email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Período de Matrículas para Alunos Veteranos da UERN Começa nesta Segunda Feira (23/04)

O período de matrículas para alunos veteranos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte começa nesta segunda feira (23/04) e tem prosseguimento durante toda a semana. 
Nesta segunda feira (23/04) as matrículas são destinadas, especialmente, para alunos nivelados, nos demais dias da semana para as demais categorias.
Horário de realização das matrículas: 07:30 às 11:00 h e 19:00 h às 21:00 h. 

domingo, 22 de abril de 2012

Do Blog do Sargento Andrade


PALHAÇO FACILITA » Psiquiatra Militar Participou de Homenagem a Artista Circence



Nascido no dia 12 de abril, mas com aniversário comemorado no último 14 de abril, José Milton Mariano da Silva, imortalizado pelo cantor Luiz Gonzaga, “o Rei do Baião”, como palhaço Facilita, recebeu em seu circo, instalado no bairro Planalto, na zona sul de Natal, capital do Rio Grande do Norte, o capitão médico Epitácio de Andrade Filho, do quadro de oficiais de saúde da Polícia Militar, que lhe prestou homenagem alusiva ao seu natalício e o categorizou como “maior nome da arte circense em território potiguar”.
Alagoano de nascimento, mas instalado no Rio Grande do Norte há mais de três décadas, o palhaço Facilita lembrou ao médico psiquiatra Epitácio Filho que nos anos 80 do século passado, uma forte ventania em Patu, no médio-oeste do estado, destroçou o seu circo e, na ocasião, recebeu o apoio decisivo para remontá-lo do então prefeito Epitácio Andrade, pai do oficial de saúde.
O oficial de saúde da Polícia Militar compareceu ao evento festivo com sua família e se sentaram a primeira fila de cadeiras para acompanhar todas as etapas do grandioso espetáculo circense.
 
Antes do espetáculo, o médico militar posou para uma fotografia com os policiais que estavam de serviço naquela noite e afirmou para os presentes que estava homenageando o artista circense, com o respaldo institucional do centro de atenção básica à saúde da polícia militar coordenado pelo coronel Silvério Monte.
Compreendendo o papel reabilitativo da arte circense na atenção psicossocial ao policial militar reformado Alberi Silva, o médico psiquiatra Epitácio Andrade fez questão de agradecer ao palhaço Facilita o acolhimento e o reconhecimento do trabalho que o circo tem prestado a Alberi, mestre de cena do palhaço homenageado.
                        
Policial militar reformado há alguns anos, Alberi Silva freqüenta o centro de atenção básica da saúde (CABS) da polícia militar e é uma espécie de “braço direito” do circo do palhaço Facilita, onde realiza diversas atividades. Segundo o psiquiatra Epitácio Andrade, “as atividades circenses têm um caráter sócio-terápico no seu processo de reabilitação psicossocial”. 
O circo do palhaço Facilita é um espaço de acolhimento para pessoas que se achavam seu rumo. O palhaço chupetinha veio de Pendências, no vale do Açu, constituiu família no ambiente do circo.
O espetáculo do circo Facilita envolve diversos artistas em variadas apresentações. Do aro russo, ao trapézio sem proteção. Do arremesso de facas apaches a ginástica no tecido. Do chicote mexicano ao equilibrista e ao malabarista. Sem esquecer as apresentações dos engraçadíssimos palhaços. O mestre de cena Alberi Silva anuncia, atrás das cortinas, as próximas atrações:





Antes do grande momento do espetáculo, que é a apresentação do mestre circense palhaço Facilita, o mestre de cena Alberi Silva fez uma pausa nas atrações e convidou o pesquisador social para prestar uma homenagem ao aniversariante.
O escritor Epitácio de Andrade Filho presenteou o palhaço Facilita com um exemplar de seu livro “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”; relembrou a homenagem prestada pelo prefeito do município de Senador Georgino Avelino Gonçalo de Assis Bezerra, em 27 de março, dia nacional do circo, numa parceria com a Fundação Cultural José Augusto; apresentou a idéia da criação da comenda “Palhaço Facilita” pela Assembléia Legislativa do estado, para homenagear personalidades que se dediquem ao desenvolvimento da arte circense; e entregou flores em agradecimento pelo trabalho do mestre do riso dedicado às crianças potiguares.
A comunidade do planalto e circunvizinhanças foi mobilizada para a homenagem, durante a tarde, por meio da propaganda feita pelo carro de som do circo do palhaço Facilita.
A noite do sábado, dia 14 de abril, aconteceu o grande espetáculo e a homenagem ao palhaço Facilita.
A comunidade atendeu ao convite do palhaço Facilita, comparecendo em massa ao espetáculo circense. As cadeiras e as arquibancadas ficaram lotadas com adultos e crianças.

 É chegado o grande momento: o menestrel da arte circense entra em cena. O mestre de cena Alberi Silva anuncia: “Senhoras e senhores! Com vocês, o palhaço Facilita”.
A platéia vai ao delírio! E sorrir ininterruptamente!
A hilariante conferência do “peido” revela toda a irreverência do artífice do circo.
 
Entra em cena a vedete Xuxa!
O palhaço Facilita tem consciência ecológica desenvolvida e aderiu totalmente à determinação da não-permanência de animais nos circos. A exceção fica por conta da macaquinha Xuxa, que o próprio Facilita afirma tê-la como uma filha. “Xuxa” é amada por todos do circo e sua apresentação conjunta com Facilita é um show de adestramento e harmonia para a produção do riso.

Durante sua apresentação, sempre acompanhado pelo seu mestre de cena Alberi Silva, o palhaço Facilita anuncia seus souvenires luminosos.
No final do espetáculo, o palhaço Facilita retribuiu a homenagem do médico Epitácio Andrade, presenteando-o com seu mais recente DVD e com seu novo livro “Uma Declaração de Amor ao Circo e a Vida”.
Um grande encontro cultural!

Nenhum comentário:

Postar um comentário