email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Dica de Blog

Acesse: www.epitacioandradefilho.blogspot.com

Do Blog Cosmogonia
"A Saga dos Limões" é Destaque em Feira Literária
                                 Com direito a relançamento, o ensaio historiográfico "A Saga dos Limões - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de JesuínoBrilhante", do médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho, foi um dos destaques da 40ª Feira Lítero-poética do Colégio CEI-Mirassol, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, durante os dias 16 e 17 de maio, no auditório do Centro Educacional Integrado.
                                           Diretora, o escritor, cantores e Professor Jerônimo
                                      A atividade literária contou com a presença da professoraCélia Lopes, diretora geral da unidade de ensino, e conterrânea patuense do cangaceiro Jesuíno Brilhante (1844-1879), um dos protagonistas da obra relançada.
                                            Diretora Célia Lopes
                         O convite ao escritor Epitácio Andrade foi feito pelo também patuense professor Jerônimo Linhares Braga, da disciplina Língua portuguesa, que mobilizou centenas de estudantes secundaristas para participarem do evento sócio-cultural e receber os conferencistas e músicos convidados.
                                         Professor Jerônimo Linhares
                                     Contando com o apoio de seus colegas docentes, o professor Jerônimo Linhares mobilizou o corpo discente que permaneceu atento e participativo às intervenções orais e aos interlúdios musicais dos cantores convidados.
                                                            Professora com a platéia
                                  A coordenadora pedagógica Rosângela Siqueira fez um breve relato sobre a história das edições da Feira Lítero-poética do Colégio CEI-Mirassol e ressaltou a transdisciplinaridade como uma das características do evento e do livro relançado, ao mesmo tempo em que agradeceu a presença do escritor e seus convidados.
                                           Professora Rosângela ressaltou transdisciplinaridade
                                   O primeiro interlúdio musical ficou a cargo do cantor patuense Cláudio Saraiva que apresentou a música "Banquete de Signos", de Zé Ramalho, natural de São José de Brejo do Cruz, na Paraíba, terra onde veio a óbito o cangaceiro Jesuíno Brilhante, vítima de uma emboscada fatal comandada pelo cabo Preto Limão, em dezembro de 1879.

                                                               Cantor Cláudio Saraiva
                                  Resistiu ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai (1865-70), participou ativamente da Insurreição dos Quebra-quilos (1874-75) e enfrentou o cangaceiro Jesuíno Brilhante (1870-1880), a Família Limão, que é protagonista da obra e é considerada pelo autor como parte do patrimônio imaterial do país, esteve presente ao evento como convidada especial.

                                                          Família Limão na primeira fila
                                    O pesquisador Aucides Bezerra de Sales juntamente com Emanoel Amaral localizaram a Família Limão em 1981, na zona rural de Patu, no médio-oeste potiguar, quando desenvolviam pesquisa de campo para a produção de "Jesuíno Brilhante em História de Quadrinhos", sendo que a feira literária promoveu o reencontro mais de trinta anos depois.

                                     Zé Limão, o escritor e Aucides Sales
                                  Lembrando a descendência cabocla da Família Limão, o professor Aucides Bezerra de Sales proferiu uma breve conferência sobre cultura indígena a partir de uma exposição de um acervo de peças ilustrativas da temática.

                             Professor Aucides em aula sobre cultura indígena
                                    O cantor e compositor Dudé Viana realizou dois interlúdios musicais apresentando as canções "Outdoor de Cultura Popular", de sua autoria, que homenageia o folclorista Luís da Câmara Cascudo, e "Cantofa e Jandi", um romance de cordel de Aucides Sales, sobre o massacre dos índios pajeús, no oeste do Rio Grande do Norte.

                                                                Músico Dudé Viana
                                    Ao término dos dois dias de atividades culturais, o escritor Epitácio Andrade convidou o professor Jerônimo Linhares, anfitrião da Feira Literária, juntamente com  Dudé Viana e Aucides Sales para uma fotografia com a Família Limão para um registro histórico do salutar momento.

                                        Família Limão com Aucides, o escritor, Jerônimo e Dudé 
                                       Depois da 40ª Feira Lítero-poética do Colégio CEI-Mirassol, o escritor Epitácio Andrade recebeu a Família Limão no Restaurante do Lula, em Morro Branco, Natal/RN, para uma confraternização festiva com os cantores potiguares Dudé Viana e Cláudio Saraiva. 

                                                    Confraternização com a Família Limão 

2 comentários:

  1. Obrigado professor Aluísio Dutra pela reprodução da matéria sobre o relançamento de "A Saga dos Limões", na 40ª Feira Lítero-poética do Colégio CEI-Mirassol, em Natal/RN. O convite foi feito pelo professor patuense Jerônimo Linhares. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado professor Aluísio Dutra pela reprodução da matéria sobre o relançamento de "A Saga dos Limões", na 40ª Feira Lítero-poética do Colégio CEI-Mirassol, em Natal/RN. O convite foi feito pelo professor patuense Jerônimo Linhares. Grande abraço.

    ResponderExcluir