terça-feira, 27 de abril de 2021

Deputado Francisco do PT apresenta projeto para ampliar teste do pezinho no RN


 


O deputado estadual Francisco do PT protocolou na Assembleia

Legislativa do RN um projeto de lei que visa assegurar a todas as crianças nascidas nos hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes da rede pública do Rio Grande do Norte, o direito ao teste de triagem neonatal, na sua modalidade ampliada.

 Segundo Francisco do PT, atualmente, o teste do pezinho (como é mais conhecido) disponibilizado na rede pública diagnostica apenas seis doenças e com a ampliação ele poderá identificar até 30 patologias. “Com essa ampliação será possível diagnosticar precocemente várias doenças, proporcionando um tratamento eficiente e imediato, o que por si só, contribuirá para o progresso da saúde pública do Estado e também resultará numa substancial racionalização dos gastos públicos com a assistência médicohospitalar, já que a maioria dos pacientes atingidos pelas doenças termina toda a sua vida sob os cuidados do SUS”.

Francisco do PT ressalta a importância do diagnóstico precoce. “O teste do pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. É uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas complexas que podem não ter sintomas aparentes nos recém nascidos. O teste permite o tratamento precoce e a diminuição ou eliminação das sequelas associadas a essas doenças”.

O teste do pezinho ampliado vai tornar possível o diagnóstico precoce das seguintes patologias: Fenilcetonúria e outras aminoacidopatias, Hipertireoidismo congênito, Hiperplasia Adrenal, Galactosemia, Deficiência de Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Deficiência de G6PD, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e outras Hemonoglobinopatias e Leucinos.

Fonte: Mandato do Deputado Francisco do PT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário