A Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) do estado do Rio Grande do Norte iniciou na última quinta-feira (18) a distribuição de 453 toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo do Programa Bancos de Sementes. Os grãos serão distribuídos para 1.605 bancos, em 156 municípios do estado. Esse ano o programa deve beneficiar 52.912 agricultores familiares.
As primeiras regionais a receberem os grãos foram as de Pau do Ferros e Umarizal. De acordo com a Sape, os agricultores beneficiados estão cadastrados junto ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O investimento no Programa Bancos de Sementes 2021 é de R$ 6,3 milhões, provenientes do tesouro estadual.
As sementes são destinadas ao plantio de subsistência e forragem animal. As variedades de milho Cruzeta, feijão Riso do Ano e Miranda, e sorgo Ponta Negra e SF 15 são adaptadas às condições do semiárido do RN, que garante uma colheita precoce e uma produção com menor necessidade de água.
As variedades são fruto de pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Das 453 toneladas de sementes, a maior parte é de milho: 176.560 kg. As duas variedades de feijão somam 143,66 kg e as duas variedades de sorgo 132,83 kg. As sementes serão entregues na sede da Emater nos municípios.
Fonte: G1RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário