email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

História da Segurança Pública em Patu-RN

Segundo informações do Livro História do Município de Patu, os registros sobre a segurança pública em Patu data do ano de 1923. Naquela época a segurança pública era comandada pelo Tenente Machado que depois foi comandada por outros militares, Tenente Laurentino Ferreira de Morais, Francisco Solon de Andrade, Napoleão Agra, José Rosa, Francisco Izídio de Lima entre outros. Durante muitos anos a cadeia pública e a Delegacia de Polícia de Patu ficaram instaladas no Edifício Castelo Branco, adquirido na gestão do prefeito Rafael Godeiro da Silva, localizado no centro da cidade, à rua Dr. José Augusto. Depois esse prédio serviu para as instalações das seguintes repartições públicas: INCRA, IBGE, Posto da CIDA, Agência dos Correios e Telégrafos, Serviço de Alto Falante e sede do Poder Legislativo, ou seja, um centro administrativo de Patu.
Em 11 de julho de 1961, foi instalada a Companhia de Petrechos (armas e munições)  de Patu-RN. Seu primeiro comandante foi o segundo Tenente PM Virgílio Tavares da Silva – Tenente Tavares. O primeiro comandante da Cia de Polícia de Patu, hoje Coronel Virgílio Tavares da Silva é natural de São José de Mipibu-RN, nascido em 3 de maio de 1933, filho de Joaquim Lourenço Tavares e de Francisca Gomes da Silva. Casado com Maria Hélia Moura da Silva, natural de Natal, tiveram quatro filhos: Valter Muniz Tavares, Vilma Lúcia Muniz Tavares, Virgílio Tavares da Silva Júnior e Marcos Alexandre Moura Tavares. Ingressou na amada Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte no dia 3 de fevereiro de 1953 e em 25 de agosto de 1959 foi declarado Aspirante a Oficial. Em 25 de dezembro de 1982 foi promovido ao posto de coronel e no dia 16 de março de 1987 tomou posse como comandante Geral da PMRN, recebendo do também coronel PM – Valdomiro Fernandes da Costa 20/11/1935 – 05/06/2006) que comandou a gloriosa corporação até 20 de março de 1991, passando para o coronel PM Luiz Pereira. Principais funções desempenhadas pelo Coronel  Virgílio Tavares:
a) Como Oficial Subalterno e Intermediário: - Cmt da antiga 3ª CPM/2º BPM, atual 2ª CPM/7º BPM, sediada em Patu; comandante da Companhia de Comando, sediada em Natal, Interventor (PREFEITO) do município de Cerro Corá-RN, Interventor do município de Assu-RN.
b) Como Oficial Superior: - Comandante do 1º BPM, sediado em Natal; comandante do antigo CPC-Comando do Policiamento da Capital, atual CPM-COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO; Chefe da 3ª Seção/EM; Diretor da Diretoria de Finanças; Diretor da DAL-Diretoria de Apoio Logístico; Chefe do Estado Maior e Sub Comandante da PMRN e comandante Geral da Polícia Militar no período de 1987 a 1991, na gestão do então governador Geraldo Melo.  O Coronel Virgílio Tavares transferiu-se para a reserva remunerada no dia 11 de março de 1991. Em 17 de maio de 1962, o primeiro Tenente PM Marcílio Pinto da Silva – Tenente Marcílio é designado para comandar a Cia de Petrechos, em substituição ao Tenente Tavares. Em 16 de julho de 1962, o primeiro Tenente PM Luiz de França – Tente França é designado para comandar a Cia de Petrechos, em substituição ao Tenente Marcílio. Em 23 de agosto de 1962, o aspirante Mauro Teixeira de Souza – Aspirante Mauro, passa a responder pela função de Comandante da Cia de Petrechos, em substituição ao Tenente França. Em 11 de julho de 1965, o Capitão José Pereira da Silva – Capitão Pereira, assume o  comando da Companhia, em substituição ao Aspirante Mauro Teixeira. Em 11 de julho de 1968, o Capitão Francisco Pereira do Nascimento – Capitão Nascimento, assume o comando da Cia em substituição ao Capitão Pereira. 
Em 30 de março de 1973 o Governador Cortez Pereira e sua comitiva chegava de avião a Patu, onde o mesmo aterrizou no Campo de Pouso da Fazenda Lajes. Na oportunidade o Governador Cortez Pereira, com o coronel Mauro Luiz Gomes dos Santos vieram a Patu para a inauguração da 3ª Cia de Polícia Militar, pertencente ao 2º Batalhão de Polícia Militar. Após a inauguração da Cia de Polícia Militar todos foram para inauguração do Açude do Paulista, na zona rural do município. Em 17 de julho de 1973, o segundo Tenente PM Luiz Pinheiro – Tente Luiz Pinheiro assume interinamente o Comando da Cia da 3CPM/2BPM, em substituição ao Capitão Nascimento. Em 8 de julho de 1974, o segundo Tenente PM Expedito Ferreira de Souza – Tenente Expedito (hoje desembargador do Tribunal de Justiça do RN) é designado para assumir a função de Comandante Interino da Cia de Petrechos e no dia 11 de julho de 1974, Tente Expedito, é designado para assumir a função de Comandante da Cia da 3CPM/2BPM, em substituição ao tenente Luiz Pinheiro.
Segue a relação dos demais comandantes que estiveram a frente da 3a Companhia de Polícia de Patu, pertencente ao Segundo Batalhão de Polícia Militar, com sede em Mossoró. Hoje a Cia de Polícia de Patu é subordinada ao Batalhão de Polícia Militar, com sede na cidade de Pau dos Ferros.
Outros Comandantes da Cia de Polícia de Patu: 
Capitão Geraldo de Oliveira – Capitão Geraldo Maia – 20/04/1975.
Capitão Antônio de Pádua Crizanto – Capitão Pádua – 20/08/1976.
Capitão Marcílio Pinto da Silva – Capitão Marcílio – 12/08/1977.
Capitão Hugo Nunes de Melo – Capitão Hugo.
Primeiro Tenente Nelson Ferreira de Lima – Tenente Nelson – 10/08/1982.
Capitão Sebastião Teotônio de Melo Filho – Capitão Teotônio – 20/04/1975.
Primeiro Tenente José Humberto de Lima – Tente Humberto – 23/08/1984.
Capitão Paulo Frassat de Oliveira – Capitão Frassat.
Capitão Marcos Rodrigues Pinheiro – Capitão Marcos.
Capitão Gervázio Protázio Bentes – Capitão Gervázio – 08/08/1989.
Capitão Fernandes Formiga da Silva - Capitão Formiga.
Capitão Laerson José Costa - Capitão Laerson.
Capitão Manoel Evaristo Silvério – Capitão Silvério – 18/04/1994.
Capitão Francisco Oliveira de Brito – Capitão Brito.
Capitão Jânio Marinho da Silva - Capitão Marinho.
Capitão Elias Cândido de Araújo – Capitão Elias.
Capitão Elyause Moeira da Silva Júnior – Capitão Elyause – 29/08/1996.
Capitão Romualdo Borges de Farias – Capitão Romualdo.
Primeiro Tenente Humberto Hermógenes Pimenta – Tenente Humberto.
Primeiro Tenente Haroldo Taveira Egídio – Tenente Egídio.
Capitão Davi Alves Cavalcante – Capitão Cavalcante – 2002.
Capitão Reginaldo Nunes da Silva – Capitão Silva -  06/07/2006.
Capitão João Carlos Augusto de Souza - Capitão Carlos Souza.
Primeiro Tenente Messias Adelino Alves – Tenente Adelino – 26/07/2011.
Capitão Yure Pessoa Ferro – Capitão Ferro – 70/10/2012.
Primeiro Tenente Messias Adelino Alves – Tenente Adelino – 06/11/2011.
Capitã Myria de Freitas Suassuna – Capitã Myria – 13/06/2012.
Capitão Aderlan Bezerra de Araújo – Capitão Aderlan.
Primeiro Tenente Flávio Oliveira de Amorim – Tenente Amorim.
Capitão Júlio César de Oliveira Soares – Capitão Júlio César. Atualmente a Cia de Polícia de Patu é comandada pelo Capitão Messias Adelino Alves – Capitão Adelino. Um momento especial e importante que aconteceu na sede da Cia de Polícia de Patu foi no dia 13 de julho de 2004 quando foi realizada uma solenidade presidida pelo Coronel Tavares, primeiro comandante da Cia de Polícia de Patu nos anos 60, na oportunidade diplomas foram entregues há várias personalidades do município, pelos relevantes serviços prestados a Polícia Militar. Na oportunidade a senhora Maria de Artur recebeu o diploma das mãos do Coronel Tavares, bem como outras personalidades do município. Em 20/03/2009 foi realizada solenidade de passagem de comando da 2ª Companhia de Polícia Militar do 7º Batalhão de Polícia Militar.  A solenidade aconteceu no pátio interno da  CPM. Na oportunidade o Capitão QOPM Reginaldo Nunes da Silva deixou o comando da 2ª Cia,  assumindo em seu lugar o Capitão QOPM Carlos Sousa. A solenidade contou com a presença do comandante do policiamento do interior Cel. Freitas e do comandante do 7º BMP –  Pau dos Ferros,  Major Romualdo. Várias autoridades do município participaram da solenidade entre elas destacamos: Maria de Lourdes Costa (Presidente da Câmara Municipal), Wanda Godeiro (Secretária Municipal de Saúde), Vereadores: Resenildo Ernesto, Carlos Godeiro, Lucélia Ribeiro, Maria Helena Gentil, Bodinho e Ana Cristina; Pastor Valdemar Félix, professor Aluísio Dutra de Oliveira, prefeita eleita Evilásia Gildênia, Petronilo Hemetério, Aguinaldo Gomes, Sandoval Moura, Tarcísio Godeiro, José de Arimatéia, Francisco Alves Filho (presidente da CDL), familiares dos policiais e demais pessoas da comunidade. Nesse dia aconteceu desfile militar da tropa pertencente a Cia de Polícia de Patu, abrangendo Patu e Região. Durante sua história o município de Patu também teve atuação de delegados civis, podemos citar: Joaquim Godeiro da Silva, Miguel Godeiro da Silva, Sidrônio Andrade de Melo, Joaquim Godeiro Sobrinho (Quinca Godeiro), Francisco Benjamim, José Dantas da Silva, Pedro Inácio de Oliveira e Luiz Domiciano da Costa. Segundo o historiador Petronilo Hemetério Filho, no ano 2000, houve uma modificação nas polícias, ficando a Cia de Polícia Militar comandada por um Capitão PM Militar, como já era de costume e de Delegacia Civil a ser comandada por um Bacharel em Direito. Após esse desmembramento, os delegados civis que atuaram em Patu foram: Renato da Silva Oliveira, Inácio Rodrigues Lima Neto, Ridalgo Pequeno de Lima, Luiz Fernando Sávio de Eliezer Pinto, Fernando Antônio da Silva Alves, Caetano Baumman de Azevedo, Eraldo Cordeiro de Lima, Hebert Luiz Henrique, George David Costa Souza Leão e Dr. Sandro Régis. Atualmente ocupa o cargo de delegado regional da Polícia Civil o Dr. Paulo Petronilo da Silva Nilo e como delegado municipal, Verilton Carlos Barbosa Pereira. 
Aqui retratamos um pouco da história da segurança pública do município de Polícia de Patu. A Cia de Polícia de Patu e as Delegacias Regional e municipal prestaram e prestam, ao longo de sua história, relevantes serviços ao município de Patu bem como várias cidades da região do Médio Oeste Potiguar, área de sua atuação. 

Fonte informativa: Subtenente PM RR, Antônio Apolinário do Nascimento Filho, através de alguns registros na Companhia de Polícia de Patu. O subtenente Apolinário, trabalhou 37 anos, 8 meses e 9 dias de efetivo serviço na Companhia de Patu, natural de Patu-RN, nascido na fazenda Lajes, ingressou na PM no dia 08 de junho de 1979 e durante esse tempo sempre trabalhou na parte burocrática da Companhia e foi Delegado de Polícia das cidades de Messias Targino por duas vezes e uma vez na cidade de Almino Afonso-RN, mas sempre desempenhando a função de sargenteante  da Companhia, sem prejuízos das outras funções.
Outra Fonte: Livro História do Município de Patu – Autor: Petronilo Hemetério Filho. 
Revista: Roteiros de Patu – Autor: Miguel Câmara Rocha.
Fonte: Revista Ação Policial.
Blog do STPM Jota Maria.

Antigo prédio da Delegacia e cadeia pública de Patu


Capitão Geraldo Bento


Tenente Humberto Hermógenes

Capitão Geraldo Maia

Capitão Gervásio Bentes




Capitão Carlos Sousa e Capitão Reginaldo Silva








Capital Davi Alves Cavalcante
Capitã Myria Suassuna

Capitão Aderlan Bezerra

Delegado Civil Dr. Renato Oliveira

Delegado Dr. Sandro Régis

Delegado Dr. Inácio Rodrigues



Capitão Elyause Moreira Júnior
Capitão Messias Adelino Alves 

Sargento Antônio Apolinário Filho
Colaborador e também redator dessa matéria especial sobre a segurança pública em Patu RN







Nenhum comentário:

Postar um comentário