email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 2 de julho de 2018

A História de Tia Mundica do Pé da Serra

Raimunda Pereira Suassuna mais conhecida como Tia Mundica nasceu em 14 de março de 1939 no sítio Palmeira, zona rural de Patu. Filha de Joaquim Etelvino da Cunha, conhecido como Quinca Cândido e dona Severina Pereira Azevedo. Quando jovem ajudava aos pais na agricultura bem como nos afazeres domésticos enquanto sua mãe fazia costuras. Tia Mundica tinha oito irmãos: Epifânio Roco, Eristofano, conhecido como Loló, Bilica, Socorro, Neta, Chiquinho, Mariquinha de Rocha (in Memoriam) e Geraldo (in Memoriam). Em 8 de Agosto de 1958 casou com o senhor Albanir Fernandes Suassuna conhecido como Melé. 
Do enlace matrimonial tiveram nove filhos, mas, se criaram cinco: Gibanir Suassuna, Antônio Pereira, Rita Pereira conhecida como Boboze, Maria das Neves conhecida como Loura e Maria Aparecida. Seu esposo Albanir Suassuna tinha a profissão de pedreiro, inclusive, ajudou na construção do Santuário do Lima juntamente com outros profissionais como Adonias Godeiro, José Trajano “Pernambuco”, Miguel Izidio, João de Eufrásio, Francisco Izidio, Raimundo de Bia, entre outros. Ele possuía na década de 50 uma casinha de taipa no pé da Serra do Lima doada por familiares e ali residia com dona Mundica e os filhos. Na casinha de taipa Tia Mundica ela prestava serviços aos romeiros que visitavam a Serra do Lima onde vendia café, bolos, tapioca, sucos e outros lanches, sendo uma fonte de renda para sustentar a família. A situação de Tia Mundica ficou mais difícil quando o seu esposo Albanir Fernandes Suassuna e o filho Gilbanir Suassuna foram assassinados na zona rural de Patu. O filho Gilbanir Suassuna dar nome a uma rua de Patu no bairro do Quartel.  Ela continuou trabalhando na sua casinha no pé da Serra do Lima vendendo lanches e bebidas bem como outros serviços, como lavagem de roupas para várias famílias de Patu. 
O seu local no Pé da Serra do Lima ficou bastante conhecido pois ela atendia a todos em qualquer hora do dia e da noite. Muitas pessoas chegavam em altas horas da noite ou madrugada e batiam a sua porta chamando de Tia Mundica. Ela se levantava, atendia aos clientes, ia preparar galinha, carne ou outros tipos tira gostos disponíveis enquanto os clientes iam bebendo. O sucesso da barraca de Tia Mundica era grande em virtude que a mesma recebia todos sem distinção e não comentava nada sobre quem frequentava seu estabelecimento. Muitos namoros ou encontros sigilosos acontecia no seu estabelecimento e Tia Mundica ficava na dela fazendo o seu trabalho de servir a quem procurasse o seu estabelecimento.
Muitos casais de Patu e da região devem ter alguma história a contar sobre a barraca de Tia Mundica, de certo não são poucas. Um fato que aconteceu no passado no seu estabelecimento foi quando um grupo de assaltantes ligados ao fugitivo da polícia conhecido como Clécio, assaltou a barraca de Tia Mundica levando seus pertences. Clécio soube do assalto e foi a barraca dela que relatou a situação do assalto, Clécio gostava muito de Tia Mundica e mandou devolver tudo a ela. O tempo foi passando e Tia Mundica teve problemas de saúde que se agravaram e provocaram a sua morte que aconteceu no período da Festa de Nossa Senhora das Dores, em 8 de setembro de 1998. Hoje quem continua vendendo na barraca de Tia Mundica é sua filha Aparecida onde nos finais de semana vende lanches e refeições aos romeiros que participam das romarias ou visitantes e turistas que frequentam o Santuário do Lima, Serra do Patu e do Pelado. Essa é a história de uma senhora simples e humilde que sofreu muito na vida. Mesmo sendo viúva trabalhou incansavelmente para sustentar a sua família, onde os seus filhos, netos e bisnetos tem o maior orgulho dela, mulher forte e batalhadora que lutou pela família até a sua morte e que merece o reconhecimento do povo de Patu e da região pelos relevantes serviços prestados. Tia Mundica faz parte da história de Patu.

Reportagem : Aluísio Dutra de Oliveira.
Apoio: Rita Pereira "Boboze".
Fotos cedidas pela família.
Tia Mundica - Jovem

 Familiares visitando a barraca no Pé da Serra
 O filho Assassinado Gilbanir Suassuna
 Tia Mundica em família



Filhas

Tia Mundica com filha e neta




Nenhum comentário:

Postar um comentário