email atual aluisiodutra@gmail.com

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

70 Anos de Fundação da Capela de Nossa Senhora de Fátima - Sítio Cajueiro Patu RN.



A Capela de Nossa Senhora de Fátima que fica localizada no Sítio Cajueiro, zona rural de Patu-RN, comemora os seus 70 anos de fundação, a mesma construída nos anos de 1952 e 1953 por Francisco Avelino dos Santos, conhecido por “Chicó Avelino” proprietário das terras onde ela foi construída. A ideia para a construção da Capela de Nossa Senhora da Fátima surgiu em virtude de uma promessa da esposa do senhor Chicó Avelino, dona Severina Severiana de Santana, que faleceu antes de cumprir com promessa.  Na verdade a capela seria construída para São Francisco, mais como já existia uma capela em devoção a este santo na comunidade do Coroatá, tendo São Francisco como padroeiro, ele resolveu fazer em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, onde a imagem  veio de Portugal, na época em que a capela foi construída. 

Logo quando a capela foi construída, havia muitos moradores na Zona Rural, onde sempre aconteciam grandes celebrações, inclusive missões de  Frei Damião e Frei Fernando. 

Por mais três décadas, esta capela ficou  fechada. Nos anos 90, ela foi restaurada por Jorge Pereira de Castro Júnior, conhecido por Júnior Baiano (neto de Chicó Avelino)  e foi reaberta  com ajuda da sua esposa  Socorro Castro, “Socorrinha”onde passou acontecer várias atividades como: novenário do mês de maio, coroação de Nossa Senhora, catecismo, batizados e casamentos, com os moradores da comunidade local e da vizinhança.  As catequistas eram: Hemilkiane ,Carlinha, Rafaella e Edivaneide que faziam parte da Renovação Carismática Católica de Patu, pertencente a Paróquia de Nossa Senhora das Dores. 

No mesmo período, Branca de João Pereira, conseguiu comprar alguns bancos com doações de familiares e amigos e fez também o altar, porque antes só possuía uma mesa. Durante muitos anos, Rita Carrapina e América foram zeladoras da Capela de Nossa Senhora de Fátima. Hoje a mesma é zelada por Mônica e América, moradoras da comunidade. Atualmente são celebradas as novenas do mês de maio e coroação a Nossa Senhora, tendo como responsáveis, Socorro Castro e Hemilkiane, e no mês de Dezembro é realizado o Natal das crianças e das pessoas da comunidade e vizinhanças, com distribuição de presentes e lanches. Em janeiro de 2022, foi realizado o batizado da Neta ( Maria Isabela) do casal Júnior Baiano e Socorro Castro. Esse foi um pequeno relato da Capela de Nossa Senhora de Fátima que comemora neste ano de 2022 e 2023, setenta anos de existência. Parabéns a todos da comunidade rural Cajueiro.  

Fonte das informações e fotos:

Socorro Castro.

Galeria de Fotos Referentes a Capela de Nossa Senhora de Fátima

Sitio Cajueiro - Patu-RN

Parte Fronta da Capela
Padre Tarcísio Weber em celebração na Capela
Famílias da comunidade
Comunidade participando de celebrações na Capela
Coroação a Nossa Senhora de Fátima.
Renovação Carismática Católica de Patu-RN
Realizações de Batizados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário