email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Especial


Em 14 de Junho de 1928 Nascia o Maior Revolucionário das Américas


Breve Resumo de Sua Trajetória

Ernesto Che Guevara Nasceu no dia 14 de junho de 1928 na cidade de Rosário, Argentina. Filho de Ernesto Guevara Lynch e Célia de La Serna.
Em 1933 a família guevara muda-se para a cidade de Alta Garcia, onde permanece até Che completar 16 anos de idade. Inicia aulas de natação e outros esportes para superar as crises da asma.
Em1945 termina os estudos secundários e muda-se, com a família, para Buenos Aires. Matricula-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires. Che Guevara se sobressai como um bom estudante. Interessa-se por pesquisas, tanto em medicina como na política.

Em 1946 aproveita o período de férias universitárias para fazer um passeio de bicicleta pela Argentina. Percorre 4.700 km, visitando o interior do país. Seus primeiros textos de pensamentos foram escritos nesta viagem.
 Em 1948 incorpora-se num navio par descarregar petróleo, no Sul do país. Apesar dos ataques de asma, viaja muito e se interessa cada vez mais pela vida política de seu país.
Em 1952 já formado médico, Che Guevara vem ao Brasil pela primeira vez, mas seu destino é a Guatemala.

Em 1953 conclui o doutorado em Medicina, especializou-se em doenças alérgicas. Desembarca na Guatemala, em 24 de dezembro, acompanhado de Ricardo Rojo (autor do livro Meu Amigo Che) e o Dr. Eduardo Garcia, também exilado argentino.
Em 1954 um golpe militar organizado pelo Estados Unidos, Derruba o governo da Guatemala e Che é obrigado a sair do país, pois trabalhava para o governo popular derrubado. Muda-se para o México, onde conhece a peruana Hilda Gadea Acosta, que se torna sua companheira e com quem tem uma filha: Hilda.
 Che Guevara e Fidel Castro
Em 1955 encontra-se, com Fidel Castro e decide participar do movimento revolucionário de cuba que visa derrubar o governo do ditador Fugênico Batista.
Em 1956 no dia 25 de novembro Che parte junto no iate Granma para Cuba. No iate estão Fidel Castro e dezenas de revolucionários.
Em 1956/58 participa da guerra popular que se desenvolve em todo país contra a ditadura de Fugênico Batista. O movimento armado iniciou na Sierra Maestra, mas se alastra por todo o país, com ampla participação popular. A liderança do processo revolucionário estava organizada pelo movimento de 26 de julho. E havia também a participação do Partido socialista cubano(fundado por José Martí) e pela Frente Estudantil Revolucionária. Che, que havia sido recrutado para ser médico, vai se destacando nas atividades e se transforma em comandante, sendo responsável pela coluna que tomou Santa Clara(uma das principais cidades do país).

Em 1959 triunfo da revolução cubana. O ditador Fugênico Batista foge do país, e iniciam-se as transformações sociais em Cuba, com a reforma agrária, a reforma urbana, etc... Che participa do novo governo, ocupando cargos como Ministério de Indústria e Comércio, Presidente do Banco Central, etc...
Em 1960/64 participa ativamente do processo de construção do socialismo em Cuba. Ocupa diversos cargos públicos. E defende sobretudo a idéia dos mutirões populares, e do trabalho voluntário como forma de resolver rapidamente os principais problemas do povo cubano. Assim, participa de mutirões de construção de casas populares, de escolas, mutirões de colheita de cana, etc...
Em 1964 teve enorme repercussão internacional a participação de Che na Plenária da ONU, fazendo um discurso anti-imperialista e de apoio à luta do Vietnã.

Em 1965 renuncia a todos os cargos no governo de Cuba. Parte com um grupo de revolucionários cubanos, para o Congo, para ajudar o movimento revolucionário daquele país, onde a ditadura imposta pelos Estados Unidos, recém havia assassinado Patrício Lumumba, o principal dirigente daquele país. A correlação de forças era muito inferior, e Che regressa para a América Latina. (Os revolucionários do Congo seguiram sua luta, mas somente agora, depois de 30 anos conseguiram derrubar o Ditador Zaire, e implantaram uma democracia popular).

Em 1966 parte para a Bolívia para incorpora-se ao movimento revolucionário.
Em 1967 no dia 8 de outubro é preso no povoado de La Higuera, interior da Bolívia, e em seguida, por ordens da CIA, fuzilado friamente no interior de uma pequena escola rural.Tinha 39 anos!

 Relatos de Che Guevara
Estou rumo ao norte...
... Da América do Sul
Sob uma chuva gentil
Que distrai a minha sede
Mas os mosquitos
Não estão sendo gentis...
... Comigo
Eles querem o meu sangue
Em troca, me darão a malária

Estou próximo à fronteira...
... Da Venezuela
Em breve, avistarei os ianomâmis
Ou eles me avistarão antes?

Nessa exploração, da Argentina parti
Minha motocicleta não suportou a primeira fronteira
Ainda há quatro leprosos comigo aqui
De alguma maneira, precisamos encontrar...
... Encontrar um lugar menos inóspito
Talvez uma gruta com um pouco de conforto
Para, juntos, podermos dormir um pouco.

 Che Guevara no Brasil
 Che Guevara com esposa e os 5 filhos
 Che Guevara e a esposa Hilda Gadea
Fildel Castro, Che Guevara e a sua filha
Homenagem a Che Guevara em uma praça pública de Cuba
Algumas Frases do Che

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros.
Derrota após derrota até a vitória final.
Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário.
O revolucionário deve sempre ser integral. Ele deverá trabalhar todas as horas, todos os minutos de sua vida, com um interesse sempre renovado e sempre crescente. Esta é uma qualidade fundamental.
Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira.
                                                                                 Che Guevara

 Aleida Guevara, filha do Che
Aleida Guevara e seu Pai Che Guevara

Um comentário:

  1. Grande estréia da Companhia de Artes Ageu...

    Confirmadíssimo!!!


    Grande Estreia da Companhia de Artes Ageu em Almino Afonso-RN, durante o Primeiro Jantar dos Namorados da Assembleia de Deus.
    Espetáculo: Praça da Benção
    Neste sábado, dia 16/06
    Local: Churrascaria Dallas (Ao lado da AD)
    Horario: 20hs
    Senha: R$ 5,00

    Você não vai perder né?

    ResponderExcluir