Diante de um ginásio lotado, a presidenta da República, Dilma Rousseff, inaugurou na tarde de hoje (2) os câmpus Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi do IFRN. A solenidade aconteceu no Câmpus Ceará-Mirim do Instituto e começou às 12h30. Acompanhavam a presidenta a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, dentre outras autoridades.
O descerramento das placas dos três câmpus foi realizado pela presidenta; pelo ministro da Educação; a governadora do RN; a secretária de Educação do estado; o reitor do Instituto e os três diretores gerais das novas unidades da Instituição: Álvaro Paiva, do Câmpus Ceará-Mirim, Valdelúcio Pereira Ribeiro, do Câmpus Canguaretama, e Ednaldo de Paiva Pereira, de Sâo Paulo do Potengi.
Na ocasião, foram entregues também os certificados de conclusão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) a cerca de 4.500 alunos do Rio Grande do Norte. Os cursos do Programa foram ofertados pelo IFRN; pela UFRN, através da Escola de Enfermagem de Natal (EEN) e da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ); e pelo Senac; Senat; Senai e Senar.
O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, destacou que os câmpus inaugurados têm a função de atender não só as cidades em que foram construídos, mas toda a região em que se encontram, abrangendo de oito a dez municípios. Ele lembrou que há 15 anos, antes da Lei de Cotas, o IFRN já destinava 50% das vagas dos seus cursos para estudantes de escolas públicas. "A educação deve contribuir para que haja mudança na sociedade de modo a promover justiça social e desenvolvimento", pontuou o reitor.
O orador da formatura do Pronatec, o aluno Marco Antônio do Rodrigues, do IFRN Parnamirim, teve seu discurso bastante elogiado pela presidenta e pelo ministro da Educação. Marco falou sobre o sentimento de valorização e oportunidade: "o Programa abrange desde o adolescente procurando o primeiro emprego até adultos em busca da inserção no mercado de trabalho". Segundo o ministro Aloizio Mercadante, em outubro de 2013 o Programa completará 2 anos e a previsão é que já tenha atendido mais de 5 milhões de estudantes em todo Brasil.
A presidenta Dilma Rousseff frisou a importância do investimento na educação técnica. "O Brasil precisa de mais estudantes trabalhadores, de mais trabalhadores estudantes. O ensino técnico de alto nível gera salários maiores e mais perspectivas para os alunos e suas famílias", declarou Dilma.
Na cerimônia, foram entregues os certificados do Pronatec a cinco estudantes e assinadas as carteiras de trabalho de três concluintes do Programa.
Fonte: Portal IFRN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário