email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Assembleia discute situação de mulheres negras no RN


mulheres_AL
A Assembleia Legislativa promoveu, na tarde desta quinta-feira (12), uma audiência pública para discutir a situação de mulheres negras no Rio Grande do Norte e também para debater a “Marcha Nacional das Mulheres Negras”, que ocorrerá no dia 18 de novembro, em Brasília. Proposto pelo deputado Fernando Mineiro (PT), o encontro reuniu entidades representativas do movimento negro e de religiões afro-brasileiras, que irão à Brasília em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, data em que morreu Zumbi dos Palmares.
Na abertura da discussão, o deputado Fernando Mineiro apresentou dados sobre a situação de mulheres negras no estado. De acordo os números, referentes ao Censo 2010 do IBGE, as mulheres negras representavam 56,4% da população feminina do estado naquele ano, o equivalente a 912.897 mil negras vivendo no Rio Grande do Norte. A taxa de analfabetismo, à época, era de 11,2% entre as brancas, enquanto o índice era de 17,7% para a população feminina negra.
Com relação às oportunidades, mais discrepância. O percentual de mulheres negras e brancas ocupadas e com ensino superior completo era de 13,10% e 24%, respectivamente, com o desemprego de 13,7% para negras e 11,5% para as brancas. Ainda de acordo com o Censo 2010, o rendimento médio do trabalho das mulheres brancas com 16 anos ou mais de idade ocupadas era de R$ 1.136,70, contra R$ 769,58 de mulheres negras com as mesmas características. “É uma situação que muitas pessoas podem até não ter a real noção, mas que são realidade. São dados oficiais e que mostram um quadro que precisa ser mudado”, disse Fernando Mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário