email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 26 de junho de 2012

Patu Será Beneficiada na Próxima Etapa do P1 + 2


O Fórum das Organizações Sociais de Patu se reuniu nesta terça feira (26/06) para discutir assuntos de interesse das associações comunitárias de nosso município. Um dos assuntos debatidos na reunião mensal foi a notícia divulgada pela Cooperativa Terra Vida que o município de Patu será beneficiado na próxima etapa do Programa P1 + 2. Com relação ao P1Mc - Programa 1 Milhão de Cisternas o município de Patu está muito próximo de atingir 100% de cobertura, ou seja, todas a residências da zona rural com cisternas de placas, dentro dos critérios do programa.
O Que é P1 + 2?
    
O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é um projeto de Convivência com o Semi-Árido, que pretende assegurar à população rural o acesso à terra e à água, tanto para consumo da família e dos animais, como para a produção de alimentos, ensinando-se a cuidar da terra de maneira sustentável.
O maior número de estabelecimentos agrícolas familiares do país concentra-se no Semi-Árido brasileiro. A ocorrência de anos sucessivos de seca resulta no agravamento da fragilidade dos sistemas agrícolas familiares, que são abruptamente desestruturados pelo esgotamento das condições biofísicas responsáveis pela manutenção de suas capacidades produtivas. As migrações maciças para outras regiões têm sido a saída para a sobrevivência de grandes contingentes populacionais.
Assim, alimentar com dignidade essa população e de outras regiões
do país continua sendo um grande desafio para os governantes em
diferentes níveis.
A implementação do P1+2 não será possível sem uma nova visão, baseada na Convivência com o Semi-Árido. Pode-se descrever esta visão, adaptando um texto do 2º Fórum Mundial da Água, em Haia, 2000 (Fórum Mundial da Água, 2000): A Visão da Água para Alimentos e Desenvolvimento Rural, que descreve a vida de comunidades rurais para o ano 2025.
Asa Brasil.
Algumas Tecnologias do P1 + 2
 Cisterna Calçadão com capacidade para 52 mil litros de água
A água da chuva escorre num calçadão até chegar na cisterna
 Construção de barragens subterrâneas
 Instalação de Bombas Populares
 Contrução de tanques de pedras a partir dos lageiros existentes
 Aproveitar todas formas de reter água das chuvas

A reunião do Fórum das Organizações Sociais de Patu contou com a participação de representatantes de associações rurais, SEAPAC nas pessoas dos técnicos Carlos George e Fabrício Edino Jales,  PDA Novo Sertão (Leidiane Jales e Amanda), Secretaria Municipal de Agricultura (Emanuela Cândido) e EMATER (Júnior). Outros assuntos debatidos foram: Realização do Seminário para discutir estrtégias de convivência com a seca que será realizado no dia 25 de julho em Patu, pagamento do seguro safra e outros informes das comunidades. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário