email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Realizado em Apodi Encontro Estadual de Sementes da Tradição.

Foi realizado nos dias 26 e 27 de outubro na cidade de Apodi, Encontro Estadual de Sementes da Tradição, organizado pela Asa Potiguar, onde reuniu guardiões e guardiãs de sementes.  A abertura ocorre na manhã do dia 26/10 com uma apresentação das diferentes estratégias de cultivo, preservação, multiplicação e fortalecimento das sementes da Tradição Potiguar. No dia 27/10 aconteceram momentos de partilha de experiências atualmente em desenvolvimento, com a coordenação do agrônomo Fabrício Edino, do Seapac.
A partilha foi feita por representantes das Microrregiões do Mato Grande, Trairi e Médio Oeste. Os participantes partilharam as experiências coletivas de trabalhos como o resgate, a preservação e a multiplicação de sementes, concluindo com um debate em plenário. Foi realizada na noite de 26/10  pela Rede Xique-Xique uma feira de exposição e troca de sementes. “A ideia foi levar os agricultores a comprar, trocar e distribuir sementes e produtos oriundos da agricultura familiar”, esclareceram os organizadores.
No dia 27/10 foi realizada discussão sobre as sementes como “um patrimônio genético da humanidade”, com abordagem de Nilton Júnior, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O objetivo foi provocar debate e reflexão sobre os desafios para responder “quais estratégias de enfrentamento precisam ser criadas enquanto rede para lutar contra o modelo de agricultura contrário ao da agricultura familiar”.
Fonte: SEAPAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário