quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Chuvas devem continuar no RN




O monitoramento Emparn registrou chuva em todas as regiões do Estado, com mais intensidade nas regiões Oeste, em Riacho de Santana (62 mm) e na região Central. Em Caicó choveu 50 milímetros entre a segunda (7) e a terça (8).
De acordo com a gerência de meteorologia da Emparn, deve continuar chovendo em todas as regiões potiguares, por causa do Vórtice Ciclônico e por causa da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que também se aproximou da costa do Nordeste e também provoca chuva no litoral e interior do Estado.
A Zona de convergência Intertropical, é o principal sistema meteorológico responsável pela chuva no semiárido nordestino e normalmente começa a atuar em meados de fevereiro e permanece até maio. Neste ano, porém, ela está antecipada e já provoca chuvas no nordeste junto com o Vórtice Ciclônico, sistema mais temporário.
Previsão de chuva para 2019
O ano de 2019 começou com a presença do Fenômeno El Ninõ entre fraco e moderado no Oceano Pacífico, e com tendência de apresentar uma diminuição na sua intensidade nos próximos meses. Segundo a Emparn, essa situação é favorável a ocorrência de chuvas na região Nordeste do Brasil para o período de fevereiro a maio de 2019.
“No caso do restante do mês de janeiro e fevereiro, as previsões indicam que as chuvas deverão continuar a ocorrer com variabilidade temporal e espacial, uma vez que os Sistemas Meteorológicos que atuam nessa época apresentam esse comportamento, além de serem de baixa previsibilidade”, diz a Emparn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário