email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 15 de maio de 2012

Professores e Servidores da UERN Intensificam Mobilizações Contra o Descaso do Governo Rosalba

Nos dias 09 e 10, os professores e técnicos administrativos da UERN realizaram manifestações para mostrar à sociedade o motivo da greve na Universidade, iniciada no último dia 03. Os grevistas avaliaram os movimentos como positivos, já que nas duas, a população respondeu apoiando as manifestações.
No dia 09, uma caminhada com panfletagem foi promovida em Mossoró. Na ocasião, os grevistas saíram do Hotel VillaOeste, percorreram várias ruas do Centro da cidade e se dirigiram à Praça do Pax. Cartazes, gritos de guerra, carro de som e os panfletos foram utilizados para mostrar o descaso do Governo do Estado com a UERN 
ImageNo dia 10, os servidores da Universidade se juntaram a outras categorias de servidores públicos do estado, em Natal, para protestar contra o Projeto de Lei que privatiza serviços públicos. Uma caminhada partiu do Sindsaúde, na Avenida Rio Branco, e seguiu para a Assembleia Legislativa, onde ocorreu um Ato Público.
Nas falas, os manifestantes expuseram os motivos para o ato conjunto, que vão desde o não cumprimento de acordos salariais por parte do governo Rosalba Ciarlini ao Projeto de Lei em tramitação na AL. O professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, aproveitou o momento para falar sobre a greve na Universidade 
Cronograma de Atividades
O Comando de Greve se reuniu na sede da ADUERN em Mossoró, na manhã de hoje, 11, e definiu o cronograma de atividades para a próxima semana. Confira:
14/05 (segunda-feira)
9h – Reunião do Comando Unificado, na sede da ADUERN Mossoró
15/05 (terça-feira)
9h – Manifestação no Campus de Pau dos Ferros
19h – Participação na Colação de Grau em Assu
16/05 (quarta-feira)
16h – Participação na passeata dos estudantes da UERN em apoio à greve culminando em um Ato Show
17/05 (quinta-feira)
9h – Assembleia Geral Extraordinária
19h – Participação na Colação de Grau no Campus Central
18/05 (sexta-feira)
9h – Reunião do Comando Unificado com Autoridades e Personalidades Públicas



terça-feira, 15 de maio de 2012



(Capa do Livro)

Inserido na programação da 40ª edição da Feira Lítero-poética do Colégio CEI-Mirassol (Centro Educacional Integrado), em Natal, capital do Rio Grande do Norte, nos dias 16 e 17 de maio, a partir das 11 horas, haverá o relançamento do livro "A Saga dos Limões - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", do médico psiquiatra e pesquisador social Epitácio de Andrade Filho.
(Reunião de planejamento do evento)
O convite ao escritor para participar da 40ª Feira Lítero-poética, que ocorrerá no auditório do CEI-Mirassol, partiu do professor de língua portuguesa Jerônimo Linhares Braga e da coordenadora geral da unidade educacional Rosângela Siqueira.
(Colégio CEI-Mirassol)
A Feira Lítero-poética celebrará os 40 anos de serviços educacionais do Colégio CEI-Mirassol e contará com grandes nomes da cultura potiguar. Particularmente, para o relançamento de "A Saga dos Limões" estão convidados: o escritor Emanoel Amaral e o pesquisador Aucides Sales, consultores da obra; o diagramador Alessandro Amaral; os músicos Cláudio Saraiva e Dudé Viana; além de representantes da Família Limão.
(Pesquisador Epitácio Andrade com "A Saga dos Limões")
"A Saga dos Limões" é um ensaio historiográfico sobre o segmento étnico, representado pela Família Limão, constituído por remanescentes indígenas e descendentes de ex-escravos, que resistiram ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai (1865-70), participaram da Insurreição dos Quebra-quilos (1874-75) e enfrentaram o cangaceiro Jesuíno Brilhante (1844-79).
(Aucides Sales e Cláudio Saraiva)
Do quadro de pesquisadores da Fundação Cultural José Augusto, Aucides Bezerra de Sales foi um dos pioneiros a introduziu nas pesquisas sobre o cangaço "Brilhantes X Limões", conteúdos que envolvem a etnicidade da Família Limão. Na ocasião do evento de relançamento, Aucides Sales fará intervenções orais e apresentará um interlúdio musical com o cantor e instrumentista Cláudio Saraiva.
(O autor com o diagramador Alex Kidd)
O design gráfico Alessandro Amaral, "Alex Kidd", foi convidado para fazer uma exposição sobre o trabalho de confecção do livro, desde a criação da capa e a elaboração das "orelhas" de autoria do antropólogo Geraldo Barboza, passando pela montagem da "folha de rosto" e a formatação página a página, até chegar a tomada de preços nas editoras para impressão e o registro na biblioteca nacional.
(Músico Dudé Viana)
O cantor e compositor Dudé Viana foi convidado para fazer dois interlúdios musicais, apresentando as canções: "Outdoor de Cultura Popular", de sua autoria que homenageia o folclorista Luís da Câmara Cascudo, e "Cantofa e Jandi", romance de cordel de Aucides Sales que versa sobre a guerra contra os índios pajeús.
(O autor, uma peça museológica e Emanoel Amaral)

A intervenção oral do escritor e desenhista Emanoel Amaral deverá abordar uma retrospectiva dos trabalhos de pesquisa para a elaboração de "Jesuíno Brilhante em História de Quadrinhos", a partir do ano de 1981, quando resgatou na zona rural de Patu, no médio-oeste potiguar, "a chave e o cadeado" da fortaleza do coronel João Dantas de Oliveira, principal articulador da emboscada fatal, comandada pelo cabo Preto Limão, que ceifou a vida do cangaceiro Jesuíno Brilhante, em dezembro de 1879.
(Professor Jerônimo, o autor e membros da Família Limão)
O evento de relançamento de "A Saga dos Limões", nos 40 anos do Colégio CEI-Mirassol em Natal/RN, terá como convidados especiais representantes da Família Limão que, segundo o autor, compõe o patrimônio histórico nacional.
Texto: Epitácio de Andrade Filho, Médico Psiquiatra e Pesquisdor Social



Vereador Pôla Pinto participou  de encontro  com a Deputada Fátima Bezerra,  em Pau dos Ferros


Nesta  segunda-feira (14), o vereador Pôla Pinto (PT) de Messias Targino, participou  em Pau dos Ferros,  na sede do Sinte (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) de  um encontro dos vereadores e pré-candidatos às eleições 2012 pelo PT com a Deputada  Federal Fátima Bezerra (PT).

Segundo Pôla Pinto, o objetivo do encontro foi  discutir a participação da deputada na campanha  eleitoral deste ano nas regiões do Alto e Médio Oeste.

O vereador Pôla Pinto  (PT), informou a deputada que todas as providência  estão  sendo agilizada por parte da prefeitura e do seu mandato de vereador  para os novos investimentos que serão locados este ano para o município pela deputada federal Fátima  Bezerra (PT), que é uma emenda parlamentar  no valor de R$ 100 mil reais, para a compra de uma ambulância, um veículo para atender o Conselho Tutelar do município e  Conselho da Criança e do Adolescente e  um Ônibus Escolar  que vai beneficiar os estudantes.

Quanto as eleições  municipais deste ano, o vereador informou ainda  que  o partido já iniciou as discussões aonde vem fazendo um debate  envolvendo todos os aspectos da aliança política e administrativa  com a prefeita  Shirley Targino. “Em breve vamos realizar nosso encontro municipal de tática eleitoral  para definir sobre essa questão”, adiantou Pôla Pinto.

A deputada Fátima Bezerra, informou que estará apoiando a decisão  do PT  local e sua disposição  é contribuir   para o fortalecimento do PT  nesta  eleições municipais em Messias Targino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário