email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Notícias 25 e Janeiro de 2013


Ana Dantas e Gláucia Russo registram candidaturas à reitoria


A chapa feminina que disputará a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), formada pelas professoras Ana Dantas e Glaucia Russo, registrou candidatura na tarde desta quinta-feira (24) junto à Comissão Eleitoral, em Mossoró. As candidatas chegaram acompanhadas de um grupo que defende o projeto e receberam declarações de apoio de funcionários e estudantes por onde passaram.

“Estamos percebendo um crescimento bem significativo de apoio ao nosso projeto, um projeto que tem por base uma gestão democrática, com foco no crescimento e valorização da instituição e do que possui de mais importante, os recursos humanos, com professores altamente qualificados, funcionários dedicados e alunos que buscam aqui conhecimento fundamental para seu futuro profissional”, disse Ana Dantas, que concedeu entrevista à imprensa após o registro da chapa.


Para Glaucia Russo, “à medida em que as propostas são conhecidas, que a comunidade acadêmica identifica neste grupo um interesse único na instituição e não em projetos pessoais, aumenta a aceitação e a definição tanto de professores, quanto de funcionários e alunos pela chapa encabeçada por Ana Dantas”. A candidata a vice ressaltou a importância da Carta-Programa ter sido totalmente construída através de debates ricos, com argumentos consistentes sobre cada área da gestão da UERN. O documento foi finalizado em reunião ampliada nessa quarta-feira, em Mossoró.


Débora Campos (84) 99019303 

Assessoria de Comunicação  


Do Blog Patu Em Foco

PATU - Falta d'água no Bairro da Estação e adjacências


Gostaria de saber o porquê da falta d´água no Bairro da Estação e adjacências, pois, há meses que não sai uma gota d'água nas torneiras daquele Bairro, e, gostaria que as autoridades responsáveis pelo abastecimento em nossa cidade se pronunciasse por este descaso. O nosso Blog está aberto para qualquer pronunciamento, e que possa deixar a nossa população esclarecida. 
(Claudismar Emídio - Editor Responsável)

Fonte: Patu em Foco - FOCADO COM A NOTÍCIA.

HOJE (25/01) SHOW DE MPB COM GIL MARTINS NOS BARES DO CENTRO DA CIDADE


Nesta sexta feira, 25 de janeiro, os bares localizados no centro da cidade de Patu, próximos a Praça de Eventos Oliveira Rocha, estarão promovendo mais um show de MPB para os frequentadores do local. 
A animação ficará por conta de Gil Martins e banda e o início do show será às 21:30 horas, patrocinado por: Recantu's Bar, Bar o Patuense (Cláudia), Rek Lanches, O Hamburgão e o Bar Barraco do Jackson. 
Os organizadores comunicam que todas as sextas feiras estarão realizando show de MPB no local
Fonte: Patu News.

Conheça o Personagem que dá Nome a Sua Rua em Patu


Sabóia Filho


Vicente Carlos de SABÓIA FILHO, natural de Boa Viagem, Estado do Ceará, nascido em 24 de junho de 1889 e faleceu em Natal, em 5 de outubro de 1965. Foi o primeiro vice-prefeito constitucional do município de Mossoró, eleito na chapa encabeçada pelo Dr. Rafael Fernandes Gurjão,  no pleito eleitoral do dia 2 de setembro de 1928, tomando posse em 1° de janeiro de 1929, assumindo o cargo de prefeito em 2 de abril de 1929, em virtude da renúncia do titular, continuando no governo por pouco tempo, tendo em vista a Resolução de 1930, que acabou com o cargo de prefeito, criado pela reforma da Constituição Estadual de 24 de agosto de 1926.
Sabóia Filho e outros ilustres abnegados, entre eles podemos citar: Urich Grafe, Chorkatt de Sá, Francisco Solon, Roderic Grandall, Augusto Severo, Humberto Sabóia Meira e Sá, Vicente Carlos de Sabóia, Francisco Tertuliano de Albuquerque, o prefeito Luiz Ferreira da Mota (o padre Mota), Jerônimo Rosado, General Agenor Zuzine Ribeiro, o deputado Vicente da Mota Neto, Luis de Sabóia, Francisco Galvão de Araújo, Pedro Leopoldo da Silveira, lutaram pela implantação da linha de Ferro - Mossoró-RN-Souza-PB, passando por várias cidades da região, especialmente Patu.  Infelizmente o governo federal, da época, querendo apoiar o trasporte rodoviário desativou a linha e os trilhos da ferrovia foram arrancados em grandes trechos, suas oficinas estão em ruínas e das locomotivas, que antes cortavam a cidade de Mossoró e região oeste, não se tem mais notícias. Os trens de passageiros circularam no ramal de Mossoró até cerca de 1989. 

Avenida Sabóia Filho (ao lado da antiga linha férrea)


Confira o desconto na tarifa de luz para cada distribuidora de energia

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na tarde desta quinta-feira (24) o percentual do desconto que será aplicado à conta de luz dos consumidores de baixa tensão (como residências) de cada uma das 63 distribuidoras de energia do país. 

(veja a lista no final da reportagem)


Nesta quinta-feira passou a valer o plano de barateamento de energia do governo federal, com desconto mínimo de 18% para residências e até 32% para indústrias. A medida vai exigir do Tesouro aporte de R$ 8,46 bilhões apenas em 2013.


