email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Especial: Raimundo Crente - 90 Anos de Vida!!!


 

Raimundo Miguel da Silva, filho de Cícero Miguel da Silva e Rosa da Conceição, nascido em 17/08/1931 no Sítio Canto na Serra do Lima, Patu RN, o segundo filho de sete irmãos de um casal pobre, analfabeto, mas, nasceu com uma inteligência extraordinária, estudou apenas uma cartilha de ABC no Lima por apenas seis meses. Aos 15 anos ele vai a Mossoró e vê um banco de carpinteiro o qual, traz na sua memória, chagando a Patu, na Serra do Lima, tira madeira e faz igual, utilizando serrote, plaina e uma grosa. A partir daí passa a desenvolver a arte da carpintaria. Em 17/07/1947, durante um culto realizado na residência do senhor João Pedro Nogueira, na comunidade rural Gameleira, aceitou Jesus e passou a ser evangélico, com a idade de 16 anos, iniciando a sua trajetória cristã, tendo como companheiros: Rossival Sabóia, Mafaldo e José Severino. Durante os cultos realizados na comunidade Gameleira, iniciou namoro com a jovem Rita Alves Nogueira, filha do senhor João Pedro Nogueira e Maria Alves Nogueira.

No ano de 1950, ainda solteiro, constrói uma casa de alvenaria na sua comunidade. Em 1951 casaram-se e foram residir na casa que construiu, residindo por quatro anos. Ali, trabalhava durante a semana e no sábado à noite subia a serra com a feira em um lombo de um jumento, descendo na segunda feira pela madrugada, e assim era a sua rotina.

Raimundo Crente possuía uma oficina de móveis, sendo a primeira movelaria da cidade de Patu, começando a enfrentar grandes desafios, morando em casa de aluguel até o ano de 1958, quando chega uma seca severa e resolve vender tudo e viaja a Fortaleza-CE e compra uma passagem de navio para estado do Pará, a fim de trabalhar na extração de borracha, mas infelizmente não conseguiu, ficou aguardando chamado que nunca veio. Decidiu ir a Patos na Paraíba no ano seguinte comprar um motor e novamente montou a sua oficina de móveis com muita dificuldade, mas, sempre com fé, enfrentando os desafios.

No ano de 1960 ele comprou uma gleba de terra no Sítio Manuê e começa a construir a sua residência. No ano de 1962, o proprietário do prédio da sua oficina de móveis pede ao mesmo e seu local para trabalhar, ele juntou tudo e levou para o Manuê, que na chuva e no sol os equipamentos se deterioraram e vendeu-os para o ferro velho. A partir do ano de 1963, seu Raimundo Crente passa a desenvolver a profissão de pedreiro, carpinteiro ambulante, sem nunca abandonar a agricultura. No ano de 1969, em meio a grandes dificuldades chega a sua residência, o padre Henrique Sptz e convidou-o para trabalhar como carpinteiro na construção do Santuário do Lima, permanecendo por nove anos na responsabilidade da carpintaria da obra. Durante esse período ficou no comando da agricultura, sua esposa Rita Nogueira e filhos, pois o mesmo havia arrendado por dois anos, no ano de 1972, o sítio Vertentes, do proprietário, Josa Baiano.

No ano de 1974, Raimundo Crente recebeu convite da sua tia Brasilina Félix, para tomar conta do sítio Cafarnaum, a mesma era solteira e de idade avançada, não tendo condições de cuidar, então, mesmo trabalhando no Santuário do Lima, sua família passou a desbravar o pé da serra do Cafarnaum.

No ano de 1978, termina a jornada de trabalho no Santuário do Lima, passando então a dar mais ênfase à agricultura, mesmo assim, continuou como pedreiro, trabalhando com o senhor João Cardoso, com o mesmo fez várias construções em Patu e em outros lugares. Apesar das intempéries da vida, sempre com muita perseverança, coragem, fé e com a ajuda incansável e sábia de sua mui digna esposa, Rita Alves Nogueira. Com ela teve 21 filhos, criaram 15, são eles: Adamastor, Otoniel (in memoriam), Eudes, (in memoriam), Uziel, Edna, Eudina, Rafael, Manacés, Edneide, Eudilene, Eurani, Eleni, Elineide, Rita Filha e Raimundo Júnior. Formando assim uma prole de 15 filhos, 42 netos, 46 bisnetos e 8 tataranetos.

No ano de 2010, primeiro de abril, falece a sua querida esposa que juntos viveram 58 anos, 6 meses e 16 dias. Após um ano e seis meses, em meio à solidão e seu trabalho duro, o mesmo foi acometido de uma cegueira irreversível, mesmo assim, por 3 anos fica em Patu na companhia de sua filha Eurani. Em 22/03/2016 ele resolveu ir morar com sua filha Elenilde, no Sítio Cacimbinhas, município de Rafael Godeiro, permanecendo até os dias atuais. 

Aos 88 anos de idade permanece lúcido, um arquivo vivo, um contador de histórias, como das personalidades históricas: Almino Álvares Afonso, Tiradentes, Juscelino Kubitschek, entre outras histórias.

Seu Raimundo Crente foi um colaborador na obra do senhor Jesus Cristo. No ano de 1949, com apenas 18 anos de idade, vai à Serra do Cafarnaum tirar madeira, lavra e traz para Patu e fez as portas e janelas do primeiro templo da Igreja Assembleia de Deus, como também sua cobertura, cuja inauguração aconteceu em 26 de outubro de 1952. A sua profissão de carpinteiro ocasionou convites para fazer a cobertura de outros templos na região, até mesmo em Natal, a convite do Pastor João Gomes da Silva (in memoriam). Apesar de ser um semianalfabeto, aprendeu a ler e memorizar tanto a Bíblia Sagrada como vários livros com muito conhecimento vindo da parte de Deus, mas, a sua maior dedicação era a escatologia bíblica, o Apocalipse.


Fonte: Manacés Silveira e Elenilde.

Livro: Patu a História da Sua Gente.

Autor: Prof. Aluísio Dutra de Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário