email atual aluisiodutra@gmail.com

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Governo propõe criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Curimataú



Representantes do movimento SOS Rio Piquiri, apresentaram um diagnóstico com o foco na região que abrange o manancial. O relatório mostrou o desmatamento nas proximidades do rio, poluição, assoreamentos, incêndios nas matas e construção de barragens, sem a devida fiscalização, que geram inúmeros prejuízos ao meio ambiente, consequentemente à população local e podem provocar um colapso no abastecimento da região.

Fátima enfatizou o comprometimento do Governo em implementar as ações apresentadas pelo SAR para combater os atos predatórios que comprometem a sobrevivência dos rios. Falou ainda sobre a importância da instituição do Comitê das Bacias Hidrográficas do rio Piquiri. “Eu tenho acompanhado o empenho do SAR, que há anos desenvolve ações tão relevantes junto aos trabalhadores do campo e da cidade. Enquanto senadora estive à frente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, na luta pelo direito à água. Um amplo Trabalho com a Caravana das Águas, mobilizando os prefeitos dos municípios envolvidos, a igreja católica e movimentos sociais para retomar as obras da transposição do rio São Francisco e os comitês de bacias hidrográficas que atuam com muita competência e de maneira propositiva, trazendo bons resultados”, destacou.

Francisco Camuru Paiva, presidente do Instituto de Gestão de Águas (Igarn) destacou que para além da fiscalização, é preciso trabalhar para promover a educação ambiental, para o melhor uso e reuso das águas. “A revisão do plano estadual de recursos hídricos será apresentada hoje. O Governo vai buscar recursos de compensação ambiental, por meio da Agência Nacional das Águas (ANA), integrando os comitês das bacias hidrográficas e realizar reflorestamento com remuneração, gerando também renda para estas comunidades. São ações de médio e longo prazo para preservar nossos rios e garantir o abastecimento da população”, enfatizou.

A criação do Comitê das Bacias Hidrográficas permitirá o trabalho de fiscalização e fortalecerá a união de todas as instâncias.

Fonte: www.rn.gov.br
moraisneuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário