email atual aluisiodutra@gmail.com

quinta-feira, 21 de maio de 2015

UERN debate a importância do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de graduação

Elevação da Qualidade


Elevação da Qualidade
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promove nesta quarta-feira (20) no auditório da Faculdade de Educação Física, noCampus Central, o Seminário Temático: Núcleo Docente Estruturante e Ensino de Graduação: Uma Articulação Necessária. A Profa. Dra. Jakeline Alencar Andrade, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, abriu o ciclo de debates.
Professora da área de Psicologia da Educação e vice-coordenadora do curso de Pedagogia, do Departamento Fundamentos da Educação da UFCE, Jakeline Alencar abriu o ciclo de debate, às 8h, falando sobre “A Importância do Núcleo Docente Estruturante para a elevação da qualidade dos cursos de graduação". O debate foi basicamente em como o Núcleo de Docente Estruturante aumenta ou contribui para a qualidade dos cursos, no sentido de que o núcleo é um grupo de professores, escolhidos ou eleitos junto as coordenações de todos os cursos da Universidade, e tem como objetivo um comprometimento de acompanhamento, de supervisão e de regulação dos cursos. São professores que devem acompanhar o projeto pedagógico do curso e zelar pela sua efetivação dentro dos cursos.
Ela comentou que o Núcleo Docente Estruturante é um grupo forte, atuante e que participa, "... ele ainda contribui para que o curso realmente chegue a formar o perfil do egresso, para que quando não haja condições de se realizar, por exemplo, a matriz curricular que foi planejada dentro do projeto, que se possa rediscutir as metas. Esses professores, que são eleitos, são professores que já têm certa experiência, podem fazer com que as discussões cheguem inclusive a modificação do projeto pedagógico do curso, para que ele possa realmente melhorar ao longo do tempo. Essa é a ideia de como o Núcleo Docente pode contribuir para a qualidade”, concluiu.
A Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UERN, Profa. Dra. Inessa da Mota Linhares Vasconcelos, destacou, na oportunidade, que a intenção de promover o seminário temático a respeito do Núcleo Docente Estruturante foi justamente para discutir melhor o papel do mesmo no contexto dos cursos de graduação. Ela disse que a figura do Núcleo Docente Estruturante foi instituída a partir de uma resolução internamente, na UERN, tomando como base uma resolução de 2013 e, desde então, cada um dos nossos cursos de graduação vem trabalhando para constituir o seu Núcleo de Docente Estruturante, e vem, na realidade, trabalhando melhor estas temáticas a respeito da reestruturação da matriz curricular do curso e do próprio projeto pedagógico do curso, tudo na busca pela melhor qualidade do ensino de graduação. Segundo ela, o Núcleo Docente Estruturante tem um papel fundamental em conduzir essas discussões, e que devido a sua importância, da necessidade da Universidade de discutir e rediscutir o papel dos núcleos é que este evento vem para coroar essas discussões.
Relatório - O Seminário teve continuidade às 10h15, com a apresentação do relatório do III Ciclo de Estudos, Avaliação e Planejamento Curricular “Núcleo Docente Estruturante dos cursos de graduação da UERN”, pela Pró-Reitora Inessa Linhares. E às 14h, uma mesa redonda debaterá o tema: O Atual estágio do NDE nos cursos de Graduação da UERN, coordenada pela Pró-Reitora Adjunta de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Francisca de Fátima Araújo Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário