email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

A História de "Beto Sambola".



Francisco das Chagas de Oliveira, popularmente conhecido por "Beto Sambola" nasceu em Patu no dia 13 de Janeiro de 1967. Filho de José Paulino da Costa de Oliveira, conhecido por "Zé Sambola", e de dona Raimunda Jorge de Oliveira, conhecida por Raimunda Maria do Patu de Fora. O apelido "Sambola" veio do seu avô Severino Sambola e do seu pai Zé Sambola. Seus irmãos são: Valdenice Paulino de Oliveira "Vanda"; Dalvanice Paulino de Oliveira "Dalva"; Marlene Paulino de Oliveira e Francisco de Assis de Oliveira, "Nim".

Beto Sambola, quando nasceu, residiu um período no Bairro da Capela de Santa Teresinha, próximo a residência de João de Artur. Durante a sua infância ele constantemente apresentava problemas de saúde, era uma criança doente, fato que prejudicou muito a sua vida. Estudou suas primeiras séries na Escola Municipal Raimundo Nonato, na época localizada no Bairro do Quartel. Devido problemas em casa e os  seus problemas de saúde, que muitas vezes deixa o mesmo nervoso e de comportamento alterado, resolveu sair de casa e morar sozinho. Beto Sambola conseguiu uma casa, doada na época na gestão do prefeito Possidônio Queiroga, no Conjunto Nova Patu, bairro hoje denominado de José Godeiro da Silva,  onde o mesmo  agradece muito pelo gesto do ex-prefeito. Beto Sambola teve que vender a sua casa, segundo ele, por questões financeiras, tendo que comprar remédios e alimentação. Ele disse que sua vida sempre foi difícil, incompreendido por algumas pessoas, que segundo ele, "desaqueta o mesmo" ou seja, tira o seu sossego, "aperreia", mexe com ele, chegando algumas vezes a jogar pedras e ser ameaçado. Beto Sambola relata também que sofreu um acidente de carro no trecho Almino Afonso a Pau dos Ferros e que Deus deu o livramento ao mesmo. Beto Sambola, que também recebe o nome artístico de Elizabeth,  disse que atualmente reside em Caraúbas e também em Patu, continuando vivendo sozinho, com a renda do  seu benefício previdenciário.

Beto Sambola é um personagem do folclore de Patu, anda prá cima e prá baixo em sua bicicleta, falando, cantando, reclamando, denunciando alguma coisa, é o jeito dele. No período das campanhas políticas, ele participa de todas as carreatas, passeatas, motociatas de qualquer candidato. Seja qual for a cor do candidato, vermelho, verde, azul ou amarelo, ele está pronto, todo ornamentado com sua bicicleta para ser o "abre alas" na avenida  Lauro  Maia. O difícil mesmo é alguém saber quem ele realmente votou no dia da eleição, porque ele promete votar em todos, isso já faz parte da sua cultura. Pedimos aqui a compreensão das pessoas que entendam a pessoa de Beto Sambola, respeite a vida dele, não o perturbe. Se ele é agressivo, o motivo são as provocações. 

Beto Sambola é um personagem popular, conhecido por todos, ficou muito feliz em saber  que muito agira irão conhecer a sua história. Ele merece fazer parte da história de Patu. Sua história fará parte do livro Patu: A História da Sua Gente. - Volume 2 -  do professor Aluisio Dutra de Oliveira, que será lançado no ano de 2022.


Fonte das Informações.

Francisco das Chagas de Oliveira "Beto Sambola".

Marlene Paulino de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário