Recebemos a notícia do falecimento da senhora conhecida popularmente por Dona Nenê, mãe do servidor e aluno do Campus de Patu, Silvano Tavares Carlos.
A redação do Blog a Folha Patuense envia votos de pesar a família enlutada.
Nota de Falecimento
Faleceu em Natal a senhora Isabel Saraiva Forte conhecida como "Bezinha" esposa do senhor Deusadite Forte. O corpo será velado em Patu na residência de familiares e o sepultamento será realizado amanhã após a missa de corpo presente a ser celebrada às 08:00 h na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.
A redação do Blog a Folha Patuense envia votos de pesar a família enlutada.
5. Arraiá Patu Dançá
Programação para hoje 25 de junho de 2013
Arraiá Anos Dourados
Grupo da Terceira Idade João Inácio de Oliveira
Porto do Mangue é palco da entrega do
Porto do Mangue foi palco, no ultimo sábado (22 de junho), da entrega do Prêmio Memórias Vivas - Rubens Lemos. A comenda foi entregue a militantes que participaram e participam da vida política em nosso estado e atuam na luta para a construção de um país para todos.
Câmara derruba PEC 37 que tentava
limitar o poder de investigação do MP
A pressão das manifestações populares das últimas semanas, em todo o país, resultou hoje (25) na derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limitava os poderes de investigação do Ministério Público. Aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e na comissão especial que analisou o mérito, a proposta foi rejeitada por 430 votos a favor, 9 contrários e 2 abstenções. Com a rejeição, a PEC vai ao arquivo.
Logo após a rejeição da PEC, as centenas de pessoas que acompanharam a sessão das galerias da Câmara, cantaram um trecho do Hino Nacional. Os manifestantes, em sua maioria representantes do Ministério Público e agentes da Polícia Federal, aplaudiram todos os encaminhamentos favoráveis à rejeição da proposta.
A derrubada da PEC 37 era uma das principais bandeiras dos movimentos populares que têm tomado às ruas de várias cidades brasileiras e do exterior. Por definir que o poder de investigação criminal seria restrito às policias Federal e Civil, a proposta foi considerada como “PEC da impunidade”.
Por duas vezes, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), apelou para que a rejeição fosse unânime a fim de que a Casa ficasse em sintonia com o clamor das ruas. Autor da PEC, o deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) foi o único a defender a aprovação da proposta. Segundo ele, “um erro de percurso”, em referência às manifestações, fez com que a PEC fosse considerada “nefasta".
Neste Dia 07 de Julho de 2013
Porto do Mangue é palco da entrega do
Prêmio Memórias Vivas - Rubens Lemos
Porto do Mangue foi palco, no ultimo sábado (22 de junho), da entrega do Prêmio Memórias Vivas - Rubens Lemos. A comenda foi entregue a militantes que participaram e participam da vida política em nosso estado e atuam na luta para a construção de um país para todos.
O evento, que também terá um momento em Natal, quando será homenageado um segundo grupo de militantes, faz parte de uma ação política de reconhecimento a todos que se tornaram exemplos de luta por um mundo com justiça social.
Entre os homenageados em Porto do Mangue esteve: Crispiniano Neto, Valmir Alves, Salomão Gurgel, Raimundo Canuto, Antônio Edson de Souza (Edinho do PT), Luís Alves, Edinaldo Filgueira (EM MEMÓRIA); Eduardo Gomes Carneiro (EM MEMÓRIA); Ronaldo Valencia (EM MEMÓRIA).
Para Flávio Felipe, coordenador geral do Terra Mar, “o município de Porto do Mangue, mesmo jovem, vivencia processos e percursos de desencontros pelos que ocuparam e ocupam cargos públicos, quando os direitos coletivos sempre ficaram distantes da primeira ordem de prioridades. Em vez disso, uns poucos indivíduos se tornaram privilegiados, sem nenhum pudor. Daí a importância de não perdermos a memória”.
Inscrições para o ProUni são prorrogadas
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) foram prorrogadas para a próxima quinta-feira (27).
As inscrições devem ser feitas no site do ProUni. Com o adiamento, o calendário do ProUni também teve modificações.
Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), até as 18h desta terça-feira, foram registradas 336.748 candidatos inscritos e 648.807 inscrições a bolsas — cada estudante pode fazer até duas opções de curso. De acordo com o MEC, o adiamento foi feito para que mais estudantes possam fazer a inscrição. Até o momento, o número de candidatos é inferior ao do segundo semestre de 2012: 456.973 inscritos.
Fonte: Blog do Robson Pires.
Vacinação contra Febre Aftosa no RN termina próximo domingo
Termina no próximo domingo a vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Norte e, em vários estados.
Os criadores devem levar ao IDIARN ou ao escritório regional da Emater a nota fiscal da compra da vacina para receber o reconhecimento oficial.
Fonte: Blog do Robson Pires.
Câmara aprova FPE com emendas e texto retorna ao Senado
A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, por 344 votos a 13, o projeto de lei do Senado, que estabelece novas regras para distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). O projeto garante a previsão orçamentária dos estados e, até o final de 2015, o coeficiente de repasse que compõem o FPE se mantém, evitando questionamentos jurídicos dos estados.
As novas regras de distribuição dos recursos do fundo, pelo texto aprovado, só entram em vigor a partir de 2016 com correções pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e 50 % da variação do Produto Interno Bruto (PIB), além de outros critérios para o valor que supere o montante corrigido.
Fonte: Blog do Robson Pires.
Venha para BBOM
Câmara aprova destinação dos recursos dos royalties para a educação e saúde
A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, projeto de lei do Executivo que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação pública, com prioridade para a educação básica, e 25% para a saúde. O governo queria que todos os recursos fossem destinados à educação. Mas, para a aprovação do projeto, as lideranças partidárias fizeram um acordo destinando parte dos recursos para a saúde.
O texto aprovado estabelece que será obrigatória a aplicação dos recursos dos royalties na educação e na saúde pela União, estados e municípios. A proposta também determina que 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal sejam aplicados na educação até que se atinja o percentual de 10% do Produto Interno Bruto (PIB).
A maioria dos destaques que visava a alterar o texto foi retirada pelos seus autores e os que chegaram a ser votados foram rejeitados pelo plenário da Câmara. Com a conclusão da votação, o projeto segue agora para apreciação do Senado, em regime de urgência.
Concluída a votação do projeto dos royalties, os deputados aprovaram requerimento para votação em regime de urgência do projeto de lei que estabelece novas regras para a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).