email atual aluisiodutra@gmail.com

sábado, 26 de janeiro de 2013

Notícias 26 de Janeiro de 2013

História: Evento Celebra 70 Anos do Encontro de Getúlio Vargas e Roosevelt em Natal

Foto histórica (1943) do encontro dos Presidentes do Brasil e Estados Unidos em Natal para acertar a entrada do Brasil na Segunda Grande Guerra Mundial
Kívia Soares
Do NE10/Rio Grande do Norte
A capital potiguar reviveu neste sábado (26), o encontro dos presidentes americano e brasileiro, Franklin Delano Roosevelt e Getúlio Vargas, ocorrido em Natal no dia 28 de janeiro de 1943, provavelmente fato mais relevante na política externa nacional do século XX. Esta foi a quinta edição da “Conferência do Potengi”, o comboio histórico que percorreu algumas ruas da cidade homenageou os 70 anos desta data.
A idealização do evento é da Fundação Rampa e teve o apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).O comboio partiu do sítio histórico da Rampa, em Santos Reis, percorrendo as principais ruas e avenidas do centro de Natal e bairros próximos, atraindo olhares de curiosos.
A princípio, o encontro dos dois presidentes não teria este nome. Contudo, diante da Segunda Guerra Mundial, a importância estratégica do Brasil e de Natal, os países decidiram dar mais importância ao que foi debatido em 1943.


Faleceu em Alexandria o Atual Vice Prefeito Edilberto Oliveira


Faleceu na madrugada deste sábado por volta das 02:20 h por falência múltipla de órgãos, FRANCISCO EDILBERTO OLIVEIRA atual Vice-Prefeito do município de Alexandria.
Edilberto vinha lutando bravamente contra um câncer. Depois de uma cirurgia realizada em dezembro de 2012, vinha se recuperando em casa. Na última quarta-feira, depois de sentir dores intensas, o mesmo foi transferido de avião para Natal. 
Fonte: Blog Barriguda News.

Nordeste Levará Uma Década para se Recuperar dos Efeitos da Seca

UOL – A volta das chuvas no semiárido nordestino trouxeram a esperança de dias melhores ao sertanejo, mas ainda estão longe de acabar com a devastação ambiental causada pela seca desde o início de 2012. Segundo especialistas e autoridades, a recuperação de um período de estiagem tão longo e intenso só deve acontecer em um década. Isso, caso as chuvas voltem à média nos próximos meses e ações governamentais sejam tomadas para garantir o abastecimento de água. A seca 2012-2013 já é considerada a pior em pelo menos 40 anos.
Em muitas regiões do sertão, a semana foi de chuva intensa, que chegaram a causar prejuízos e levaram municípios que sofriam com a seca a decretar emergência no Piauí e na Bahia. Porém, devido ao deficit hídrico acumulado, as chuvas não devem ser capazes de suprir toda a carência deixada nos últimos meses. É a chamada “seca verde”, quando o pasto floresce, o chão fica úmido, mas não houve um bom acúmulo de água.
“As chuvas que caíram esses dias foram importantes, mas não foram suficientes para a regularização do deficit hídrico no Estado. O que tem chovido não corresponde a 10% do necessário para a normalização hídrica do Estado. É necessário que as chuvas continuem a cair”, afirma o meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Overland Amaral. Cada milímetro de chuva equivale a um litro de água em 1 m².
Mesma situação de “seca verde” é enfrentada na Bahia. “Essas chuvas deram uma aliviada, mas não resolvem o problema, pois o deficit é muito grande e vem de longo tempo. Há ainda um prejuízo muito grande para a agricultura, pois a retomada vai demorar muito tempo.”, afirma o coordenador da Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito.
Fonte: UOL.

Conheça o Personagem que dá Nome a Sua em Patu
Luís Gomes da Silva
Foto Cedida pela Família

Luis Gomes da Siva "LULA" nasceu em Patu 08 de Março de 1955, filho de José Gomes da Silva e Francisca Cosme da Silva. Ele exerceu em Patu a profissão de técnico em eletrônica (Consertos de Rádios e TVs). Luis Gomes era irmão do ex- vereador Raimundo Gomes e ainda tinha mais seis irmãos. Luis Gomes era uma pessoa pacata de jeito manso, um bom pai e esposo. Ele faleceu no dia 5 de fevereiro de 1994, deixando a esposa Maria Aparecida de Almeida Gomes (irmã de Leleida) e mais três filhos.

Rua Luis Gomes da Silva (Conjunto Francisco Dantas)
Foto: Aluísio Dutra


Homem Casado, pai de três filhos, será ordenado padre católico nos EUA

Do UOL – O americano John Cornelius será o primeiro padre católico casado de Nova York após sua ordenação marcada para este final de semana. O religioso é casado com Sheryl há 33 anos e é pai de três filhos.
Para que possa ser ordenado, Cornelius não precisará se divorciar de Sheryl, mas terá de obedecer ao celibato, condição que conta com o aval de sua mulher.
“Decidi virar padre de maneira voluntária. Tenho vários amigos que são padres católicos e admiro que eles abriram de várias coisas para servir a Deus”, disse ao canal de televisão WGRZ.
Cornelius já foi padre da igreja Episcopal dos Estados Unidos, braço da igreja Anglicana, e se converteu ao catolicismo há três anos. “Minha antiga igreja aceitou a ordenação de homossexuais e depois de mulheres. Foi demais para mim”, afirmou.
Mas, se afastar da vida como pároco foi difícil. Por isso, quando o papa Bento 16 deixou a igreja Católica ordenar antigos líderes episcopais como padres, Cornelius resolveu voltar à vida religiosa. Após a ordenação, o novo padre deverá cuidar de uma paróquia repleta de ex-membros da igreja Episcopal, em Henrietta, no Estado de Nova York.
Fonte: Uol.

 Avião com Governador Ricardo Coutinho faz pouso forçado na Paraíba
Ricardo Coutinho

O avião que conduzia o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), sofreu um acidente no final da manhã desta sexta-feira (25) em Campina Grande. Por causa de um problema na aeronave, ainda desconhecido, o piloto acabou fazendo um pouso forçado no Aeroclube da cidade. Além do governador, também estava no avião o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento, Ricardo Barbosa. Ninguém ficou ferido no acidente.
De acordo com a Secretaria Comunicação do Estado (Secom), o governador Ricardo Coutinho viajava de João Pessoa a Campina Grande nesta sexta-feira para participar da inauguração de uma Unidade de Policiamento Solidário (UPS) no bairro do Mutirão.

Foto. G1.com
Conforme a Secom, a causa do dano ainda é desconhecida. O avião permanecerá no Aeroclube de Campina Grande, no distrito de São José da Mata, para ser submetido a uma vistoria e posterior emissão de laudo técnico informando a causa da avaria.
Fonte: Blog do Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário