email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Encontro Regional da ASA Foi Realizado na Cidade de Upanema

Foi realizado ontem (26/09) na cidade de Upanema-RN, Encontro Regional da Asa - Articulação do Semiárido - onde contou com a participação de representantes de Sindicatos, Fóruns e entidades não governamentais dos municípios de Upanema, Patu, Messias Targino, Apodi, Severiano Melo e Campo Grande. Os principais assuntos debatidos no encontro foram: Informes gerais dos municípios, avaliação dos programas P1Mc e P1+2, Encontro de Agricultores Experimentadores que será realizado nos dias 16 e 17 de outubro em Apodi e a realização da Caravana Agroecológica que percorrerá vários municípios do Rio Grande do Norte e Ceará no período de 23 a 26 de outubro de 2013.
O encontro de Agricultores Experimentadores que acontecerá na cidade de Apodi nos dias 16 e 17 de outubro, o município de Patu será representando pela técnica em agropecuária, Emanuela Cândida e pelo agricultor, José Dorismar de Moura que apresentará no encontro a experiência de cultivo agroecológico de hortaliças na sua comunidade rural Morada Nova. 
Foi apresentado também no encontro da ASA em Upanema a realização no mês de outubro da Caravana Agroecológica que percorrerá vários municípios do Rio Grande do Norte e Ceará.

A  Chapada do Apodi, no Rio Grande do Norte, vai receber uma Caravana Agroecológica e Cultural entre os dias 23 e 26 de outubro. Na região, famílias agricultoras agroecológicas sofrem pressão dos que querem investir em uma agricultura baseada em agrotóxicos além de voltada para a exportação. 
A iniciativa envolve organizações e movimentos sociais da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). De acordo com informações das entidades, a caravana passará por diversos municípios da região, reunindo cerca de 300 pessoas.
O objetivo é mobilizar e promover o intercâmbio de experiências. A Chapada do Apodi é alvo de grandes ameaças em decorrência do Projeto de Perímetro Irrigado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que vai expulsar mais de seis mil agricultores e agriculturas de suas terras para favorecer a instalação de empresas do agronegócio.
A Caravana terá início no município de Mossoró, com a realização de momentos culturais e debates políticos. De lá, grupos seguirão distintas rotas. Uma delas passará em Limoeiro do Norte, no Ceará, e em Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte, onde o perímetro já está implantado. O encerramento da Caravana será no acampamento Edivan Pinto, no qual estão acampadas mais de mil famílias em resistência ao empreendimento na Chapada do Apodi.
Além dessa no Rio Grande do Norte, mais caravanas territoriais devem ocorrer, entre outubro e novembro, em outras regiões brasileiras. Estes eventos são etapas preparatórias para o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), previsto para 2014. 
Outras Imagens do Encontro Regional da Asa em Upanema-RN
 Técnicos do Centro Terra Viva

 O município de Patu foi representnado no encontro por: Aluísio Dutra, Emanuela Cândida e Bruno Fernandes
 Ismar, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Upanema e o Vereador Geneton (vice- presidente da Câmara Municipal de Upanema




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário