email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Notícias Terça Feira 20 de Fevereiro de 2013




Blogueira Cubana Yoani Sánchez Fez Visita a Feira de Santana-BA
Durante o debate Yoani contou como iniciou sua relação com o mundo virtual.
Durante o debate Yoani contou como iniciou sua relação com o mundo virtual.
Sob o olhar atento de cerca de duas mil pessoas, a blogueira cubana Yoani Sánchez encerrou na noite desta terça-feira (19/02/2013) sua visita à Feira de Santana, participando de um debate sobre Liberdade de Expressão e Direitos Humanos, realizado na Unef, uma faculdade privada da cidade.
Yoani, que ganhou fama internacional por tecer críticas ao governo de Fidel Castro, relembrou o início de sua vida acadêmica e o que motivou a criação do seu blog intitulado “Generácion Y”, o qual ela define como “um diário do dia a dia, onde posso escrever minhas impressões sobre a vida em Cuba”. O blog, criado no ano de 2007, ficou censurado durante três anos e foi através desta plataforma que ela teve a oportunidade de conhecer outras pessoas que queriam ter o direito de expressar-se.
A dissidente afirmou ser de uma geração marcada pela repressão, mas que “abria os olhos quando não havia em que acreditar”. Com semblante tranquilo, Sánchez respondeu aos questionamentos e manteve posição firme diante dos manifestantes. Ao fim de sua apresentação, ela se definiu como “uma filóloga, não jornalista, que aderiu à informática e que ama a liberdade de expressão”.
Homenagem
O cineasta baiano Duda Galvão, que assina o documentário “Conexão Cuba-Honduras”, fez uma homenagem a Yoani presenteando-a com um pôster do documentário. Também receberam a homenagem o jornalista Rafael Velame, o médico César Oliveira, o publicitário Xiko Melo e o ex-vereador Ângelo Almeida, que viabilizaram a vinda de Yoani ao Brasil.
Fonte: Jornal Grande Bahia. 
Dr. Getúlio Barbosa Foi um dos 
Patrocinadores da Vinda da Blogueira 
Cubana ao Estado da Bahia
Dr. Getúlio Barbosa e a Blogueira Cubana Yone Sanches
O Patuense, Dr. Getúlio Barbosa, foi um dos responsáveis pela vinda da blogueira cubana Yone Sanches ao Estado da Bahia, principalmente a Feira de Santana.  Ela participou na cidade de um debate sobre liberdade de expressão e direitos humanos. 
A polêmica blogueira, Yone Sanches, foi entrevistada pelo blog do Campelo que em breve será publicada. Aguardemos. 


O Pe. Domingos de Sá,msf participou do Encontro de novos Superiores Provinciais (Brasil Setentrional e Brasil Oriental, Madagascar), em Roma, no período de 11 a 16 de fevereiro 2013. Pe. Domingos está retornando ao Brasil e em breve ao nosso município.


Fotos Facebook Pe Domingos de Sá

UERN: candidatas iniciam campanha pelo campus de Natal



No primeiro dia oficial de campanha para a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), nessa segunda-feira (18), as professoras doutoras Ana Dantas e Gláucia Russo visitaram o Campus de Natal. Elas foram recebidas por técnicos, professores e alunos, apresentaram as propostas da Carta-Programa voltadas para cada segmento.
“Neste contato direto com a comunidade acadêmica, no primeiro dia autorizado de campanha, tivemos uma excelente receptividade, apoio forte tanto dos professores quanto dos estudantes e dos funcionários. Temos convicção de que estamos conseguindo chamar a atenção de todos para a possibilidade de estabelecermos novos paradigmas de gestão da UERN”, disse Ana Dantas, que disputa o cargo de reitora.
A candidata a vice-reitora Gláucia Russo, afirma que a agenda da chapa feminina prevê visitas e reuniões em todos os campi e faculdades da UERN, que está presente em 17 cidades. “Ainda esta semana, apresentaremos nossa Carta-Proposta e ouviremos a comunidade acadêmica nos campi de Mossoró, Caicó, Patu e Assu”, informa Gláucia.

Do Blog Sertão Caboclo
A Nova Sociedade


 A partir de um mundo novo
Fruto de grande mudança
Fecundo de esperança
De justiça e liberdade
Garantindo um bom porvir
Daí poderá surgir
A nova sociedade.

O mundo precisa ter
Realmente um recomeço
Com tudo em novo endereço
E outra realidade
Vindo pra predominar
E só assim começar

A nova sociedade.

Mundo que o bem prevaleça
Sem corrupção , sem cobiça
Sem guerra, sem injustiça
Sem máfia e impunidade
Só a paz a florescer
É aí que vai nascer

A nova sociedade.

Quando os seres humanos
Conviverem como irmãos
Sendo dignos cidadãos
Preservando a igualdade
Pela força do amor
Nesse tempo entra em vigor

A nova sociedade.

Com pouco uso de drogas
Diminuindo os suicídios
E o índice de homicídios
Caindo pela metade
Todo o mal num caos profundo
É quando vem para o mundo

A nova sociedade.

Na verdade isso é difícil
Por causa do grande abismo
Do ódio e do egoísmo
Que há na humanidade
Mas quem sabe, essa utopia
Livre-se da fantasia
E traga pra nós um dia

A nova sociedade.

Autor: Zé Bezerra

Ana Dantas e Gláucia Russo defendem parceria com o IFRN



As professoras Ana Dantas e Gláucia Russo, candidatas à reitoria da UERN, reuniram-se na manhã de hoje (19) com o professor Jailton Barbosa, diretor-geral do IFRN de Mossoró. A visita teve o objetivo de propor parcerias entre as duas instituições, sobretudo no que se diz respeito à mobilidade dos estudantes.
A professora Ana Dantas apresentou ao diretor-geral a Carta Programa elaborada pela chapa UERN Que Queremos e falou da importância de se ter uma administração acadêmica com compromisso social: “A Universidade precisa ter uma preocupação maior com a assistência estudantil, visto que 50% dos alunos que entram hoje na UERN vêm de escolas públicas e possuem, em sua maioria, uma baixa renda. Eu acredito que podemos realizar muita coisa em parceria com o IFRN e a UFERSA, aproveitando não apenas a proximidade, como também a inserção dentro da sociedade potiguar”.

Primeira audiência pública do ano vai discutir economia solidária



mineiro TN
Por iniciativa do deputado Fernando Mineiro (PT), a Assembleia Legislativa promove nesta quarta-feira (20), às 14h30, audiência pública para discutir a criação do Fundo Estadual de Economia Solidária. A iniciativa do parlamentar é conjunta com o Fórum Estadual de Economia Solidária
O debate, o primeiro após o reinício dos trabalhos legislativos, acontece no Plenarinho da Casa. De acordo com Mineiro, que também participa do Fórum, a campanha pelo Fundo tem como base a Política Estadual de Fomento à Economia Solidária, de sua autoria.
A Lei 8.798, de autoria de Mineiro, tem como diretriz fundamental a promoção da economia popular solidária e o desenvolvimento de grupos organizados autogestionários de atividades econômicas, visando sua integração no mercado e a autosustentabilidade de suas atividades. O fomento às atividades é através de programas específicos, projetos, parcerias com a iniciativa privada e organizações não governamentais – ONGs, convênios e outras formas legalmente admitidas.

Lula volta a afirmar Dilma como sua candidata em 2014



O Jornal do Brasil destaca que desde a quarta-feira de cinzas, o ex-presidente Lula tem reafirmado a um pequeno círculo de amigos que não pretende se lançar a candidato em 2014. Pelo contrário, reitera seu apoio à reeleição de Dilma Roussef. Lula afirmou que vai ajudar, sempre que solicitado, a montar qualquer composição política que seja necessária para garantir a continuidade de Dilma no poder.
Por outro lado, o ex-presidente acredita que está em curso umacampanha direcionada contra a área econômica. O movimento, segundo ele, seria orquestrado por grupos que estão se sentido prejudicados no atual governo, de setores como seguros e petróleo.
Lula não entende o porquê de tanta campanha contra a Petrobras,empresa cinco vezes maior que a colombiana Ecopetrol, que continua navegando em águas plácidas. No fim de janeiro, a colombiana superou o valor de mercado da estatal brasileira. A primeira foi cotada em U$ 129, 5 bilhões, enquanto a Petrobras ficou em U$ 126,8 bilhões


Nenhum comentário:

Postar um comentário