Abaixo, o percentual de desconto para cada distribuidora de energia:


AES SUL – 23,62%
AMAZONAS – 18,22%
AMPLA – 18,00%
BANDEIRANTE – 18,08%
BOA VISTA – 18,14%
CAIUA – 18,08%
CEA – 18,04%
CEAL – 18,00%
CEB – 18,11%
CEEE – 18,13%
CELESC – 18,48%
CELG – 18,00%
 CELPA – 18,83%
CELPE – 18,04%
CELTINS – 18,20%
CEMAR – 18,00%
CEMAT – 19,29%
CEMIG – 18,14%
CEPISA – 18,00%
CERON – 18,00%
CERR – 18,04%
CFLM – 20,92%
CFLO – 18,00%
CHESP – 18,01%
CJE – 18,34%
CLFSC – 19,66%
CNEE – 19,69%
COCEL – 18,41%
COELBA – 18,96%
COELCE – 18,05%
COOPERALIANÇA – 18,01%
COPEL – 18,12%
  
COSERN – 18,00%
CPEE – 23,38%
CPFL PAULISTA – 18,07%
CPFL PIRATININGA – 18,39%
CSPE – 18,01%
DEMEI – 18,36%
DMED – 18,08%
EBO – 18,00%
EDEVP – 18,16%
EEB – 18,65%
EFLUL – 18,17%
ELEKTRO – 18,47%
ELETROACRE – 18,01%
ELETROCAR – 18,07%
ELETROPAULO – 18,25%
ELFJC – 18,04%
ELFSM – 18,97%
EMG – 18,14%
ENERSUL – 18,24%
ENF – 18,07%
EPB – 18,01%
ESCELSA – 18,01%
ESSE – 18,00%
FORCEL – 18,01%
HIDROPAN – 18,50%
IGUACU – 18,11%
LIGHT – 18,10%
MUXFELDT – 18,55%
RGE – 22,00%
SULGIPE – 18,33%
NOVA PALMA – 25,94%

Fonte : Globo via Blog Comunicador Efectivo.


PT reúne prefeitos e prefeitas na 

segunda (28/01), em Brasília

ENCONTRO ORGANIZADO PELA SECRETARIA NACIONAL DE ASSUNTOS INSTITUCIONAIS TERÁ PRESENÇA DO PRESIDENTE NACIONAL RUI FALCÃO E DA MINISTRA IDELI SALVATTI.


A direção nacional do PT, pela Secretaria Nacional de Assuntos Institucionais (SNAI), promove no dia 28 de janeiro uma reunião com prefeitos e prefeitas petistas, em Brasília. O presidente nacional do Partido, Rui Falcão, e a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, participam do encontro.

Prefeitos e prefeitas do PT estarão na capital federal para participar de um encontro nacional promovido pelo Governo Federal nos dias 28, 29 e 30 de janeiro. A direção do Partido aproveita o momento para reunir petistas que estão à frente das administrações municipais em todo o País.


De acordo com o secretário Vilson de Oliveira,  titular da SNAI, o objetivo da reunião será discutir o papel e a organização de petistas que estão à frente de administrações municipais e também articular a sua participação no evento promovido pelo governo Dilma.

A reunião ocorrerá às 10 horas do dia 28 de janeiro, no Hotel St. Peter, Piso C, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 2, Bloco D, Asa Sul, Brasília DF, CEP 70 312 901.



Mais informações da SNAI sobre a reunião podem ser obtidas aqui


(Geraldo Ferreira - Portal do PT, com informações da SNAI).



Previsão de inverno para o Nordeste sai hoje

Meteorologistas reunidos em Fortaleza/CE vão apresentar, na manhã de hoje, o prognóstico oficial da quadra chuvosa no Nordeste. A apresentação do documento faz parte da programação do XV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, iniciado na última terça-feira, com atividades na sede da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a portas fechadas.
As análises das modelagens numéricas feitas pelos meteorologistas terão uma novidade neste ano. Durante a Reunião Climática, também foi considerado um modelo atmosférico global gerado pela instituição estadual. O novo produto da Funceme foi levado em consideração, assim como os do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) e Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI – EUA).
Também no XV Workshop Internacional de Avaliação Climática, será realizada uma reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, nesta sexta-feira, logo após a divulgação do prognóstico. O Comitê é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e possui representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e das Minas e Energia, além do Exército Brasileiro.
Da Tribuna do Norte

Agricultora eleita vereadora só com um voto



20130125025552_cv_juvina_gdeInscrita como candidata do PMDB à Câmara de Vereadores de Lajeado do Bugre, a 380 quilômetros do Rio Grande do Sul, para preencher a cota de mulheres, a agricultora Juvina Camargo Duarte, 33 anos, chegou ao cargo apenas com seu próprio voto.
Isso se tornou possível por algumas características do município, que tem 2.017 eleitores. Nas eleições do ano passado, 17 concorrentes disputaram as nove cadeiras do Legislativo. Everaldo da Silva, também do PMDB, conquistou 122 votos e foi eleito por média. Como outra candidata do partido, Juvina ficou na suplência. O titular desistiu do mandato e a agricultora assumiu.
Da Folha de São Paulokedin

Dilma prepara pacote para atrair os prefeitos

Na próxima semana, a presidente Dilma Rousseff e seu séquito de ministros encontrarão cerca de cinco mil prefeitos brasileiros. Segundo Igor Paulin, na coluna política da Época, Dilma e a equipe afinam o discurso sobre o que deverá ser anunciado aos alcaides dos pequenos, médios e grandes municípios nacionais.
”Por três dias, entre a segunda-feira e a quarta-feira, eles e seus assessores estarão hospedados no Distrito Federal para o encontro. Um dos anúncios aguardados pelos prefeitos diz respeito aos descontos nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por causa de débitos com a previdência. Eles reclamam que também têm dívidas a receber do governo federal e que, na hora de fazer descontos de seus repasses, essas dívidas deveriam ser levadas em consideração. Em suma, pedem um encontro de contas. A presidente Dilma ainda não bateu o martelo sobre o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário