email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Audiência pública na AL/RN discute saídas para crise na UERN

A Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do RN (ALERN) em Natal, na tarde de ontem (17)  que discutiu a autonomia financeira da universidade, situação dos aposentados (Saiba mais sobre a situação do aposentados AQUI e os atrasos salariais de docentes e técnicos, apresentou importantes encaminhamentos na luta das categorias contra o sucateamento da UERN.   

A presidenta da ADUERN, Rivânia Moura apresentou um histórico dos recentes ataques do Governo a professores e professoras da UERN e as ações que o movimento docente tem tomado para resistir à retirada de Direitos. Ela lembrou que a “crise” no sistema previdenciário do Estado nada mais é do que fruto do sucateamento promovido pelos gestores.

“A defesa dos aposentados e aposentadas na folha de pagamento da UERN é a defesa da história desta universidade. Siginifca a valorização dos docentes que a construiriam e sentem orgulho de fazer parte dela. Significa valorizar as pessoas que dedicaram sua vida, seu trabalho, seu suor, para consolidar a universidade que temos hoje” defendeu Rivânia.

Entre os encaminhamentos firmados na audiência pública, destaca-se o compromisso firmado pelo secretário estadual de Administração e Recursos Humanos, Cristiano Feitosa, de  agendar uma audiência com o governador Robinson Faria,  a fim de tentar resolver a crise na universidade. Em seu pronunciamento, Cristiano afirmou ser um defensor da manutenção da UERN, enquanto instituição pública e de qualidade.

O Deputado Fernando Mineiro (PT) também apresentou propostas de encaminhamento. Ele explicou que o montante referente aos salários dos aposentados da UERN pode ser mantido no orçamento do Estado sem prejuízo algum nem necessidade de mudança para o IPERN e que ou o Governo mantém ou a própria AL/RN pode solicitar a manutenção dos aposentados na folha.  Mineiro também lembrou que é necessário fazer um estudo detalhado sobre a situação do auxílio-saude, observando se é possível garantir sua manutenção.

Além de Mineiro, participaram  também da atividade os parlamentares Larissa Rosado (PSB), que foi propositora da Audiência, George Soares (PR), Souza (PHS), Getúlio Rêgo (DEM) e Marcia Maia (PSDB). Na oportunidade, todos os deputados presentes garantiram apoio para que os aposentados da UERN mantenham seus benefícios e permaneçam na folha de pagamento.

Também estiveram presentes, compondo a mesa de trabalho, a Reitora em exercício da UERN, Fátima Raquel, o vereador Francisco Carlos, representando a Frente Parlamentar e Popular em Defesa da UERN,  o Diretor do Setor de Aposentados da ADUERN,  Felipe Caetano, o Diretor do ANDES/SN, Gautier Falconieri, além de representação do IPERN e do Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário