email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

História: Registro de Óbito do Coronel João Dantas é de 22 de Agosto de 1882.



O coronel João Dantas de Oliveira, segundo livro História de Patu do historiador Petronilo Hemetério Filho, foi amigo e depois inimigo do cangaceiro Jesuíno Brilhante, faleceu em Patu em 1.882.

Veja o registro de óbito.

TRANSCRIÇÃO PALEOGRÁFICA feita por Fábio Nogueira (de Firmino), a partir de pesquisa para a sua genealogia, DO REGISTRO DE ÓBITO DO CORONEL JOÃO DANTAS DE OLIVEIRA, CONSTANTE NA FOLHA 96, DO LIVRO 1 DE ÓBITOS DA PARÓQUIA DE PATU RN.

Aos vinte e dois de agosto de mil oitocentos e oitenta e dois, em uma catacumba, neste cemitério de Patu, em cuja regência parochial me acho, sepultou-se o cadáver do Coronel João Dantas de Oliveira, casado com Dona Maria Severiana Dantas da Rocha nesta mesma freguesia. Faleceu de mortes normais, tendo recebido os sacramentos, e contando sessenta e oito annos de idade, e seu corpo (?vestiu? a respectiva farda), foi depois por mim encomendado; do que para constar, faço este termo, que assigno.

Vigário Pedro Soares de Freitas.


O coronel da Força Nacional do Brasil, João Dantas de Oliveira, segundo registro no livro do Historiador Raimundo Nonato, Jesuíno Brilhante - O Cangaceiro Romântico - se envolveu com o dito cangaceiro no episódio do assalto a cadeia pública de Pombal PB, onde Jesuíno Brilhante arquitetou a fuga do seu irmão Lucas.  O Coronel João Dantas foi acusado de facilitar a fuga, ido a julgamento duas vezes, sendo inocentado nas duas vezes.

O coronel João Dantas possuía uma residência (fortaleza) no sítio Patu de Fora, sendo o atual proprietário o senhor Alfredo Leite, já falecido.

Segundo o registro de óbito da igreja de Nossa Senhora das Dores, João Dantas de Oliveira, faleceu em 22/08/1882, sendo sepultado no antigo cemitério de Patu.

Residência do Coronel João Dantas no Sítio Patu de Fora.

Antigo Cemitério de Patu RN




Nenhum comentário:

Postar um comentário