sábado, 12 de janeiro de 2013

Notícias


Foto: Blog Lucrécia Notícia

O Açude de Lucrécia está com apenas 16% de sua capacidade



Tribuna do Norte – O Rio Grande do Norte tem 12 cidades que dependem exclusivamente da água trazida pelos carros-pipa. A maioria está na região do Alto Oeste. São elas: Luís Gomes, Riacho de Santana, Água Nova, Pilões, João Dias, Antônio Martins, Olho D’água dos Borges, Serrinha dos Pintos, Doutor Severiano, Equador, Carnaúba dos Dantas e São José do Seridó.  Ontem, o Governo do Estado reconheceu a paralisação dos sistemas nesses municípios. Na quinta-feira (10), a Secretaria de  Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que eram seis cidades nessa situação.
A escassez de água afeta diretamente as zonas rurais de 122 municípios no Estado, ou seja, 73% das cidades potiguares. Essa é considerada a pior estiagem dos últimos 30 anos. Na Operação Pipa, o Governo do Estado atende 28 cidades e o Exército, outras 94. A Defesa Civil do RN contratou 31 carros-pipa que distribuem água para a 26.727 pessoas. Já o Exército atua com 246 carros-pipa e beneficia 199.198 pessoas.
Ontem, o Governo do Estado divulgou as ações que estão sendo realizadas para o enfrentamento da estiagem. Uma dessas soluções é o monitoramento dos mananciais de abastecimento. Obras estruturantes, monitoramento de mananciais e a busca de fontes alternativas de abastecimento completam as ações.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, 12 poços foram perfurados na cidade de Luís Gomes, que também recebe o reforços de carros-pipa. A previsão é que sejam perfurados mais 52 poços, até fevereiro, principalmente na Região do Alto Oeste que apresenta a situação mais crítica. A Região do Seridó começa a apresentar cidades com colapso de abastecimento.
Estão sendo feitas 700 barragens subterrâneas sob a responsabilidade do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Outras duas mil barragens estão previstas. A Caern, juntamente com a Semarh e o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), trabalha para a busca de novas fontes de abastecimento e no planejamento para eventuais necessidades de racionamento.
reservatorios RN
Fonte: Tribuna do Norte via Blog do Robson Pires

O Personagem que dá Nome a Sua Rua em Patu
O Blog a Folha Patuense publicará uma série de informações sobre as pessoas que foram homenageadas dando seus nomes as ruas, avenidas, conjuntos habitacionais e bairros de Patu. Iniciaremos pela principal avenida de Patu, a Lauro Maia.
Avenida Lauro Maia
                                      Foto: Patu News.

                                                        Foto: Galeria Ex-prefeitos, Prefeitura Municipal de Patu
Lauro Maia
Lauro Maia foi ex-prefeito de Patu no período de 1953 e 1954. Foi casado com dona Idalina Maia, pai de Lavoisier Maia Sobrinho que exerceu os seguintes cargos la política potiguar: Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual.
Reencontro

 Fonte: Blog Olhar Crítico Patu
Vem Aí a I Romaria dos Ciclistas ao Santuário do Lima



Nenhum comentário:

Postar um comentário