email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

História de Patu. Sezildo Câmara

Homenagem
Blog da Folha Patuense Faz Homenagem a Sezildo Câmara
 O Blog da Folha Patuense faz uma homenagem ao professor Sezildo Câmara contando um pouco de sua trajetória como estudante, militante dos movimentos estudantis na época da linha dura do regime militar, bem como sua habilidade em criar e vivenciar situações históricas.
Dona Lêda Câmara irmã de Sezildo Câmara
 Dona Lêda Câmara, irmã de Sezildo Câmara, informou a este blog que nos idos de 1964 fez várias visitas a Sezildo quando o mesmo estava preso em Natal pelo regime militar. Sezildo se refugiou várias vezes tendo que sair do convívio dos seus familiares e amigos  e se esconder em vários locais do País e do exterior.   
Sezildo Câmara estudante polêmico do Colégio Atheneu em Natal - Década 60.
Sezildo Câmara em solenidade de formatura
José Willington Germano escrevendo sobre Emmanuel Bezerra,  um dos líderes estudantis mais importantes do estado cita também: Luciano Almeida, Gileno Guanabara, Sezildo Câmara, Garibaldi Filho e outras pessoas do mesmo quilate.

Na década de 60 os Movimentos Estudantis recebiam perseguição implacáveis do Regime Militar
Momentos difíceis dos militantes dos Movimentos Estudantis - 1964
Movimento estudantil contra a ditadura militar
Situações Hilárias Criadas e Contadas por Sezildo Câmara
Primeiro Computador do Mundo:
 Sezildo Câmara (o gênio de Mossoró, uma verdadeira celebridade, todos o conhece, e ele conhece toda a população. Dizem os estudiosos que ele inventou o primeiro computador do mundo: pôs uma TV em cima de uma máquina de datilografia, fez umas gambiarras e pronto, estava criado o primeiro computador do mundo. Infelizmente só tem um problema: ele jura que é normal!!!)
Fonte: desciclo.pedia.ws/wiki/Mossoró


Valério Mesquita - Escritor - www.valeriomesquita.com.br

Sezildo Câmara foi líder estudantil no Atheneu nos idos 67/68. Estudante rebelde, foi perseguido e preso pelo regime. Por conta desses problemas políticos, prejudicou a sua juventude. Anos mais tarde, o seu primo Ednardo Moura se elegeu prefeito de Patu e o nomeou para ser uma espécie de assessor de imprensa da prefeitura. Como não existia rádio em Patu, foi montado um programa que ia ao ar através do serviço de som da igreja católica, com grande audiência na comunidade.

Na primeira viagem do prefeito Ednardo Moura a Brasilia, ele se esmerou na divulgação: informou o horário do vôo, a companhia aérea, o número da poltrona, etc., etc.

Dia seguinte, o prefeito telefonou informando que a aeronave sofrera uma pane muito séria entre Recife e Fortaleza.
O assessor não perdeu tempo: colocou no ar um dobrado militar e passou a detalhar o fato pela amplificadora.
No final do relato, já emocionado dizia: "O nosso prefeito se comportou como um verdadeiro herói; em momento algum demonstrou medo; suava muito; tremia muito; sua face empalideceu, teve náuseas, mas não chegou a chorar, apesar de sentir nó na garganta. Finalmente quero enfatizar que a palavra medo não existe no vocabulário do nosso prefeito." Não precisa dizer que o relato dúbio do assessor provocou na cidade incontornável crise política. kkkkkkkk


Amigo Pessoal de Sadam Hussein
 Josemar Godeiro conta que certa vez Sezildo estava vendo TV e estava passando uma reportagem do Iraque com Sadam Hussein. Sezildo olhou para a TV e disse: "Me ajudou muito". Josemar Godeiro disse quem? Sezildo respondeu, Sadan Hussein, quando eu estive no Iraque.
Na França com Luíza Erundina
 Aluísio Dutra conta que certa vez Sezildo falou que quando esteve preso na França encontrou com a sua grande amiga de lutas, Luíza Erundina. Sezildo disse a Erundina "minha grande amiga o que está fazendo aqui na França... "
Compositor de Roberto Carlos:
 Mike Godeiro, sobrinho de Sezildo, conta que certa vez ele comentava com alguns jovens que as diversas músicas de Roberto Carlos, a autoria era dele (Sezildo). Um deles cantou um sucesso antigo de Roberto e perguntou a Sezildo, e esta música foi você quem compôs? ele respondeu: "não, mas, ajudei".
Sezildo e os ETs:
 Josemar Godeiro conta também que na época em que se falava muito que ETs vinham a terra buscar pessoas, uma nave extraterrestre quase sugava Sezildo. A sorte foi ele segurar em um armador de rede instalado na parede da casa dele e os ETs não conseguiram levar o mesmo. "Escapou fedendo".
Cobertura da Festa da Padroeira:
 Aluisio Dutra conta que certa vez, no período da Festa da Padroeira de Patu, viu Sezildo com um rádio de pilha no ouvido e entrevistando  pessoas que passavam no local. Ele dizia que estava transmitindo ao vivo para Rádio Difusora de Mossoró.    
Campanha Política:
Em 1986 Sezildo decidiu sair candidato a deputado estadual. Em certa ocasião seu sobrinho Mike Godeiro ia passando na estrada perto da cidade de Tenente Ananias e encontrou Sezildo falando sozinho em cima de uma pedra e perguntou a ele. Tio Sezildo está fazendo o que aí? Ele respondeu, treinando o meu discurso de candidato.

Fotos engraçadas de Sezildo Câmara produzidas pelos seus sobrinhos Audrick e Mike Godeiro
Sezildo inaugurando a Ponte de Todos ao lado da governadora Vilma de Faria
Sezildo em reunião ministerial com o presidente Lula
Sezildo foi o primeiro locutor a entrevistar o Papa Bento XVI logo após ele ser escolhido como Papa.
Sezildo foi um dos três primeiros astronautas a pisar na lua
Valeu Sezildo fique em Paz meu amigo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário