Do Blog Patu News
Na noite desta quinta feira, 14/03, foi realizada a última reunião da Comissão Organizadora da IV Romaria dos Vaqueiros ao Santuário do Lima, encerrando uma série de reuniões que tiveram início no mês de janeiro de 2013.
Esta última reunião teve como objetivo acertar os últimos detalhes para toda programação da romaria, que terá início nesta sexta feira (15), com a realização da 2ª Pega de Boi no Mato de Patu, evento a ser realizado a partir das 08:00 horas, na fazenda Boa Vista, de propriedade do médico Ednardo Moura.
A programação oficial da IV Romaria dos Vaqueiros tem prosseguimento no sábado (16), com a realização do já tradicional forró da chegadinha, a ser realizado na praça de eventos Oliveira Rocha, a partir das 20:00 horas, no entanto, nesta sexta feira já será realizado em praça pública (Praça Oliveira Rocha), um evento festivo com a banda Forró Magote, promovido pelo promotor de eventos George Godeiro (Godeiro Produções e Eventos) e o comerciante Gilmar (Gordinho de Josimar).
No domingo (17) será o grande dia do evento que chega a sua 4ª edição com a perspectiva de ser muito maior e participativo do que nos anos anteriores, apesar da seca que assola o nosso sertão, prejudicando eventos dessa natureza. Aliás, em decorrência da seca não será realizado o bolão de vaquejada que fazia parte da programação da romaria.
Esta reunião contou com a presença de várias esposas e filhas dos membros da comissão organizadora que também se engajarão para promover com absoluto sucesso esse evento que já se tornou tradição em nossa cidade. As mulheres serão responsáveis pela distribuição do café da manhã dos vaqueiros que será servido a partir das 06:00 horas de domingo (17), no largo do posto Nossa Senhora dos Milagres.
Esperamos agora a proteção divina para que esse evento seja realizado conforme planejado e que seja de absoluto sucesso.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 15 de Março - Sexta-Feira: 2ª Pega de Boi no Mato
Local: Fazenda Boa Vista de propriedade do médico Ednardo Moura
Horário: A partir das 08:00 horas
Forró na Praça de Eventos Oliveira Rocha com a Banda Forró Magote
Horário: A partir das 22:00 horas
Dia 16 de Março - Sábado: Tradicional Forró da Chegadinha com o forrozeiro Anízio Júnior e atrações culturais
Local: Praça de Eventos Oliveira Rocha - Patu-RN
Horário: A partir das 20:00 horas
* Este ano o forró da chegadinha terá como parceiros o comerciante "Gordinho de Josimar", que irá montar uma estrutura para a venda de bebidas e comidas e o promotor de eventos George Godeiro da "Godeiro Produções e Eventos", que irá montar sua estrutura de palco, som, iluminação, banheiros químicos, etc., e ainda irá patrocinar uma banda para o evento.
Em breve estaremos divulgando as atrações do forró da chegadinha.
Dia 17 de Março - Domingo: Dia da Romaria
06:00 h - Concentração e café da manhã gratuito para os vaqueiros e para quem comprar o kit da romaria;
Local: Largo do Posto Nossa Senhora dos Milagres;
07:00 h - Início da cavalgada até o Santuário do Lima;
10:00 h - Missa do vaqueiro celebrada pelo Pe. Domingos de Sá;
Local: Santuário do Lima;
12:00 h - Almoço para os vaqueiros e para quem comprar o kit da romaria;
Local: Restaurante da Pousada do Santuário do Lima.
Telefones para contato:
84 - 9607 - 8173 (Galêgo de Elaído)
84 - 9950 - 1338 (Nair Nunes)
84 - 9670 - 2600 (Renato)
84 - 9607 - 8175 (Vieira)
Nesta sexta feira (15/03), após o encerramento das atividades da X Semana Universitária do Campus Avançado de Patu, será cedido um espaço para que haja uma Solenidade da Academia Norteriograndese de Ciências Contábeis, onde o Prof. Dr. Jozenir Calixta de Medeiros será homenageado e agraciado com o título de membro honorário da academia.
Jozenir é natural de Patu, graduou-se em Ciências Contábeis pelo CAP e anos depois tornou-se professor.
É o único professor do CAP e da cidade de Patu a possuir o título de Doutor (Doutor em Ciências Empresariais). De 2000 a 2007 foi chefe do Departamento de Ciências Contábeis e hoje é o atual diretor desta Unidade Acadêmica.
Jozenir convida todos os amigos, familiares, servidores e discentes do CAP para participarem deste momento.
Fonte: Blog do CAP
Audiência Pública vai debater efeitos da Seca em Messias Targino.
Nesta sexta-feira (15), a Câmara de vereadores de Messias Targino vai realizar a partir das 10h, uma Audiência Pública, reivindicada pelo Fórum das Associações Rurais, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadora na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro e Seapac, para debater os efeitos da seca que atinge o município.
Antes da audiência será feita uma caminhada saindo da sede do sindicato até a Câmara de Vereadores com a participação dos agricultores e dirigentes das comunidade rurais.
Representantes dos governos federal e estadual vão participar de audiência
O Presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino, Juscelino Jales(PR), informou que representantes dos governos federal e estadual foram convidados para a Audiência Pública, que vai debater os efeitos da seca no município.
Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales,
Por parte do governo do estado foram convidados, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, representantes da Defesa Civil e do Exercito.
Dário Andrade Delegacia do Desenvolvimento Agrário do MDA.
Pelos os órgãos do governo federal, foram mobilizados representantes da CONAB-RN e da Delegacia do Desenvolvimento Agrário do MDA. Já no âmbito do município, foram emitidos convites para o prefeito, secretários municipais, dirigentes de associações e a comunidade em geral.
Zona Rural de Messias Targino vive crise por falta d` água
O agravamento da situação hídrica da zona rural do município de Messias Targino, é uma das piores dos últimos anos em função da seca prolongada. Essa situação vem gerando muitas dificuldades para os agricultores familiares que na maioria não tem mais água para o rebanho animal e estão vivendo com 20 litros de água por dia, por pessoa, que é distribuído pelo governo. “O quadro é desolador e tende a piorar ainda mais”, denunciou o presidente do Sintraf, Pôla Pinto, em reunião com o Bispo na última sexta-feira.
O levantamento sobre a situação hídrica do município feito pelo SEAPAC e as Associações Rurais, e apresentado por Fabrício Jales, revelou o agravamento do quadro. Dos poços amazonas existentes apenas 33% estão funcionando de forma precária e 67% já não funcionam mais. Para piorar ainda mais apenas 42% poços estão instalados e 58% foram cavados e não foram instalados.
Os açudes que é uma das principais fonte de água para a produção de todo rebanho e para o consumo da maioria das famílias estão quase todos secos. Apenas 9% dos açudes estão com água, onde 91% estão secos. Outra conclusão é que todos os açudes estão necessitando de limpeza.
Os poços tubulares que poderiam ser uma alternativas no abastecimento se encontro a maioria sem funcionarem aumentando o desepero do homem do campo. De todos os poços tubulares existentes apenas 62% deles estão funcionando e foram instalados.
As famílias que estão ainda vivendo na zona rural apenas 15% tem água encanada, com abastecimento funcionando de forma precária e 70% estão sendo abastecida por carro pipa de forma insuficiente. Ainda existem 30% de famílias que não estão sendo atendidas pelos carros pipas que estão se deslocando 48 km para conseguir água.
Falta d` água já compromete produção
Todo sistema de produção do município de Messias Targino, está sendo atingido pela falta d` água. A produção de hortaliças e de polpas de frutas são as mais prejudicados. Os derivados do leite, como queijo, doce estão aos poucos sumindo e quando tem é caro.
Sem condições para criar o rebanho, os produtores estão optando pela venda, a preço insignificante, sem falar que muitos animais não resistiram e já morreram. O rebanho de gado e ovelha estão a cada dia diminuindo .
A outra consequência é que em função desta situação os programas como Compra Direta,Doação Simultânea da Conab e a Feira da Agricultura Familiar estão sendo comprometidos pela falta dos produtos.
A falta de perspectiva de chuvas pode comprometer vários projetos de produção e outros que estão sendo implantados com o PAIS que vai beneficiar 20 famílias.
Coma de Dominguinhos é irreversível, diz jornal
Do UOL:
O coma do músico Dominguinhos, hospitalizado desde dezembro de 2012, é irreversível, segundo informações do Blog Play do jornal “Diário de Pernambuco” divulgadas na madrugada desta sexta-feira (15).
De acordo com o blog, assinado pela jornalista Carolina Santos, a família já havia sido informada de que o estado de saúde do sanfoneiro era irreversível. Apenas agora, no entanto, o filho do cantor, Mauro da Silva Moraes, decidiu divulgar essa informação em respeito aos fãs.
“Quando meu pai ainda estava internado no Recife, um médico disse que ele não ia mais acordar. Não acreditei, outros médicos disseram que ele poderia sair do coma. Ele abria os olhos e ficava todo mundo esperançoso”, teria dito Mauro ao site. “No mês passado, o médico dele no Sírio-Libanês falou que o coma não tinha mais volta. Eu perguntei se ele ia acordar e ele me disse que não, que o quadro do meu pai estava caminhando para um coma vegetativo”.
Uol/via Blog do Robson Pires
Vem Aí o Enxadex Free
Foto divulgação via Blog do Robson Pires
Papa Francisco I vem ao Brasil dia 25 de julho
O papa Francisco deverá participar de pelo menos quatro atividades da Jornada Mundial da Juventude, principal evento da juventude católica, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho deste ano, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo o vice-presidente do Comitê Organizador Local da Jornada, dom Antônio Augusto, o primeiro pronunciamento do pontífice deverá ocorrer na Praia de Copacabana, no final da tarde do dia 25.
O pronunciamento deverá ocorrer em um palco montado na praia, onde o papa será oficialmente recebido pelo arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta. “Dom Orani saudará o papa. Haverá também os jovens representantes de cada continente, que irão cumprimentá-lo. Depois haverá um momento de oração”, disse dom Antônio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário