quarta-feira, 17 de novembro de 2021

História: Antiga Residência do Coronel João Dantas em Patu pode ter sido construída pelo Padre Bernardino José da Rocha Formiga.

 


O Coronel João Dantas de Oliveira nasceu no ano de 1814, provavelmente no município de Patu. Depois de muitos anos foi residir na Vila de Pombal, sertão da Paraíba, onde ingressou na Força Nacional, se tornando um homem importante e poderoso naquela região. Ele casou com a Senhora Maria Severiana Dantas da Rocha, segundo consta esta informação no registro de óbito da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, datada de 22 de Agosto de 1882. Dona Maria Severiana, esposa do Coronel João Dantas, era filha do Português Bernardino José da Rocha, que segundo artigo de José Tavares de Araújo Neto, publicado no Blog Liberdade PB, foi  construtor do antigo mercado público da cidade de Pombal. O português tinha também um filho que era construtor, Bernardino José da Rocha Formiga, que foi o construtor da cadeia pública de Pombal-PB e que também era padre, com atuação no município de Catolé do Rocha-PB. 

Há evidências que, devido vários problemas políticos e de justiça, o Coronel João Dantas de Oliveira tenha voltado a residir em Patu e construiu uma residência no Sítio Patu de Fora, alguns chamam de Fortaleza do Coronel João Dantas. 



É bastante provável  que a chamada fortaleza do Coronel João Dantas de Oliveira tenha sido construída pelo padre Bernardino José da Rocha Formiga, cunhado do Coronel João Dantas de Oliveira. Os motivos que se faz acreditar nesta hipótese são de que, o Coronel tinha seu cunhado como construtor e que o mesmo tinha construído a cadeia Pública de Pombal, bem como a semelhança da arquitetura da época, se comparando as duas construções, onde as mesmas possuem formatos e acabamentos semelhantes.

A residência do Coronel João Dantas de Oliveira encontra-se em ruínas, onde apenas algumas paredes estão de pé. 

Portanto, é muito provável que a fortaleza do Coronel João Dantas de Oliveira, tenha sido construída pelo Padre Bernardino José da Rocha Formiga, filho do Português Bernardino José da Rocha, sogro do Coronel João Dantas de Oliveira.


Reportagem:  Aluisio Dutra de Oliveira.

Blog A Folha Patuense.

Fonte das Informações:  José Tavares de Araújo Neto.

Fonte: Liberdade PB.

Publicado em: 29/03/2021 por Alysson Pereira


Nenhum comentário:

Postar um comentário