email atual aluisiodutra@gmail.com

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

A História de Raimundo de João Inácio.

Raimundo Nonato de Oliveira, nasceu no dia 23 de Maio de 1943, na cidade de Patu-RN. Filho do Casal João Inácio de Oliveira e Luzia Godeiro da Silva (Em memória). Seu pai era um homeopático que prestava assistência aos doentes da cidade e região. Raimundo Nonato foi o quarto filho da prole de cinco, formada desta união. Com seus irmãos Francisco de Assis, (Em memória), Maria Luzia de Oliveira, Maria Vilaní de Oliveira Câmara e Lúcia Brígida Dantas viveram a vida todos nesta cidade. Aqui também construiu família e deixou como herança genética a filha Klébia Rosemberg de Oliveira e uma neta, Vitória Jordânia de Oliveira Galdino.
Raimundo Nonato, popularmente conhecido por Raimundo de João Inácio, cursou até o quarto ano primário, por ser filho de família humilde, ainda jovem teve que ir em busca de trabalho. Presenteado por Deus por um bom timbre de voz, na década de 50, para ele conseguir recursos e ajudar a família, começou a fazer locuções. Foi locutor do Parque de diversão do senhor Zé Guimarães, levando mensagens e recadinhos aos jovens apaixonados que queriam expressar seus sentimentos. Também trabalhou no Centro Telefônico de Patu por um bom tempo. Apesar de não ter concluído o primeiro grau, conseguiu fazer treinamento e ingressar como funcionário público estadual no governo de Aluízio Alves, na Escola Estadual Dr. Xavier Fernandes, exercendo a função de porteiro durante 30 anos. Ele foi servidor público municipal na gestão do prefeito Aderson Dutra, bem como exercia a locução da difusora do senhor "Nestor" e Miguel Câmara Rocha, localizada no antigo prédio da cadeia pública Edifício Castelo Branco, hoje Edifício que leva o nome do senhor Sebastião Petronilo de Moura.
Pessoa inteligente, sempre bem informado e muito comunicativo, razão pela qual recebeu convite para prestar serviço na Rádio Roteiros de Patu, de Miguel Câmara Rocha, levando notícias e informações a toda comunidade. A locução era a sua grande paixão profissional.
Prestou serviço nas festividades religiosas da Capela de Santa Terezinha e na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, como também nas festividades de Nossa Senhora dos Impossíveis como leiloeiro. Através dos serviços de som da Igreja Matriz realizou diversas campanhas beneficentes para pessoas carentes. Com seu jeito espontâneo de falar, carismático e comprometido com o trabalho que fazia, logo recebeu convite do Sr. José Vieira “Pacamom” (Em memória) da cidade de Brejo do Cruz para trabalhar como locutor no seu carro de som, uma Rural Willys que na época era o maior veículo de comunicação e divulgação de nossa cidade. 
Levava aos patuenses desde as notícias tristes de convites de sepultamentos até as maiores festividades que acontecia em nossa cidade e região, anunciando e propagando o que aparecia, fazia chamadas de bingos que, também, era mais um de seus ofícios.
Neste ano de 2019, Raimundo de João Inácio, foi homenageado como patrono da APLA – Academia Patuense de Letras e Artes, que tem como ocupante da cadeira de número 28 o acadêmico Audery Fernandes de Souza.

Raimundo Nonato de Oliveira, faleceu no dia 22 de julho de 2012, no Hospital Municipal Dr. Henderson Josino Bandeira de Moura, nesta cidade. Patuense apaixonado por sua terra, desde jovem sempre buscou prestar serviço ao município contribuindo com a sociedade como servidor público, no âmbito da comunicação atuou como locutor e radialista deixando sua marca na história da cidade de Patu.


Fonte: Lucélia Ribeiro Dantas.
Audery Fernandes de Souza.

Raimundo de João Inácio e sua família.


Um comentário:

  1. Hola, soy Lucas Daniel, quiero que el mundo sepa sobre el Dr. Amiso, el gran lanzador de hechizos que me trajo a mi esposa, cuando pensé que había perdido toda esperanza. El Dr. Amiso usó su poderoso hechizo para sonreír y me trajo a mi esposa con su hechizo; Al principio pensé que estaba soñando cuando mi esposa regresó a mí, rogándome que la perdonara y aceptara su hogar. Desde entonces, ella me ama más que nunca antes, así que hice una promesa al mismo tiempo que le haré saber al mundo sobre el Dr. Amiso porque es un gran hombre. ¿Tienes problemas de salud o maritales? su pareja rompió con usted y ¿todavía está enamorado o quiere que él / ella regrese? ¿Tiene problemas con sus finanzas, queda embarazada sin aborto involuntario o desea casarse con la persona adecuada a tiempo? o si necesita ayuda con cualquier tipo de problema, comuníquese hoy con el Dr.Amiso, ya que le garantizo el 100% de los que él ha ayudado, como también lo hizo con el mío. El correo electrónico del Dr.Amiso es; herbalisthome01@gmail.com

    ResponderExcluir