email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 8 de junho de 2021

“A defesa da saúde, da ciência e da verdade venceu”, diz Natália Bonavides sobre projeto que legaliza o cultivo da Cannabis para uso medicinal no Brasil


 


O projeto de lei (PL 399/2015) que regulamenta o uso medicinal e o cultivo de cannabis foi aprovado na comissão especial da Câmara dos Deputados hoje (08). Por 18 a 17 a aprovação veio após muitos debates e a obstrução de deputados bolsonaristas. 

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) faz parte da comissão e tem defendido fortemente a pauta em defesa das milhares de famílias que necessitam do medicamento. No twitter, a parlamentar pontuou: "VITÓRIA! Projeto da cannabis medicinal aprovado na Comissão! A defesa da saúde, da ciência e da verdade venceu!". Já durante sua fala no plenário da Câmara, a deputada petista fez a defesa do projeto citando casos de usuários da cannabis medicinal que tiveram suas vidas mudadas após o uso do medicamento.

"Gostaria de falar aqui de uma criança que teve 150 crises de convulsão por causa de epilepsia em um dia e que hoje tem uma por mês ou até mesmo nenhuma. Eu queria falar aqui de uma mãe que passou tanto tempo prostrada numa cama por causa dos efeitos devastadores de uma quimioterapia e que hoje consegue realizar atividades simples como buscar seu filho na escola. Eu estou falando aqui da Cannabis Medicinal. Nós estamos falando aqui de um projeto de lei que reconhece aquilo que  estudos científicos do mundo inteiro já vem atestando, aquilo que outros países como Canadá, Austrália, Israel e Argentina já vem adotando em seus países, que é essa regulamentação de que os tratamentos a base de Cannabis, eles devem ser, não só legalizados, mas devem, inclusive, constar no sistema de saúde do nosso país”, destacou Bonavides.

A previsão regimental é de que o projeto vá diretamente para o Senado, se não houver recurso para levar a votação para o plenário da Câmara.

Foto: Cleia Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário