email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 23 de maio de 2017

Especial.

Rádio Rural de Mossoró, 54 Anos de Comunicação Popular 

A Rádio Rural de Mossoró representa um importante instrumento de comunicação da Região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo publicação do Jornalista  Geraldo Maia em 02/04/2017, a Rádio Rural de Mossoró foi fundada em 02 de abril de 1963, num dia de terça-feira. Segundo o jornalista ,tudo começou nos primeiros anos da década de 60, quando os Bispos do Nordeste do Brasil decidiram assumir um Programa de Educação de Base para o meio Rural, através do Rádio, programa esse que seria executado pelo Movimento de Educação de Base, por meio das Escolas Radiofônicas. Adquirida a concessão do Canal de Rádio em 02 de abril de 1962, a Diocese de Mossoró confiou ao saudoso Monsenhor Américo Simonetti a incumbência de instalar a Rádio Rural.
O Presidente da República João Gourlat veio inaugurar a rádio.

 Após uma grande mobilização de toda a Diocese, foi inaugurada no dia 2 de abril de 1963, contando com a presença do então Presidente da República João B. Gourlat, autoridades do Estado e do Município, e do Bispo Diocesano Dom Gentil Diniz Barreto que na ocasião declarou: "A Emissora de Educação Rural terá por objetivo principal a educação de base, através das escolas radiofônicas, cujos monitores e alunos aguardam a voz de comando para a marcha vitoriosa da erradicação do analfabetismo em toda zona Oeste potiguar". 
Bispo Diocesano Dom Gentil Diniz Barreto, Bispo Diocesano na época.

O Concurso A Mais Bela Voz do Sertão se tornou um ícone na realização de concursos musicais, envolvendo artistas amadores de toda a região. O concurso nasceu através dos festejos de Santa Luzia, mobilizando todo o Oeste do Rio Grande do Norte.
O Jornal Regional da Rádio Rural de Mossoró, em cadeia com as rádios coirmãs, Rádio Rural de Caicó e Rádio Rural de Natal marcou um grande momento dada comunicação deste estado, sendo campeão de audiência no horário. 
Monsenhor Américo Simonetti - O Grande Diretor da Emissora

O grande diretor da Rádio Rural de Mossoró foi o Monsenhor Américo Simonetti sendo o grande responsável pelo sucesso da emissora. Ele veio a falecer em outubro de 2009 no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.
O município de Patu faz parte da história da Rádio Rural de Mossoró através da comunicação através das seguintes Pessoas: Miguel Câmara Rocha, Toni Filho e do Professor Aluísio Dutra de Oliveira.
Miguel Câmara Rocha, correspondente da Rádio Rural

Miguel Câmara Rocha foi correspondente durante muitos anos na Rádio Rural de Mossoró, levando informações diárias do nosso município e da região para serem divulgadas na emissora.

O Patuense Toni Filho trabalha na Rádio há décadas

 O locutor e comunicador Toni Filho, natural de Patu, há década trabalha na Rádio Rural de Mossoró onde atualmente apresenta o Grande Jornal e outros programas na emissora.
Professor Aluísio Dutra presente na reunião da equipe de comunicação da Rádio Rural de Mossoró presidida pelo então diretor, Monsenhor Américo Simonetti. 

O Professor Aluísio Dutra de Oliveira durante seis anos foi corresponde da Rádio Rural de Mossoró onde o mesmo informava diariamente as notícias de Patu e região para o Jornal Regional apresentado às 07:00 h da manha. 


Fonte:
Jornalista Geraldo Maia.
Jornal O Mossoroense. 
Site No momento.
Folha Patuense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário