email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Deputada Natália Bonavides solicita ao Ministério da Saúde a inclusão da população renal crônica em tratamento no Plano Nacional de Vacinação

 



A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão da população renal crônica em situação de hemodiálise e transplantados/as na atual fase do Plano Nacional de Imunização (PNI). Apesar do PNI reconhecer esse público como prioritário para a vacinação, eles não estão na fase inicial de imunização e é extremamente vulnerável a desenvolver complicações decorrentes do novo Coronavírus.

“Nos somamos à necessária e legítima luta da Associação Potiguar dos Renais Crônicos (APREC), bem como da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). A taxa de mortalidade na população dialítica, fora do contexto de pandemia, já é extremamente alta e com a Covid 19 esse quadro se agrava ainda mais, chegando a 25% dos infectados. A vacinação desse grupo é legítima e urgente”, destacou a parlamentar.

Segundo o censo realizado em 2020 pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), existem atualmente no Brasil 144 mil pacientes que estão em tratamento dialítico. São pacientes que realizam hemodiálise ou diálise peritoneal e precisam se expor cerca de três vezes por semana para realizarem a terapia renal.

O mandato da parlamentar também solicitou a Secretária de Saúde do Rio Grande do Norte (SESAP) o reforço nesse pedido junto ao Ministério.

Foto: Cleia Viana

Mandato Natália Bonavides

Contato: +55 84 98608 6814

Celinna Carvalho - assessora de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário