email atual aluisiodutra@gmail.com

sexta-feira, 15 de março de 2013

Notícias Sexta Feira 15 de Março de 2013



Do Blog Patu News


Na noite desta quinta feira, 14/03, foi realizada a última reunião da Comissão Organizadora da IV Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima, encerrando uma série de reuniões que tiveram início no mês de janeiro de 2013. 
Esta última reunião teve como objetivo acertar os últimos detalhes para toda programação da romaria, que terá início nesta sexta feira (15), com a realização da 2ª Pega de Boi no Mato de Patu, evento a ser realizado a partir das 08:00 horas, na fazenda Boa Vista, de propriedade do médico Ednardo Moura. 
A programação oficial da IV Romaria dos Vaqueiros tem prosseguimento no sábado (16), com a realização do já tradicional forró da chegadinha, a ser realizado na praça de eventos Oliveira Rocha, a partir das 20:00 horas, no entanto, nesta sexta feira já será realizado em praça pública (Praça Oliveira Rocha), um evento festivo com a banda Forró Magote, promovido pelo promotor de eventos George Godeiro (Godeiro Produções e Eventos) e o comerciante Gilmar (Gordinho de Josimar). 
No domingo (17) será o grande dia do evento que chega a sua 4ª edição com a perspectiva de ser muito maior e participativo do que nos anos anteriores, apesar da seca que assola o nosso sertão, prejudicando eventos dessa natureza. Aliás, em decorrência da seca não será realizado o bolão de vaquejada que fazia parte da programação da romaria. 
Esta reunião contou com a presença de várias esposas e filhas dos membros da comissão organizadora que também se engajarão para promover com absoluto sucesso esse evento que já se tornou tradição em nossa cidade. As mulheres serão responsáveis pela distribuição do café da manhã dos vaqueiros que será servido a partir das 06:00 horas de domingo (17), no largo do posto Nossa Senhora dos Milagres. 
Esperamos agora a proteção divina para que esse evento seja realizado conforme planejado e que seja de absoluto sucesso.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 15 de Março - Sexta-Feira: 2ª Pega de Boi no Mato
Local: Fazenda Boa Vista de propriedade do médico Ednardo Moura
Horário: A partir das 08:00 horas
Forró na Praça de Eventos Oliveira Rocha com a Banda Forró Magote
Horário: A partir das 22:00 horas

Dia 16 de Março - Sábado: Tradicional Forró da Chegadinha com o forrozeiro Anízio Júnior e atrações culturais
Local: Praça de Eventos Oliveira Rocha - Patu-RN
Horário: A partir das 20:00 horas
* Este ano o forró da chegadinha terá como parceiros o comerciante "Gordinho de Josimar", que irá montar uma estrutura para a venda de bebidas e comidas e o promotor de eventos George Godeiro da "Godeiro Produções e Eventos", que irá montar sua estrutura de palco, som, iluminação, banheiros químicos, etc., e ainda irá patrocinar uma banda para o evento. 
Em breve estaremos divulgando as atrações do forró da chegadinha.

Dia 17 de Março - Domingo: Dia da Romaria
06:00 h - Concentração e café da manhã gratuito para os vaqueiros e para quem comprar o kit da romaria;
Local: Largo do Posto Nossa Senhora dos Milagres;
07:00 h - Início da cavalgada até o Santuário do Lima;
10:00 h - Missa do vaqueiro celebrada pelo Pe. Domingos de Sá;
Local: Santuário do Lima;
12:00 h - Almoço para os vaqueiros e para quem comprar o kit da romaria;
Local: Restaurante da Pousada do Santuário do Lima.

Telefones para contato: 
84 - 9607 - 8173 (Galêgo de Elaído)
84 - 9950 - 1338 (Nair Nunes)
84 - 9670 - 2600 (Renato)
84 - 9607 - 8175 (Vieira)


Nesta sexta feira (15/03), após o encerramento das atividades da X Semana Universitária do Campus Avançado de Patu, será cedido um espaço para que haja uma Solenidade da Academia Norteriograndese de Ciências Contábeis, onde o Prof. Dr. Jozenir Calixta de Medeiros será homenageado e agraciado com o título de membro honorário da academia.

Jozenir é natural de Patu, graduou-se em Ciências Contábeis pelo CAP e anos depois tornou-se professor.

É o único professor do CAP e da cidade de Patu a possuir o título de Doutor (Doutor em Ciências Empresariais). De 2000 a 2007 foi chefe do Departamento de Ciências Contábeis e hoje é o atual diretor desta Unidade Acadêmica.

Jozenir convida todos os amigos, familiares, servidores e discentes do CAP para participarem deste momento.


Fonte: Blog do CAP



Audiência Pública  vai debater efeitos da Seca em Messias Targino.
Nesta sexta-feira (15), a Câmara de vereadores de Messias Targino  vai realizar a partir  das 10h, uma Audiência Pública, reivindicada  pelo Fórum das Associações Rurais, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadora na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro e Seapac, para debater os efeitos da seca que atinge o município.




Antes da audiência  será feita uma caminhada  saindo da sede  do sindicato até a Câmara de Vereadores com a participação dos agricultores e dirigentes das comunidade rurais.
Representantes dos governos federal e estadual vão participar de audiência

O Presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino, Juscelino Jales(PR), informou  que representantes dos  governos federal e estadual foram convidados para a Audiência Pública, que vai debater os efeitos da seca  no município.



Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales,

Por parte do governo do estado foram  convidados, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, representantes da Defesa Civil e do Exercito. 

 Dário Andrade  Delegacia  do Desenvolvimento Agrário  do MDA.

Pelos os órgãos  do governo federal, foram mobilizados representantes da CONAB-RN e da Delegacia  do Desenvolvimento Agrário  do MDA. Já  no âmbito  do município, foram  emitidos convites para o prefeito, secretários municipais, dirigentes  de associações e a comunidade em geral.

  
Zona Rural de Messias Targino vive crise por falta d` água
O agravamento  da situação hídrica  da zona rural do município  de Messias Targino, é uma  das piores dos últimos anos em função da seca prolongada. Essa situação vem gerando muitas dificuldades para os agricultores familiares  que  na maioria não tem mais água para o rebanho animal e estão vivendo com 20 litros de água por dia, por pessoa, que é distribuído pelo governo. “O quadro  é desolador e tende a piorar ainda mais”, denunciou o presidente do Sintraf, Pôla Pinto,  em reunião com o Bispo na última  sexta-feira.
O levantamento sobre a situação hídrica do município feito pelo SEAPAC e as Associações Rurais, e apresentado por Fabrício Jales, revelou  o agravamento do quadro. Dos  poços amazonas existentes apenas 33% estão funcionando de forma precária e 67% já não funcionam mais. Para piorar ainda mais  apenas  42% poços  estão instalados e 58%   foram cavados e não foram instalados.
Os açudes que é uma das principais fonte de água para  a produção  de todo rebanho e para o consumo da maioria das famílias estão  quase todos secos. Apenas 9% dos açudes  estão com água, onde 91% estão secos. Outra conclusão  é que todos os açudes estão necessitando de limpeza.
Os poços tubulares  que poderiam  ser uma alternativas  no abastecimento se encontro  a maioria sem funcionarem aumentando o desepero  do homem do campo. De todos os poços tubulares  existentes apenas 62% deles estão funcionando e foram instalados.
As famílias  que estão ainda vivendo  na zona rural  apenas 15% tem água  encanada, com abastecimento funcionando de forma precária  e 70%  estão sendo abastecida por carro pipa de forma insuficiente. Ainda existem  30% de famílias  que não  estão  sendo atendidas pelos  carros pipas  que estão se deslocando 48 km para conseguir água.


Falta d` água  já compromete  produção 
Todo sistema de produção   do município de Messias Targino, está  sendo atingido  pela falta  d` água. A produção  de hortaliças e de polpas  de frutas são as mais prejudicados. Os derivados do leite, como queijo, doce estão aos  poucos  sumindo e quando tem é caro.
Sem condições para  criar o rebanho, os produtores estão optando pela venda, a preço insignificante, sem falar que muitos animais não resistiram e já morreram. O  rebanho  de   gado e  ovelha estão  a cada dia  diminuindo .
A outra  consequência  é que em função  desta situação os programas  como Compra Direta,Doação Simultânea da Conab e a Feira da Agricultura Familiar  estão sendo comprometidos  pela falta dos produtos.
A falta de perspectiva  de chuvas pode comprometer  vários projetos  de produção e outros que estão sendo implantados  com o  PAIS  que vai beneficiar  20 famílias.

Coma de Dominguinhos é irreversível, diz jornal


Do UOL:
dominguinhos R&O coma do músico Dominguinhos, hospitalizado desde dezembro de 2012, é irreversível, segundo informações do Blog Play do jornal “Diário de Pernambuco” divulgadas na madrugada desta sexta-feira (15).
De acordo com o blog, assinado pela jornalista Carolina Santos, a família já havia sido informada de que o estado de saúde do sanfoneiro era irreversível. Apenas agora, no entanto, o filho do cantor, Mauro da Silva Moraes, decidiu divulgar essa informação em respeito aos fãs.
“Quando meu pai ainda estava internado no Recife, um médico disse que ele não ia mais acordar. Não acreditei, outros médicos disseram que ele poderia sair do coma. Ele abria os olhos e ficava todo mundo esperançoso”, teria dito Mauro ao site. “No mês passado, o médico dele no Sírio-Libanês falou que o coma não tinha mais volta. Eu perguntei se ele ia acordar e ele me disse que não, que o quadro do meu pai estava caminhando para um coma vegetativo”.
Uol/via Blog do Robson Pires

Vem Aí o Enxadex Free
Foto divulgação via Blog do Robson Pires

Papa Francisco I vem ao Brasil dia 25 de julho


Papa vem ao Brasil  em Julho para Jornada Mundial da Juventude
O papa Francisco deverá participar de pelo menos quatro atividades da Jornada Mundial da Juventude, principal evento da juventude católica, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o vice-presidente do Comitê Organizador Local da Jornada, dom Antônio Augusto, o primeiro pronunciamento do pontífice deverá ocorrer na Praia de Copacabana, no final da tarde do dia 25.
O pronunciamento deverá ocorrer em um palco montado na praia, onde o papa será oficialmente recebido pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. “Dom Orani saudará o papa. Haverá também os jovens representantes de cada continente, que irão cumprimentá-lo. Depois haverá um momento de oração”, disse dom Antônio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário