email atual aluisiodutra@gmail.com

sábado, 31 de março de 2018

Remédios naturais auxiliam tratamento para diabetes


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de diabéticos vem crescendo e, atualmente, quase 250 milhões de pessoas têm diabetes no mundo.
A doença já é considerada uma epidemia e cada ano cerca de sete milhões de pessoas entram nessa lista. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) estima que 12 milhões de pessoas têm a doença, mas cerca de metade delas não sabe disso.
Existem diversas substâncias na natureza que vêm sendo estudadas por sua atuação na prevenção ou redução de sintomas da diabetes. Contudo, lembramos da necessidade de sempre monitorar seus níveis de açúcar no sangue e de consultar sua médica ou médico sobre a utilização de suplementos.
Confira aqui uma lista de dez alimentos que são remédios naturais capazes de auxiliar no tratamento para diabetes:
1. Ácido Alfa Lipóico
Ele está presente em alimentos como espinafre, brócolis, ervilha, fígado, batatas, levedura de cerveja, couve-de-bruxelas e farelo de arroz. Diversos estudos relacionam a substância a uma melhora do metabolismo da glicose e ao aumento da sensibilidade à insulina. Além disso, pesquisas indicam que ele pode contribuir para a redução de lesões causadas por neuropatia periférica resultante da diabetes. Suplementos em cápsula de ácido alfa lipóico ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue, sendo um ótimo remédio natural para diabetes. Eles estão disponíveis em lojas de alimentos naturais e em algumas farmácias. Lembrando que é bom consultar sua médica sobre a possibilidade de tomar o suplemento.
2. Gymnema (Gymnema sylvestre)
A planta é utilizada no tratamento para diabetes na medicina Ayurveda há mais de dois mil anos. O vegetal é natural das florestas tropicais da Índia e da África e tem sido muito estudado por suas propriedades de reduzir os níveis sanguíneos da glicose por diminuir sua absorção intestinal. Outros efeitos secundários que também têm sido relacionados à ingestão da planta são relacionados às reduções de peso e de colesterol.
3. Crômio
O cromo ou crômio pode ser encontrado em alimentos, como na levedura de cerveja, em ostras, fígado, queijo, bananas, oleaginosas e batatas, na forma de crómio trivalente (Cr3+). A deficiência desse mineral está associada a alterações relacionadas com a diabetes, como resistência à insulina, diminuição de seus receptores, intolerância à glicose e incapacidade de a utilizar como fonte de energia. A suplementação de cromo aumenta a sensibilidade à insulina.
4. Canela
A canela, além de saborosa, pode ser uma aliada no tratamento da diabetes. O uso regular da especiaria auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue e do colesterol.
5. Betaglucana
Ela é encontrada em cereais, como a aveia, em cogumelos, leveduras e na cevada. Fibras são muito importantes para a manutenção da saúde (saiba mais sobre os benefícios das fibras aqui). As betaglucanas são fibras altamente viscosas e sua ingestão está relacionada à atenuação da resposta glicêmica e insulínica. Por isso, têm sido estudadas como eficientes na redução dos níveis de colesterol e dos níveis sanguíneos de glicose. A fibra é um excelente remédio natural para diabetes e sua ingestão, aliada ao tratamento, é recomendada para modular a glicemia e a necessidade de insulina.
6. Mirtilo
O consumo de frutas está relacionado à redução da possibilidade de desenvolvimento de diversas doenças. O mirtilo ou blueberry está relacionado à prevenção da diabetes. Além disso, é útil no tratamento por apresentar propriedades que diminuem a resistência à insulina.
7. Ginseng
Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do Ginseng e de sua utilização na medicina chinesa. Mas, entre outras propriedades, o ginseng da família Araliaceae tem sido pesquisado por suas potencialidades hipoglicemiantes, ou seja, ele atua diretamente como um remédio natural na redução da concentração de glicose no sangue.
8. Momordica charantia
Conhecido como melão amargo ou melão-de-são-caetano, o vegetal está relacionado com a tolerância a glicose em pacientes diabéticos. Uma pesquisa, publicada no Journal of Ethnopharmacology, aponta que 73% dos pacientes analisados apresentaram uma tolerância à glicose superior após o tratamento com a planta. Extratos da planta ou chás podem ser utilizados como remédio natural para diabetes.
9. Feno-grego
O feno-grego é uma erva utilizada há milhares de anos pela medicina oriental para o tratamento de diversas doenças. Um de seus usos é justamente como remédio natural para diabetes. Pesquisas demonstram que a erva melhora a tolerância à glicose e reduz os níveis de açúcar no sangue devido a sua atividade hipoglicemiante. Você pode encontrar suplementos de feno-grego, em pó e em cápsulas, em lojas de produtos naturais.
10. Rabanete
O delicioso vegetal de sabor picante combina muito em saladas e traz diversos benefícios para a saúde, como o auxilio na perda de peso. Seu uso não é tão popular, porém pesquisas apontam que ele é um vegetal que, se adicionado à dieta, pode ajudar no tratamento da diabetes. O rabanete auxilia na redução dos níveis glicêmicos do sangue.
Na medicina tradicional, diversos outros vegetais são utilizados como remédios naturais para diabetes. Alguns exemplos são alfafa, aloe vera, cevada, bardana, óleo de prímula, óleo de linhaça, óleos de peixe, extrato de semente de castanha, alecrim e spirulina, entre outros. Contudo, lembramos da necessidade de sempre monitorar seus níveis de açúcar no sangue e de conversar com seu médico ou médica sobre a utilização de suplementos.
Fonte: Blog do Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário