terça-feira, 1 de junho de 2021

Deputada Natália Bonavides solicita às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde a inclusão das lactantes no Plano de Vacinação




A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) Solicitou à Secretaria Estadual de Saúde do RN (SESAP/RN) e à Secretária Municipal de Saúde de Natal (SMS) a inclusão das lactantes no Plano Estadual e Municipal de Vacinação contra a COVID-19, no Rio Grande do Norte e em Natal, para que sejam vacinadas juntamente às gestantes e puérperas, com ou sem comorbidades, independentemente da idade de seu filho.

“Em 2020 o Brasil registrou uma média 899 mortes de bebês menores de um ano por Covid, segundo dados da organização de saúde Vital Strategies, sendo considerado o país com maior número de óbitos dessa faixa etária no mundo. As mulheres que amamentam protegem esses bebês. A vacinação é urgente”, destacou Natália Bonavides.

Pesquisas desenvolvidas, como a da revista científica americana "The Journal of the American Medical Association (JAMA)", comprovam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente, o que garante a imunização de duas pessoas a partir de uma única dose de vacina. Essa se mostra uma estratégia de imunização eficiente e econômica, além de estar associada a uma política pública de incentivo à amamentação.

Há outros estados no Brasil onde a vacinação desses grupos já está acontecendo, como é o caso da Bahia e Piauí. Na Bahia, inclusive, a vacinação está ocorrendo desde o dia 13 de maio e mais recentemente foi ampliada para lactantes com filhos de até 12 meses.


Fonte:Mandato da Deputada Fátima Bonavides.



Nenhum comentário:

Postar um comentário