email atual aluisiodutra@gmail.com

sábado, 5 de maio de 2018

História de João Pereira de Araújo

João Pereira de Araújo chegou em Patu no ano de 1935, vindo da cidade de Jardim do Piranhas, com atividades de venda de óleo para cabelo. Chegando em Patu foi para o sítio Cajueiro onde residiu durante muitos anos. No ano de 1940, vivia no Sitio Tuiuiú, onde casou-se com filha do patrão, Dona Delinácia Queiroz, passando de morador a genro e residindo no sítio Brejinho. Do enlace matrimonial nasceram 12 filhos onde procurou dar educação aos mesmos. Em 1958 entrou na vida pública onde aceitou o seu nome ser opção de candidato a vereador pela UDN – União Democrática Nacional - onde foi eleito em segundo lugar. Em 1962 o mesmo grupo que o indicou como candidato a vereador pedia para que ele fosse candidato a prefeito de Patu onde o mesmo foi eleito com uma grande votação e maioria sobre os demais concorrentes. João Pereira de Araújo em sua primeira gestão assumiu a prefeitura em 31 de março de 1963 enfrentado inúmeras dificuldades, mas, conseguiu realizar importantes ações onde podemos citar: Construção do Grupo Escolar Lauro Maia na comunidade Jatobá, Aquisição de um prédio e reformulação para Prefeitura e Câmara Municipal, Construção do Matadouro Municipal no Bairro Nova Brasília, Início da construção da Praça João Carlos, Construção do Grupo Escolar no Sítio Luciana, Construção de um grupo escolar no Sítio Palmeiras, Construção da estrada para Serra da Palmeira passando pelo Santuário do Lima, Implantou a energia elétrica de Paulo Afonso na zona urbana e recuperação do açougue público. 
A meta principal de sua administração era a assistência a pobreza. Vale ressaltar que na sua gestão a prefeitura adquiriu um terreno na avenida Antônio Suassuna e fez a doação a todos os pobres que queriam construir suas moradias. No segundo mandato de João Pereira de Araújo ele foi eleito com 358 votos de maioria, considerada pela imprensa do estado como uma bela campanha pois não disponha de recursos econômicos, sua campanha foi feita pelo povo pobre do município em reconhecimento aos benefícios feitos a ela na sua primeira gestão. Muitas pessoas daquela época lembram da campanha onde dinheiro era arrecado em latas, cada uma dava o que podia para fazer a campanha de João Pereira, as músicas da campanha falavam nos pobres. 
Muitas ações foram realizadas no seu segundo mandato onde podemos destacar: Construção do matadouro municipal no bairro Costa e Silva, instalação de um posto veterinário, aquisição de serviços de telefonia pela TELERN, início da pavimentação “calçamento” da avenida Lauro Maia, onde no seu primeiro mandato tinha retirado muitas lajedos de pedras existentes na avenida. Solicitou ao governo Cortez Pereira a construção da estrada que passa pelo açude do paulista. Conseguiu o restante da iluminação dos bairros da cidade bem como iluminação do Cemitério Público e instalação de energia no prédio da repetidora de televisão na Serra do Pelado. Instalou três televisores públicos nos principais bairros da cidade pois na época eram objetos raros nas residências das pessoas.
O Ex deputado Valério Mesquita conta uma história que João Pereira de Araújo certa vez solicitou uma audiência ao Governador Walfredo Gurgel para solicitar recursos para construção de um pontilhão. O então governador procurou atenuar o pedido e pareceu para joão Pereira que ele não estava propenso a atender. Ai João Pereira partiu para sua proverbial firmeza e disse: Governador é pouca coisa, em menos de merda eu faço o serviço. Na linguagem “matutês” do sertão, em pouco tempo eu faço o serviço. O governador que havia sido professor de português no Ginásio Diocesano de Caicó e conhecedor do significado da expressão, ponderou: É João, eu entendo, mas desconheço esse advérbio.
João Pereira ade Araújo deixou a vida pública depois do seu segundo mandato deixando nos cofres da prefeitura a quantia de Cr$ 200.000,00 (Duzentos mil cruzeiros).
Na política de Patu outros filho de João Pereira exerceram função na vida pública onde podemos citar Ivanilde Queiroz de Araújo em 1969 como vereadora, Francisca Queiroz de Araújo em 1971 como vereadora e José Pereira de Queiroz, conhecido como Deca Pereira Deca Pereira que exerceu mandato de vereador por três vezes, sendo o primeiro mandato no período de 1973 a 1976, segundo, 1996 a 2000 e o terceiro de 2001 a 2004. No dia 21 de maio, um ataque cardíaco matou o vereador José Pereira de Queiroz, onde o mesmo se encontrava no sítio Manuê, residência dos familiares, fazendo reforma de pinturas juntamente com sua esposa Joana Darc quando se sentiu mal e pediu que sua esposa o levasse ao hospital municipal onde chegou praticamente sem vida. No período 2005 a 2008 a esposa de Deca Pereira, Joana Darc Tavares de Moura Queiroz exerceu o mandato de vereadora eleita dando continuidade ao legado político do ex-prefeito João Pereira de Araújo. Um dos bairros mais populares de Patu leva o nome dede, Conjunto João Pereira de Araújo e uma das principais praças da cidade, leva o nome do seu filho, Praça José Pereira de Queiroz, conhecida como Praça do Povo localizada na antiga estação ferroviária. Essa é a história de um dos prefeitos mais populares do município de Patu que foi aplaudido e admirado principalmente pela pobreza.

Reportagem de Aluísio Dutra de Oliveira.
Fonte das Informações: Revista Roteiros de Patu. Autor Miguel Câmara Rocha.
Tribuna do Norte.


Fotos: Revista Roteiros de Patu.

Retirada de Pedras e Lajedos da avenida Lauro Maia 

 Matadouro Público

 Inauguração da Prefeitura Municipal




 Branca de João Pereira

 José Pereira de Queiroz 'Deca Pereira"

Joana Darc Tavares de Moura Queiroz


Conjunto João Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário