB

Epitácio Filho e João Firmo Limão
 O pesquisador social, escritor e médico psiquiatra Epitácio Filho, fez  uma visita à comunidade São Francisco, município de Catolé do Rocha-PB. O objetivo da visita foi para devolver ao senhor João Firmo Limão, o livro Solos de Avena do escritor paraibano Alício Barreto que retrata em seu conteúdo a história do cangaço da época do Cangaceiro Jesuíno Brilhante e a família Limão. 
Residência do senhor João Firmo Limão - Comunidade Rural São Francisco-PB
 O senhor João Firmo Limão reside na comunidade São Francisco, município de Catolé do Rocha, ao lado de três irmãs: Teresinha Limão 77 anos, Maria Amélia da Conceição 93 anos e Maria Francisca Filha 80 anos, parentes de Preto Limão, desafeto do cangaceiro Jesuíno Brilhante, fato histórico retratado em detalhes no livro A Saga dos Limões do escritor Epitácio Filho.
O pesquisador social Epitácio Filho disse que a visita à comunidade São Francisco, em especial a residência do senhor João Firmo Limão e suas irmãs, faz parte da história da Polícia Militar onde o senhor Preto Limão pertencia aos quadros da Polícia Militar.     
 PM Bosco (Psicólogo), D. Teresinha Limão, Epitácio Filho e D. Maria Francisca Filha.
Epitácio Filho e Dona Teresinha Limão ao lado de objetos antigos de sua residência
D. Teresinha Limão, D. Amélia da Conceição, D. Maria Fancisca e João Firmo Limão
D. Maria Francisca, D. Teresinha, D. Amélia, Epitácio Filho, Sargento PM Piragibe, Soldado PM Bosco e João Firmo Limão
Objetos antigos da residencia de João Firmo Limão
Oratório

Perícia da Junta Médica da Polícia Militar do RN Esteve em Patu

Uma equipe da Junta Médica da Polícia Militar do Rio Grande do Norte esteve em Patu para fazer trabalho de perícia médica na sede da 2ª Companhia de Polícia. A equipe de saúde mental formada pelo médico  psiquiatra e Capitão PM Epitácio Filho, Soldado Bosco (Psicólogo) e o Sargento Piragibe. O soldado e psicólogo Alexandre Bosco da Silva realizou atendimentos a pacientes da PM que tem dificuldades de deslocamento a Capital do Estado.  
Tenente Gurgel e o Soldado e psicólogo da equipe de Saúde Mental, Alexandre Bosco da Silva
Psicólogo Alexandre Bosco e Aluísio Dutra em foto defronte ao CAPs de Patu
No ano de 1997 nascia em Patu o Movimento idealizado pelo médico psiquiatra Epitácio Filho, denominado "Patu 2001" tendo várias bandeiras de lutas, entre elas o Movimento Antimanicomial que defendia uma Saúde Mental mais digna através de projetos de instalações de NAPs (Núcleo de Atendimento Psicossocial) e CAPs (Centro de Atendimento Psicossocial). 
 O CAPs hoje é realidade em Patu através da administração da prefeita Evilásia Gildênia, onde o mesmo atende a pacientes de Patu e Região.  A médica psiquiatra do CAPSs de Patu é a Dra. Fátima Trajano que atende às sexta feiras.

Inauguração do Museu Rural de Patu




Dia 06 de Maio
Local: Casa de Pedra dos Escravos
Comunidade Rural Escondido
Patu-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário