quarta-feira, 25 de julho de 2018

História da Banda Municipal de Música, Luiz de França Dantas

A Banda Municipal de Música de Patu foi criada no ano de 1999 na Administração do prefeito da época, Ednardo Benigno de Moura. A banda foi batizada com o nome de um ex-músico e conhecido cidadão patuense, o Sr. LUIZ DE FRANÇA DANTAS, um dos integrantes Banda de Música existente em nossa cidade, que chamava-se "AMIGOS DO PROGRESSO".
O Sr Luiz de França Dantas, músico trompetista era carinhosamente conhecido por Luiz de Tutú em nossa cidade, gente simples, batalhador o qual residia na Av. Lauro Maia, principal via pública de nosso município. Ele foi o último integrante da antiga banda a falecer, fato esse que aconteceu em outubro de 2011 .
O primeiro maestro da Banda Luiz de França Dantas foi Francisco Josineudo Moreira da Silva, que iniciou sua atuação como maestro em 1999 até 2004, retornando a banda em 2009. Na época de início da Banda Luíz de França Dantas era subordinada a secretaria de Educação, a qual era comandada pela Secretária Francisca Linderleide mais conhecida como Leleida, com isso mais de 80 pessoas se escreveram e começaram a ter aulas de música, teórica e prática na Escola Estadual João Godeiro, local esse que deu início a formação da banda no dia 06 de abril de 1999.
Com o passar dos meses o maestro Francisco Josineudo da cidade de Jaguaruana-CE, através de seu trabalho foi dando forma e perfil a Banda de Música a qual disponibilizava  cerca de mais de 40 componentes efetivos os quais se reversavam durante as apresentações na cidade e região. No tocante a parte física e material da banda a mesma disponibilizava de 27 instrumentos de sopro (metais e palhetas) acrescentado a parte percussiva, totalizando cerca de 32 instrumentos disponibilizados para a prática da música.
Em setembro de 1999 foi realizada uma formatura, um ato solene na Boite Pântano que contou com a presença da população e demais autoridades responsáveis a qual foi entregue para cada aluno um certificado de conclusão do Curso de Música, dando aos componentes da banda a forma concreta de estar apto a desempenhar um trabalho árduo, prazeroso e de grande significância para a sociedade, que é fazer música. A partir disso a banda devidamente formada, começou a participar de eventos interestaduais, como apresentações na cidade de Natal-RN no evento realizado pelo Governo do Estado - UM PRESENTE DE NATAL - no Teatro Alberto Maranhão, Brejo do Cruz – PB, São Bento –PB, Jaguaruana –CE, Apodi-RN, Mossoró-RN, Caraúbas-RN, Cruzeta-RN, Florânia-RN, Umarizal-RN, dentre outras.
No período de 2001 a 2008 sob nova administração pública, tendo a frente o Prefeito Possidônio Queiroga a banda acompanhou tal renovação e passou a ser regida pelo Maestro Francisco Janilson da cidade de Apodi-RN, passando aos cuidados da Secretaria de Cultura sobre a responsabilidade do secretário Ricardo Veriano Fernandes, onde banda foi Denominada de Luiz de Tutu, passando por várias inovações tais como: novo fardamento, nova sede, disponibilização de aquisição de novos instrumentos, dentre outras inovações. Sendo peça fundamental na festa da padroeira da cidade, a Banda de Música Luiz de França Dantas passou a ter destaque no senário regional, sendo matéria da revista de cultura - PRÉ-A - da Fundação Roberto Marinho interligada ao Governo do Estado - Fundação José Augusto. Na gestão da prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira e do prof. Aluísio Dutra de Oliveira, como secretário Municipal de Educação e de Cultura, foram adquiridos novos instrumentos e recuperados outros para a banda. A Secretária Municipal de Educação Cultura e Desporto passou a ser gerida posteriormente pela secretária Chemila Cavalcante Câmara Rocha, que deu continuidade aos trabalhos onde a mesma contava com mais de 40 alunos sendo 29 alunos fazendo parte do rol efetivo de músicos que desempenhavam suas atividades regularmente e cerca de 20 estudantes que participavam de capacitação na Escola de Música Luiz de França Dantas, criada na gestão da então prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira.
A Banda de Música acompanhando as inovações tecnológicas e informativas, a partir do mês de maio de 2009, criou um veículo informativo para divulgação de suas atividades no endereço, www.bandaluizdefranca.blogspot.com, a fim de levar informações referentes as atividades musicais da mesma e disponibilizar material de estudos e divulgação de grupos instrumentais de nossa região.
Atualmente a banda conta com quase 40 equipamentos para desempenho da música instrumental, instrumentos de sopros reformados e totalmente aptos para que os músicos possam desempenhar um belo trabalho. Novamente sobre a regência do Maestro Francisco Josineudo Moreira e sob a administração do prefeito Rivelino Câmara e da Secretária de Educação e Cultura Vioneide Linhares, a banda continua firme e forte mostrando seu real valor a população de Patu e também em nível estadual. Portanto essa é a história da Banda Municipal de Música Luiz de França Dantas, um marco cultural e patrimônio imensurável de Patu, merecendo respeitosamente fazer parte da história de nosso município. 

Reportagem: Aluísio Dutra de Oliveira
Fonte: Site da Banda Luiz de França Dantas.
Fotos: Site da Banda.

O Professor Aluísio Dutra de Oliveira, como Secretário de Educação e Cultura, na gestão da Prefeita Evilásia Gildênia, conseguiu novos instrumentos, bem como recuperar outros,  para Banda Municipal de Música Luiz de França Dantas.




Luiz de França Dantas e Família




 Maestro Francisco Janilson
 Maestro Francisco Janilson


Nenhum comentário:

Postar um comentário