email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Patu: Conte a Sua História


História do Campus Avançado de Patu
Capítulo VI
Ainda não gestão da professora Mozeneide Alves de Lima Félix o Campus Avançado de Patu realizou uma parceria com a prefeitura municipal de Patu, na gestão do Prefeito Lair Solano Vale, para a implantação de um cursinho pré-vestibular gratuito para alunos carentes da comunidade que tinham concluído o ensino médio, como forma de incentivo para que os mesmos tivessem acesso a universidade. O resultado da parceira foi ótimo, onde no vestibular seguinte o número de candidatos aprovados no município foi bem acentuado, superando os vestibulares realizados anteriormente pela instituição.
 Participação do prefeito de Patu Lair Solano Vale no I Encontro Municipal de Educação
Outro passo importante na história da URRN e do Campus de Patu foi o reconhecimento da Universidade pelo Conselho Federal de Educação, em sessão realizada no dia 4 de maio de 1993, conforme Portaria Ministerial nº 874, de 17 de junho de 1993, e Decreto nº 83.857, de 15 de agosto de 1993, do ministro Murílio de Avellar Hingel.
No ano de 1998 teve início a primeira gestão do diretor Ozório Barboza de Meneses onde o reitor da UERN era o prof. Walter Fonseca que criou na universidade o programa de formação de professores – Proformação. Na gestão do professor Ozório Barboza de Meneses foi implantado o Proformação - curso de Pedagogia, que atendeu a centenas de alunos-professores de toda a região, cumprindo o papel proposto pelo MEC onde todos os professores deveriam concluir o curso superior. O Proformação era coordenado pelo professor Francinildo Costa de Oliveira. O curso Proformação teve a sua última solenidade de formatura realizada no dia 30 de maio de 2005 no Módulo Esportivo Miguel Câmara Rocha marcando assim o momento encerramento do curso durante 10 anos onde formou centenas de professores de nossa região.
Professor Francinildo Costa de Oliveira, coordenador do Proformação Pólo IV Patu-RN.
Na gestão do professor Ozório Barboza o Campus de Patu passou por uma pequena reforma principalmente no aspecto de pinturas e readequação da parte de infra-estrutura administrativa.
 Ozório Barbosa - diretor do Campus por Dois mandatos - 1998 a 2005
No ano de 2002 teve início a segunda gestão do prof. Ozório Barboza de Meneses que deu continuidade ao plano de trabalho iniciado em 1998 sendo concluída no ano de 2005 onde deixou concluído um bloco de salas para os professores faltando apenas a parte de móveis e equipamentos ficando na responsabilidade do noco diretor.

 Novo bloco de salas de aulas e para os professores construído na gestão do Prof. Ozório Barbosa
 No ano de 2006 assume como diretor o professor Raimundo de Oliveira Paiva. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte possuindo o seu orçamento anual não foi mais preciso que os diretores pedissem socorro financeiros as prefeituras municipais que por sua vez continuaram apoiando as ações do Campus em ocasiões de realização de eventos acadêmicos e ajuda, em forma de bolsa, para os alunos do proformação. 
 Raimundo de Oliveira Paiva - diretor da Campus 2006 a 2009
Na gestão de Raimundo Paiva foi realizada algumas melhorias como pavimentação do pátio interno de acesso a direção e departamentos acadêmicos com jardins e bancos. O professor Raimundo lutou muito junto a reitoria da UERN, tendo a frente o Reitor Milton Marques, para ampliação e reforma do Campus, mas, não foi possível concretizar o seu sonho pois a Universidade estava investindo no Campus de Pau dos Ferros, Natal e Campus Central ficando os investimentos para o Campus de Patu nos anos vindouros. O projeto da reforma e ampliação do Campus foi aprovado somente no apagar das luzes da administração de Raimundo de Oliveira Paiva não sendo possível concluir. 
 O diretor Raimundo Paiva pavimentou o pátio interno, área de acesso a diretoria e departamentos acadêmicos
 Área de jardins do pátio interno do Campus de Patu

Nenhum comentário:

Postar um comentário