email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Deputado Francisco do PT quer tornar o “Queijo de Manteiga” Patrimônio do RN



Foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o Projeto de Lei de iniciativa do deputado estadual Francisco do PT que reconhece como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado o “Queijo de Manteiga”.

“Acreditamos que essa proposição legislativa contribui para a valorização, preservação e fomento dessa importante atividade e produção gastronômica, que tem uma dimensão econômica, social e cultural, e que já faz parte do patrimônio cultural do nosso estado”, justificou o parlamentar.

O Rio grande do Norte é conhecido pela sua variedade de queijos e pelo número de queijeiras existentes. Atualmente, o Seridó é a região com maior concentração de queijeiras do Estado, e segundo o SEBRAE (2019), a região tem 315 queijeiras, responsável por 80% do queijo produzido no RN e gerando mais de 1000 empregos diretos.

“No contexto histórico, o queijo de manteiga é tipicamente encontrado na mesa do potiguar e produzindo no Seridó há muitos anos, receita caseira passada de geração em geração. Neste sentido, tanto o queijo, quanto a receita do queijo de manteiga do Seridó são patrimônios culturais do Estado”, completou Francisco do PT.

Fonte: Mandato Deputado Francisco do PT.


Nenhum comentário:

Postar um comentário