email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Messias Targino perde a ex-prefeita Socorro Ferreira Targino

Morreu nesta quinta-feira, 30 de junho, na cidade de Natal, a ex-prefeita do Município de Messias Targino, Maria do Socorro Ferreira Targino.
Há algum tempo Socorro Targino vinha enfrentando o câncer, e nos últimos dias se encontrava internada em hospital da Capital do Estado.
Além da quimioterapia e de outras medidas de combate à doença, ela havia se submetido a um procedimento de transplante de medula óssea e sua recuperação parecia lenta, com melhoras pontuais mas sem avanços progressivos.
Seu corpo é aguardado em Messias Targino ainda nesta quinta-feira, e o sepultamento provavelmente acontecerá nesta sexta-feira, 1º de julho.
Missa e sessão solene na Câmara Municipal certamente farão parte das homenagens, justas para quem tanto contribuiu para o desenvolvimento de Messias Targino.
Quem foi Maria do Socorro Ferreira Targino
Maria do Socorro era filha de Francisco Etelvino de Oliveira, popularmente conhecido por Grosso, e Marivi Ferreira de Oliveira.
Além de Socorro, o casal Grosso e Marivi teve ainda os filhos João, Antônio, Carlito, Carlos Lacerda, Lúcia e Nélio.
Socorro era casada com Paulo de Freitas Targino e teve com este os filhos Francisca Shirley Ferreira Targino, Paulo Harriman Ferreira Targino, Messias Targino da Cruz Neto, Paulo Henrique Ferreira Targino e Caio César Ferreira Targino.
Maria do Socorro também adotou como filha a sua sobrinha Mônica de Andrade Ferreira, que chegou ainda recém nascida à sua companhia.
Ao se casar com Paulo de Freitas Targino, Socorro se casou também com a política. Paulo é filho do fundador do Município, Messias Targino da Cruz e irmão de Valmir Targino, ex-deputado estadual, e Osnildo de Freitas Targino, ex-prefeito de Messias Targino, sendo estes dois últimos já falecidos.
Socorro foi prefeita do Município no período de 1978 a 1982, quando elegeu seu sucessor, Edmilson Fernandes Jales, com o qual tinha um parentesco não tão distante.
Com o rompimento politico imposto por aquele em favor de quem ela foi decisiva para eleger prefeito, ela e a sua família esperaram vinte e dois anos para novamente vencerem uma campanha eleitoral municipal. Em outubro de 2004, a sua filha Francisca Shirley Ferreira Targino foi eleita prefeita de Messias Targino, sendo reeleita em outubro de 2008.
Depois de dois mandatos seguidos de Shirley Ferreira Targino como prefeita do Município, o grupo elegeu como prefeito o neto de Socorro, Arthur de Oliveira Targino, o que ocorreu em outubro de 2012. Shirley foi também secretária de Estado de Trabalho, Habitação e Ação Social durante parte do governo de Rosalba Ciarlini, de quem as duas - Socorro e Shirley - sempre foram muita amigas.
Mesmo sem mandato, Socorro sempre teve uma atuação politica muito forte. Ela sempre esteve no dia a dia messiense, mesmo quando seu grupo político não estava no poder.
Durante o período de gestão de Maria do Socorro à frente do Município, grandes conquistas chegaram a Messias Targino, tais como o serviço de água ofertado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN, um posto telefônico comunitário da agora extinta Telecomunicações do Rio Grande do Norte - TELERN, uma unidade do Projeto Casulo (atual Creche Infantil Elza Jales) e a Escola Municipal Professor Júlio Benedito.
Sem mandato, ela atuou pessoalmente ou através da Fundação Valmir Targino para conseguir benefícios em prol de Messias Targino.
Agora, o povo messiense se despede de quem teve uma vida voltada a lhe servir como agente política.
Fonte: Blog o Messiense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário