email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 18 de julho de 2018

História do Ginásio Comercial de Patu.

 O Ginásio Comercial de Patu é uma instituição mantida pela Sociedade Educadora Patuense, foi fundado pela lei nº 06/1959 e autorizado pela portaria Decreto nº 148/67 de 03/06/1967 e reconhecido como de utilidade pública pela lei nº 3.558/67. A Sociedade Educadora Patuense tinha como presidente o Dr. Aderson Dutra de Almeida, o pioneiro na educação secundária deste município. O primeiro diretor do Ginásio Comercial de Patu foi o Dr. Aderson Dutra de Almeida, e como professores: Wanda Godeiro Carlos dos Santos, Raimundo Nonato de Moura, Josemar Godeiro da Silva, Petronilo Hemetério Filho no período de 1965 a 1973. Outros professores atuaram no Ginásio Comercial de Patu como o professor José Joaquim, Sebastiana Aureniva, Prof Buá, Zilar Rocha e tantos outros. A Professora Wanda Godeiro Carlos foi nomeada a segunda diretora com mandato até os dias atuais. 
Foram Secretários: Francisco Clementino Filho, Ana Andrade de Moura, Maria Solano Freire, Maria de Lourdes Paiva Solano, Francisco Cordeiro da Silva, Francisca Solano de Azevedo e Maria Celi Suassuna Leite. A sociedade Educadora Patuense vem prestando relevantes serviços à comunidade patuense onde foi a fundadora do ensino de 2º grau que passou mais tarde para o domínio do Estado do Rio Grande do Norte, hoje Escola Estadual Dr. Edino Jales.
O Ginásio Comercial de Patu já desfilou cinco vezes em Mossoró, por ocasião das comemorações do dia 30 de setembro, data alusiva à abolição dos escravos daquela cidade, tendo obtido destaque entre os colégios que lá desfilaram. Em 1979 estavam presentes no palanque oficial, o incentivador da fundação do colégio – o escritor Raimundo Nonato, o ex-inspetor Manoel Leonardo, o ex-diretor Petronilo Hemetério Filho e a atual diretora Wanda Godeiro Carlos dos Santos. Na ocasião o renomado escritor Raimundo Nonato disse: "Só está faltando o Dr. Aderson Dutra para completar o conjunto de pessoas que consolidam o progresso da educação Patuense". Em Patu o Ginásio Comercial sempre participou dos desfiles cívicos de 25 de setembro, data da emancipação política do município.
Por iniciativa do Prof. Petronilo Hemetério Filho, que em décadas passadas exercia o cargo de diretor administrativo do Ginásio Comercial de Patu, foi fundada uma biblioteca, denominou-se Biblioteca “Pedro Rocha”, depois “Maria Dutra” e atualmente “Rafael Godeiro”, pertencente ao patrimônio do Ginásio Comercial de Patu, é ela uma fonte de cultura e conhecimento, através de seus livros. O saber tem por objetivo difundir a cultura e a educação, enriquecer os conhecimentos e aumentar as capacidades estudantis e também de todos aqueles que se dedicarem a leitura ou às pesquisas cientificas. O Ginásio Comercial anteriormente já era um centro de cultura e  completou os requisitos culturais com a criação da biblioteca que proporciona condições de pesquisar, tirar dúvidas e dizer aos estudantes patuenses que na biblioteca do Ginásio Comercial de Patu, possui acervos importantes, disse Petronilo Hemetério. A biblioteca está a disposição para a comunidade bem como para receber doações de livros. O Acervo possuía mais de mil livros, mas, infelizmente muitos foram emprestados para pesquisas e não foram devolvidos. O Ginásio Comercial de Patu também se faz presente nos principais momentos festivos, educacionais e culturais da cidade onde seus alunos, professores e servidores participam das festas populares como Feira da Cultura, Festa de Nossa Senhora das Dores, Arraiá Patu Dançar bem como mobilizações e campanhas educativas realizadas no âmbito do município. A Boate Pântanos de Patu, no passado, foi palco de memoráveis solenidades de colações de graus do Ginásio Comercia de Patu. Hoje as modalidades de ensino aplicadas pelo Ginásio Comercial de Patu são: Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II atuando com 18 professores e 6 funcionários. A atual equipe gestora é assim constituída: Diretora: Wanda Godeiro Carlos dos Santos, Vice-diretora: Monique Godeiro dos Santos Gurgel, Secretária: Maria da Conceição Ferreira de Araújo, Coordenadores Pedagógicos: Maria Elizângela da Silva Maia e Edvânia de Aquino Diniz. Mesmo sendo uma instituição privada, mas ao longo de sua história, muitos jovens patuenses tiveram a oportunidade de estudar no Ginásio Comercial de Patu sem pagar nada pois sua diretora Wanda Godeiro conhecia todas as famílias de Patu e sabia da necessidade de alguns jovens estudarem no Ginásio Comercial e dali seguir a sua trajetória estudantil no segundo grau e na faculdade. Hoje centenas de patuenses formados e que se deram bem na vida profissional passaram pelos bancos escolares do Ginásio Comercial de Patu que tem como lema " Ginásio Comercial de Patu - Há 59 Anos Educando Gerações" e por isso faz por merecer fazer parte da História de Patu.

Reportagem: Aluísio Dutra de Oliveira.
Informações repassadas pelo Ginásio Comercial de Patu.
Fotos: Site do Ginásio Comercial de Patu e Google. 
Dr. Aderson Dutra de Almeida 
Fundador do Ginásio Comercial de Patu-RN
Colação de Grau realizada na Boate Pântanos

Desfiles

Desfiles

Apresentações Culturais

Alunos

Campanhas Educativas

Dona Wanda Godeiro
Diretora

Apresentação Arraiá Patu Dançar

Desfiles
 Equipe do Ginásio Comercial de Patu
 Equipe do Ginásio Comercial de Patu





Nenhum comentário:

Postar um comentário